MENU

BUSCA

Festival 'Os Sons Que Vêm do Pará' celebra a cultura amazônica; confira a programação gratuita

Festival gratuito em Belém terá shows, gravação de DVD, concurso de dança e atrações da música paraense

Bruno Menezes | Especial para O Liberal

Os clássicos da música paraense serão apreciados em um grande palco nesta sexta-feira e sábado (23 e 24), com a realização da 1ª edição do festival “Os Sons Que Vêm do Pará” — uma programação inédita e gratuita que celebra a cultura paraense com a valorização de artistas regionais. Serão duas noites de muitos shows na Aldeia Amazônica, com direito a um concurso de dança realizado por Rolon Ho, que distribuirá R$ 18 mil em premiações.

Realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura — Lei Rouanet —, o festival é gratuito mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O evento é comandado pelo cantor Rhenan Sanches, que será o embaixador da música, e por Rolon Ho, embaixador da dança.

VEJA MAIS:

“É motivo de muita alegria participar desse projeto maravilhoso do Rolon, porque é um festival de nível nacional, uma conquista para o estado do Pará. Todos nós sabemos que esse ritmo nosso, o brega, é titular da gente, e, nessa programação, vamos cantar os clássicos da minha carreira. No palco estaremos eu, Rolon e os meus filhos também, Junior & Neto. ‘Os Sons Que Vêm do Pará’ é mais uma vitória para o nosso ritmo e a nossa cultura, que estão aí em destaque a nível nacional”, pontua Nelsinho.

O artista destaca que, em função da COP 30, o ano de 2025 é propício para o lançamento de projetos de músicos paraenses, e afirma que ele mesmo lançará um novo disco em parceria com duas amigas.

“Acho que vários artistas já estão se manifestando, fazendo os seus clipes e projetos, porque será um evento internacional (COP 30), e, com certeza, os nossos ritmos, a cultura do Pará — tudo vai ficar aqui marcado e registrado. Eu também estou com um projeto novo, que irei lançar com músicas lá de trás, da época em que eu tinha uma banda chamada ‘Novo Som’, junto com a Maiara e a Luci, e que agora será ‘Velho Som’. Nos reencontramos e eu acabei de sair do estúdio hoje — gravei duas músicas com elas, músicas clássicas do Pará. Também terão músicas de 40 anos atrás: Roupa Nova, Kid Abelha, tudo na levada do brega. A gente vai trazer isso de volta, com aquela nossa batida que o povo gosta de dançar coladinho”, conta o artista.

Concurso de Dança

O caquiado e a malemolência paraense estarão presentes nas duas noites de festival, graças à realização do concurso de dança de Rolon Ho, que distribuirá R$ 18 mil em premiações para os vencedores em diferentes categorias. De acordo com o dançarino, haverá oportunidade para diversos ritmos regionais no concurso, e todos terão liberdade de se apresentar, mesmo sem condições financeiras.

“A gente conhece a realidade da dança, e uma das coisas que a gente deixou clara é que o grupo de carimbó não precisa estar de saia, o casal de brega não precisa estar de figurino, porque esses grupos muitas vezes não têm dinheiro para comprar essa vestimenta. Então, criamos esse concurso para abrirmos as portas, para premiar a dança de uma forma linda”, pontua o vencedor do concurso Dança dos Famosos.

Confira a programação completa

23 de maio (sexta-feira) – O público poderá acompanhar o Concurso de Dança comandado por Rolon Ho. Também haverá apresentações da banda Xeiro Verde, Suanny Batidão e DJ Assayag.

24 de maio (sábado) – O palco do festival receberá os shows de Rhenan Sanches e outros grandes nomes da música paraense, que interpretarão canções clássicas para a gravação do DVD. O público também curtirá a grande final do Concurso de Dança de Rolon Ho e os shows de encerramento com Vingadores do Brega e DJ Cayan Ribeiro.

Cultura