23ª Parada do Orgulho LGBTI+ do Pará divulga cartaz oficial; veja imagem
Manisfestação deste ano destaca luta, cultura e patrimônio histórico da comunidade na Amazônia.
Em setembro, Belém se prepara para celebrar a 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ do Pará, que ocorrerá no dia 28, com concentração marcada para às 12h na Avenida Doca de Souza Franco. A cidade será tomada mais uma vez por cores vibrantes, alegria e o orgulho da população LGBTI+, que, além de comemorar, também reforça a luta contra a violência e o preconceito que ainda afetam muitos em razão de orientação sexual e identidade de gênero.
A realização do evento é do Grupo Homossexual do Pará, organização que há 23 anos atua em defesa da cidadania e dos direitos da população LGBTI+ no estado. O tema deste ano, "Patrimônio histórico e imaterial da população LGBTI+ na Amazônia", destaca a relevância do evento, que há mais de duas décadas promove e protege a cultura LGBTI+ na região. O foco está na preservação das manifestações culturais dessa comunidade, como a arte, a música, as bandeiras e as cores, que transmitem à sociedade a importância de respeitar as diferenças e garantem um legado cultural para as próximas gerações.
Esse pleito da população é reforçado por Eduardo Benigno, integrante do Grupo Homossexual do Pará. "Ao longo de mais de duas décadas, conseguimos construir em partes um cenário de respeito a diversidade, isso tudo só pode ser possível por que saímos as ruas e mostramos que somos muitos. Agora é chegada a hora de sermos reconhecidos como patrimônio cultural em nossa cidade e em nosso Estado. Sabemos que quem reconhece são os parlamentos, e lá os que nos oprimem não podem escutar as letrinhas magicas (LGBTI+), mas todos sabemos que somos a cultura da nossa população e o maior patrimônio que temos é a nossa resistência", destaca.
Cartaz
O cartaz oficial, criado pelo designer João Paulo Barros, foi inspirado nas diversas manifestações culturais que compõem a identidade LGBTI+ do Pará e do Brasil.
"As cores e as formas ressaltam a diversidade, a alegria e o amor presentes em cada um de nós. Através das imagens e das cores, busquei representar a história, a cultura e a luta que fazem parte do patrimônio histórico LGBTI+", explica Barros.
No dia 23, ocorrerá a entrega do Prêmio Cidadania LGBTI+, que homenageia ativistas que, ao longo dos anos, contribuíram para a construção da cidadania da população LGBTI+ no Pará.
Além disso, será realizada, no dia 27, a primeira edição da Feira da Diversidade, na Praça Waldemar Henrique, com participação de empreendedores LGBTI+, emissão de documentos, serviços jurídicos e ações de saúde, como testes rápidos de AIDS, sífilis e hepatites virais, vacinação e distribuição de materiais de prevenção.
Palavras-chave