MENU

BUSCA

Guitarrista da Nação Zumbi lança trabalho solo com influência da guitarrada paraense

Lúcio Maia espera ser chamado para mostrar o trabalho solo no Pará

Bruna Lima

A música latina e a guitarrada paraense sempre foram inspiração para o guitarrista Lúcio Maia, integrante da Nação Zumbi e de outros projetos. E como forma de reverenciar essa música de sotaque caribenho lança um trabalho solo acompanhado do clipe "A melhor de todas", nesta sexta-feira (20), no youtube e em todas as plataformas digitais. 

Lúcio Maia explica que a influência e a relação com a música cubana e latina de um modo geral é antiga, pois é uma sonoridade quente e que se comunica diretamente com a cultura brasileira. "Acho muito estranho  que o Brasil criou uma barreira como se não fizesse parte da América Latina e nega essa fronteira. Acho isso uma grande bobagem. A gente consome cultura de locais mais distantes e que nem temos fronteira. A música latina está inserida no Brasil e o Brasil está na América Latina" reflete o músico.

E como forma de renovar e realizar novos projetos, há três anos ele deu início ao disco com música instrumental. " Decidi fazer um disco instrumental com essa característica puxando mais forte essa influência da América Latina", destaca.

E por falar em música latina, a guitarrada paraense está inserida. Lúcio Maia conhece esse movimento no Pará e diz que tem admiração pelo guitarrista paraense Pio Lobato, o qual  já compôs "Um recado para Lúcio Maia". 

"Conheci o Pio Lobato em 1994, quando lançamos da Lama ao Caos, da Nação Zumbi. A última faixa cria uma referência entre o coco de roda e o dub jamaicano. Pio gostou da faixa e no ano seguinte ele fez 'Um recado para Lucio Maia', achei o máximo. Nos conhecemos pessoalmente no Abril pro Rock. Sou admirador do Pio Lobato e da perseverança dele de pegar os artistas como Dona Onete e Mestres da Guitarrada que antes ficavam enclausurados no Pará e apresentou para o sudeste" fala Lucio Maia.

Já que o disco faz referência a guitarrada paraense ele pretende fazer show em Belém, uma vez que considera um dos lugares mais bonitos do Brasil. "Pretendo fazer esse show em Belém, um dos lugares mais bonitos, com a música mais significativa e  brasileira. Gostaria de ir todo ano, gosto do clima, das pessoas. Só não me mudo para o Pará porque minha família toda está em São Paulo" acrescenta o artista.

O clipe foi dirigido por Fernão Ciampa, que é amigo e um dos técnicos de imagem e produção da Nação Zumbi. Ele diz que foi um clipe barato e feito de forma despojada e tranquila, já que a ideia da música "Melhor de Todas" faz referência ao cotidiano simples e agradável. Confira o clipe.