MENU

BUSCA

Escola de samba Xodó da Nega levanta a bandeira das mulheres no carnaval deste ano

A agremiação levará para a avenida nove alas, 200 ritmistas e cerca de 1.400 brincantes

Redação Integrada, com informações da Agência Belém

“A luta das mulheres muda o mundo pelo direito de ser e amar”. É com esse enredo que a Associação Carnavalesca Xodó da Nega se prepara para o desfile oficial das escolas de samba da capital paraense, na programação da Prefeitura de Belém. No sábado, 15, a agremiação do bairro da Cremação será a oitava a desfilar e promete deixar um legado de respeito em defesa às mulheres.

Samba, crítica e mulher serão os eixos que a Xodó da Nega adotará para o desfile deste ano. A proposta da escola é fazer uma crítica sobre a sociedade patriarcal, falar da importância do movimento feminista e suas conquistas, tudo isso sem perder a essência carnavalesca.

A agremiação tem em seu histórico habituais enredos que abraçam causas sociais, e, este ano não será diferente. A escola de samba irá mostrar na avenida as conquistas e lutas do movimento feminista, fazendo um passeio histórico entre os períodos de transformação da sociedade, ao longo dos anos, até os dias atuais.

“É uma temática importante e necessária, e o carnaval sempre foi resistência, então, nada mais justo que associar lutas feministas a uma festa que é do povo e que por vezes torna-se suprimida”, revela Alberto de Jesus (Careca), presidente da agremiação.

“Esperamos que a agremiação faça um bom desfile. Falar de mulher é sempre uma grande responsabilidade e desenvolver esse enredo está sendo de grande aprendizado para todos que da escola fazem parte”, completa Careca.

Fundada em 1º de maio de 1989, a Associação Carnavalesca Xodó da Nega é tradição no bairro da Cremação e nos ensaios atrai centenas de moradores do bairro que acompanham todo o trabalho feito pelos integrantes da escola.

“Desde que era bloco, eu trabalho para a Xodó da Nega tirando do papel para mostrar na avenida um carnaval, no qual é pensado e desenvolvido com apreço e satisfação para o público. Gosto muito dessa escola”, conta Marcos Alcântara, carnavalesco da agremiação. “Quando chega o período do Carnaval, minha vida é voltada só para a escola”, finaliza.

No sábado, dia 15, a agremiação levará para a avenida nove alas, 200 ritmistas e um número de, aproximadamente, 1.400 brincantes.

Os desfiles das Escolas de Samba de Belém 2020, na Aldeia Amazônica, serão realizados nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. No dia 14, será o desfile do Segundo Grupo das Escolas de Samba; no dia 15, do Primeiro Grupo (Especial); e no dia 16, do Terceiro Grupo. Nos distritos de Belém haverá concurso de escolas de samba e blocos, sendo no dia 24, em Icoaraci; e no dia 25, em Outeiro.