MENU

BUSCA

Chalé Tavares Cardoso será reaberto nesta quinta-feira, 27

Reforma durou dois anos, mas prédio estava fechado para visitação desde 2014

Redação Integrada

Após uma reforma que durou dois anos, o Chalé Tavares Cardoso será entregue à população nesta quinta-feira (27) pela Prefeitura de Belém, a partir das 18 horas. O prédio que alojou a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha e o Museu de Artes Populares, no distrito de Icoaraci, vai abrigar o novo conceito de “Biblioteca Parque”, a partir do ano que vem. O espaço estará aberto ao público gratuitamente, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. 

"Vamos formar um novo sentido de biblioteca até ano que vem. A questão da biblioteca parque é esse processo de integração, então a pessoa vai tanto poder usar o espaço interno quanto o externo", detalha Lídia Albuquerque, diretora da Biblioteca Pública Avertano Rocha, que voltará ao prédio e contará ainda com serviço de Infocentro e capacitações gratuitas para a comunidade.

Segundo Jorge Pina, diretor de patrimônio da Fumbel, a obra buscou manter os traços originais da arquitetura do prédio, que começou a ser construído por volta de 1870 e foi finalizado por volta de 1912. "O fundamental da reforma foi a manutenção da fachada como elemento original. A parte interna, com o passar dos anos, perdeu a característica tradicional, mas a parte externa manteve o elemento arquitetônico da arquitetura eclética", explica.

O local que passou por uma obra de quase R$3 milhões que une reforma, restauro e revitalização - após exigência do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) - teve a restauração iniciada em julho de 2016 com recursos do Governo do Estado e execução da Prefeitura de Belém. O imóvel tombado como patrimônio histórico conta com uma área total de 1.900 metros quadrados.

Palavras-chave