Capital paraense recebe oficinas de temas variados neste mês de abril
Programações envolvem formação em música, cinema, pintura, canto e oratória
Música, cinema, canto e bom uso da voz... Neste mês de abril, a capital paraense recebe oficinas de temas variados, para quem quer aprender novas técnicas ou até renovar conhecimentos. Desta terça-feira, 9, até sexta-feira, 12, o jornalista e professor universitário Jorge Vidal ministra a Oficina de Dicção e Oratória, das 19h às 21h, na sala 304 do Edifício Tropical Center. A programação envolve a aplicação de técnicas e exercícios de relaxamento torácico, respiração diafragmática, silabação, destravamento lingual, vocalização, entre outros.
A oficina é direcionada a jornalistas, radialistas, professores, advogados, estudantes e demais profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho. "Com esses exercícios é possível eliminar problemas como a gagueira, nasalidade, rouquidão e a taquifemia, que é o hábito de falar rápido atropelando sílabas, que torna a fala incompreensível", explica Vidal. Informações pelo (91) 98166-7412.
Já nos dias 10 e 11 de abril, a artista plástica e designer Celeste Heitmann comanda uma oficina de pintura em espátula no auditório administrativo do Espaço São José Liberto, das 14h às 18h. No primeiro momento, os participantes terão oportunidade de bater um papo descontraído com a portuguesa de coração belenense sobre inspirações de cores, técnicas e espátulas. No intervalo, Celeste oferece uma lanche feito pela própria artista a partir de receitas afetivas. No segundo dia, é hora de praticar e mesclar cores e texturas em um trabalho solo feito por cada um dos alunos. A inscrição custa R$150 e podem ser feitas pelo (91) 98443-4653.
Os interessados em aprender técnicas de canto e aguçar as potencialidades da voz também têm espaço na programação. A cantora, compositora e produtora musical Dayse Addário ministra uma oficina de preparação vocal para o inte´rprete de mu´sica popular realizada pelo Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A programação ocorre nos dias 11 e 12 de abril, das 16h às 18h. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 11 de abril. Informações pelo (91)4005-9591.
Exercícios práticos de técnicas de canto e conhecimentos sobre o uso da voz, como boa colocação, bom aproveitamento respiratório, projeção adequada, articulação clara e interpretação, além de postura de palco e o uso correto do microfone estão entre os conteúdos que serão aprendidos pelos alunos. Ao final, os participantes farão apresentações individuais e receberão dicas e direcionamentos.
O percurso histórico e conquista de espaço por cineastas femininas é a proposta da Oficina "Filme de mulher? Analisando autoria e a representação feminina no cinema", ministrada pela roteirista, crítica de cinema e jornalista, Lorenna Montenegro. A programação tem início hoje, 9, e segue até sábado, 13, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. As inscrições já estão encerradas.
Palavras-chave