MENU

BUSCA

Ator que vivia Chewbacca, de Star Wars, morre aos 74 anos

O artista interpretou o personagem, pela última vez, em O Despertar da Força (2015)

Redação Integrada

O ator britânico Peter Mayhew, que ficou conhecido por interpretar o personagem Chewbacca, na franquia de Star Wars, morreu na última terça-feira (30), em sua casa, no Texas (EUA), aos 74 anos. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi postada pela família em sua conta no Twitter.

 

 

Ele havia passado por uma cirurgia na coluna, em julho de 2018, para aumentar sua mobilidade. A última vez em que Mayhew personificou Chewie nos cinemas foi em 2015, no longa O Despertar da Força. "Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em 'Star Wars: O despertar da Força'", escreveu a família, ao falar de sua última atuação como o personagem.

 

 

 

 

O ator britânico deu vida ao alienígena wookie nos seis filmes originais de Star Wars - a trilogia original, a trilogia prequel e O Despertar da Força, o último trabalho. Também viveu o personagem na atração Star Tours, da Disney, e na animação Guerras Clônicas. Não teve muitos papéis fora da saga. A estreia foi em "Star Wars: Uma nova esperança", de 1977.

 

 

 

 

Nascido na Inglaterra, em 1944, Mayhew começou a atuar em 1976, quando interpretou um minotauro em Sinbad and the Eye of the Tiger. Na época, ele trabalhava como radiologista no hospital da King’s College de Londres, quando foi descoberto por George Lucas. A altura acima da média foi elemento determinante para que fosse escolhido para interpretar Chewbacca no primeiro Star Wars.

"Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de 'Star Wars' significava muito mais que um papel em um filme", destaca o comunicado.

O próprio Peter Mayhew ajudou a treinar seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou Chewbacca em dois filmes da franquia e reaparecerá em "A ascenção Skywalker".

 

 

 

 

Ainda no comunicado postado em sua conta no Twitter, a família pede aos fãs que, ao invés de presentes e flores, considerem doações à fundação que traz o nome de Mayhew, destinada a ajudar pessoas em situações de crise, para que possam prosseguir com o trabalho que o ator vinha fazendo para ajudar a comunidade. A Fundação Peter Mayhew passará a ser administrada por sua esposa, Angie, e seus três filhos.

O funeral para amigos e família será realizado no dia 29 de junho e outro, para fãs, acontecerá no começo de dezembro, em Los Angeles, com a presença da família, itens pessoais e sua coleção na EmpireConLA.

Palavras-chave