Autoridades e políticos lamentam morte de Preta Gil, lembrando legado de força e liberdade
Figuras públicas, como a ministra Anielle Franco, destacam a trajetória inspiradora da cantora e prestam homenagens emocionadas após sua morte aos 50 anos
Autoridades e políticos de todo o Brasil lamentaram, neste domingo (20), a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos. Em manifestações nas redes sociais, destacaram o impacto de sua trajetória artística, sua força pessoal diante da luta contra o câncer e o legado que ela deixa para a música, a cultura e a defesa da liberdade e da diversidade.
Geraldo Alckimin
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou que Preta foi uma pessoa iluminada: Hoje, o Brasil se despede Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos".
Também nas redes socias a ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse: "Preta, preta, pretinha…Vá em paz, minha querida. Lhe conheci adolescente e de alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora, mais autêntica do nosso país".
"Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papas na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. À família Gil, todo meu amor e solidariedade. Meu amado Gil, Flora e Drão, Francisco, Maria, Nara, Bela, Bem, José, Marília, toda a família, meu abraço. Obrigada por tanto amor à vida! Valeu, Pretinha", completou a titular da pasta da Cultura.
Anielle Franco
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, definiu Preta como “potência” e relembrou o apoio que a cantora deu à sua família:
“Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu a minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje, o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida”
Sônia Guajajara
Sonia Guajajara postou uma foto ao lado de Preta para homenageá-la. “Preta Gil ancestralizou. Foi uma guerreira em sua batalha contra o câncer. Inspirou o país que torceu pela sua recuperação",
Luiz Marinho
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, escreveu: “Preta cor, preta voz, Preta Gil. Que tua alegria contagie os anjos. Vá em paz”.
Eduardo Paes
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também homenageou Preta Gil: “Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse”.
Hugo Motta
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, usou as redes sociais para lamentar a morte da artista. “A partida precoce de Preta Gil entristece o país. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil, amigos e fãs. Que Deus os conforte nesse momento tão difícil”
Guilherme Boulos
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) também prestou homenagem. “Preta Gil emocionou o Brasil com sua força e resiliência. Que seja sempre lembrada por sua alegria contagiante. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.