Bloco 'Império Romano' faz Carnaval em Belém no Dia de Natal
Em pleno 25 de dezembro, milhares de foliões pretendem tomar conta de ruas do centro de Belém, no final da tarde desta quinta (25)
Na data em que se comemora o Nascimento de Jesus Cristo, milhares de foliões se agendam para sair às ruas dos bairros do Umarizal e Reduto, no centro de Belém, nesta quinta-feira (25), no primeiro Grito de Carnaval do Brasil. Trata-se da festa do Bloco Recreativo Carnavalesco Líbero-Musical e Antifóbico "Império Romano", que desde 1971 anima o Dia de Natal na capital do Pará, tornando-se uma alternativa de diversão para muita gente, até como pré-Réveillon. O Bloco é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará.
A Lei nº 10.792 declarou o Bloco Recreativo Carnavalesco Líbero-Musical e Antifóbico "Império Romano" como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. Essa legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará (DOEPA) em 11 de dezembro de 2024. O projeto de lei com esse conteúdo foi proposto pela deputada estadual Lívia Duarte (PSOL-PA) e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Outro fato recente e marcante para dirigentes e participantes do "Império Romano" foi o falecimento de Herlander Andrade, coordenador e um dos fundadores do Bloco. Ele morreu em 30 de setembro de 2025. Herlander era médico, chef de cozinha e agitador cultural. "Nós perdemos o nosso amigo dr. Herlander, que era da Diretoria. E nós vamos fazer uma homenagem a ele: vai ter uma faixa lá em reconhecimento a tudo o que ele fez pelo 'Império' e um pronunciamento refente ao dr. Herlander", diz Neto Cabral, da Diretoria do "Império Romano".
Desfile Imperial
A programação este ano começará com uma novidade: o Esquenta no Galinheiro, das 12h30 às 15h30, no Bar do Comandante, na rua Municipalidade, 1760. A partir das 15h45 sairá o Cortejo da Galinha, e às 16h a concentração dos brincantes será na rua Municipalidade com a Soares Carneiro, s/n. Em seguida, às 16h30, o Bloco Império Romano vai sair pelas ruas.
O percurso do Bloco engloba a rua Municipalidade, a travessa Soares Carneiro, a avenida Senador Lemos, a avenida Doca de Souza Franco e a avenida Marechal Hermes. A chegada do Império Romano vai se dar às 19h30 na Praça Waldemar Henrique.
A preparação dos brincantes envolve todo um planejamento levado muito a sério pela Diretoria do Bloco, ou seja, a criação das fantasias, entre adereços de cabeça e indumentárias. Fora isso, os participantes do Bloco têm a responsabilidade de não comer demais na véspera do Dia de Natal, já pensando em estar bem disposto para "encarar" essa primeira folia carnavalesca.
Na hora da folia, as pessoas soltam a imaginação, dançando e interpretando personagens com suas devidas indumentárias confeccionadas. O "Império Romano" acaba funcionando como um grande palco para a confraternização bem-humorada de gente de vários pontos da Grande Belém. Como os paraenses adoram uma festa, o “Império” já conta com muita gente que não abre mão de estar no Dia de Natal desfilando “de boa” com seus amigos ao longo do percurso do evento.
Neto Cabral, da Diretoria do Bloco, conta que tudo começou há 54 anos com um grupo de amigos que resolveram monta um bloco de Carnaval. Então, eles saíram enrolados emm lençol pelas ruas do Umarizal. Cabral diz que a motivação para o "Império Romano" sair é "a comemoração do aniversário de Jesus, é a comemoração do Natal". "Jesus quer todo mundo alegre, feliz e cantando".
O "Império Romano, como diz Cabral, "é um Bloco livre, um Bloco do povo", e, desse modo, não se tem fantasia padrão. "A fantasia é um lençol. A tradição do 'Império' é um lençol amarrado e uma folhinha verde na cabeça. Essa é a padrão, mas o Bloco é livre. Não tem abadá, não tem camisa. O pessoal vai para se divertir. Veste a sua fantasia e vai", diz Neto Cabral.
Ter uma previsão do total de bricantes é algo muito difícil, porque essa quantidade oscila. Mas, o "Império Romano" já chegou a colocar cerca de 50 mil foliões no seu trajeto. O Cortejo da Galinha, que faz parte da programação do Bloco, é a retirada de uma Galinha (estrutura ornamentada) do Puleiro para puxar o Bloco. "É o nosso símbolo, é a Galinha do Ramalho", diz Cabral.
O "Império Romano" vem com um trio-elétrico, uma bandinha de fanfarra, e uma bateria show de Carnaval. "O Bloco é uma confraternização de amigos. Então, tem vários músicos, vários sambistas que são os amigos do Bloco. O Bloco é sem fins lucrativos, é para diversão de todo mundo", destaca Neto Cabral. Entre os "Amigos do Império" que sempre participam das saídas do Bloco tem o Renato Lu, Luizinho Moura, Carlinhos Sabiá, Elói Iglesias e outros.
Palavras-chave