MENU

BUSCA

Belém em harmonia: Festival Internacional celebra a arte musical

Apresentações se darão em espaços diversos, incluindo o centenário Theatro da Paz, e tem mais: intercâmbio entre músicos e estudantes

Eduardo Rocha

O mundo sem música, na melhor das hipóteses, seria um lugar sem graça. Além de dar ritmo à vida, ela está presente na maior parte dos momentos da vida das pessoas. Entretanto, para que essa arte permaneça com essa capacidade singular em prol dos ouvintes, é necessário que músicos, compositores, intérpretes, estudantes e público, em especial, os jovens, tenham um espaço para o intercâmbio de suas impressões e  conhecimentos acerca da prática musical. E aí é que entra o 37º Festival Internacional de Música do Pará (37º Fimupa), a ocorrer de 1º a 5 de junho próximo, em Belém. O evento, em promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, terá com 17 concertos em locais variados da capital paraense. Como atração a parte, será realizado o II Encontro de Flautas Doces e o Encontro de Violões do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

Assim, pela proposta do festival, quem sempre teve vontade de conhecer de perto a sonoridade de instrumentos musicais e como se dá a relação de músicos com violões, flautas, violinos e outros itens do universo sonoro, não pode deixar de conferir as atrações do evento, cujo tema este ano é "IECG: 130 anos de educação musical na Amazônia" (marco consolidado em 24 de fevereiro de 2025). O 37º Fimupa terá um leque de atrações. Além dos talentos do Pará, vão se apresentar músicos convidados de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Alemanha. 

As apresentações ocorrerão no Theatro da Paz, cujo acesso se dará mediante a doação de um quilo de alimento não perecível a ser entregue no dia do concerto; na Igreja de Santo Alexandre e na Sala Ettore Bosio, na sede do IECG. Nesses dois locais, a entrada será franca.

Em sua essência, o Fimupa visa proporcionar uma troca de experiência entre músicos de diversas partes do Brasil e do mundo e ainda promover um encontro do erudito com o público paraense. Entre as atrações do festival está a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes; o grupo de violões Quaternaglia, de São Paulo; o grupo Flauta de Bloco, de Pernambuco; Camerata Acadêmica do IECG, grupo Flautarium (RS); Orquestra de Flautas Stuttgarter UNBLOCKED flötenorcherter, da Alemanha; Banda Sinfônica do Marajó e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. 

Como repassa Joel Praseres Costa, diretor técnico da Fundação Carlos Gomes e organizador do evento, "os músicos convidados, além de participarem da programação artística, também ministrarão masterclass para os alunos do IECG e estudantes externos que se inscreverem nas aulas gratuitas".

"Esse festival é o unico evento na região norte do Brasil na área da música erudita e de concerto. Portanto, sua realizaçao ao longo desses anos tem contribuído decisivamente para a formação musical dos estudantes de música de Belém e na formação de plateia", ressalta o diretor da FCG. 

Encontro sonoro

Para promover o ensino musical e o intercâmbio com músicos convidados, alunos e público externo, o Fimupa 2025 realizará pela primeira vez, dentro da programação pedagógica, o II Encontro de Flautas Doces e o Encontro de Violões do Instituto Estadual Carlos Gomes.

"Neste ano teremos uma programação com várias oportunidades educativas para os estudantes de música, pois em 2025 comemoramos os 130 anos da nossa escola de música, e nada mais especial do que oportunizar aos alunos experiências com professores renomados da área, reforçando nosso compromisso com o ensino da música no Estado, visto que as atividades são destinadas aos alunos da instituição e alunos externos", garante Joel Costa.

Como professores, estudantes e músicos, 2025 é um ano de celebração. " 
Uma escola de música tão tradicional  Completar 130 anos de historia em plena Amazônia é um ato de resistencia. O IECG é a terceira escola de música que se mantém em funcionamento até hoje, sem ter sido absovida por uma outra instituição", destaca Joel.

As informações e programação das aulas serão divulgadas em breve no site www.fcg.pa.gov.br e redes sociais oficiais da Fundação Carlos Gomes.


Programação artística:
 
Sala Ettore Bosio
01.06.2025 – 17h
Grupo de Percussão da FCG

02.06.2025 – 17h
Flautarium – Conjunto de Flautas Doces da UFRGS
Coordenação: Profª Lúcia Carpena

03.06.2025 – 17h
Quinteto de Metais da FCG

04.06.2025 – 17h
Trompete Ensemble

05.06.2025 – 17h
Cassio Caponi e Camerata Acadêmica do IECG
Regência: Pedro Messias

Igreja de Santo Alexandre
01.06.2025 – 18h
Flautas Doces da Amazônia e turma da Iniciação Musical
Coordenação: Profº Acacio Cardoso & Eliane Fonseca

02.06.2025 – 18h
Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
Regente: Pedro Messias

03.06.2025 – 18h
Flauta de Bloco (PE)
Direção: Daniele Barros

04.06.2025 – 18h
Orquestra de Flautas Stuttgarter UNBLOCKED flötenorcherter (ALE)
Direção: Hans Joachim Fuss

Theatro da Paz
 01.06.2025 – 11h
Banda Sinfônica do Marajó
Regente: Marcelino Tavares
01.06.2025 – 20h
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Solistas: Quaternaglia (Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina)
Solista Violoncelo: Antonio Lauro Del Claro
Regente: Barry M.Ford
Piano: Ariel Lima

02.06.2025 – 20h
Orquestra Jovem Vale Música
Solista: Roger Brito
Regente: Renan Cardoso

03.06.2025 – 20h
Açaí Jazz Band
Regente: Kim Freitas

04.06.2025 – 11h
Banda Sinfônica Acadêmica do 37º Festival Internacional de Música do Pará
04.06.2025 – 20h
Amazônia Jazz Band
Regente: Barry Ford

05.06.2025 – 11h
Concerto Didático com Orquestra de Flautas Stuttgarter UNBLOCKED flötenorcherter (ALE)
Direção: Hans Joachim Fuss
05.06.2025 – 20h
Banda Sinfônica Carlos Gomes
Regente: Ricardo Aquino

 

Cultura