MENU

BUSCA

'Sem gays não haveria igreja católica', diz paraense autor do livro 'A vida secreta dos padres gays'

Livro polêmico será lançado em 2024. Brendo Silva, largou a batina e é pós-graduando em Ciência da Religião

Emanuele Corrêa

O paraense Brendo Silva, 31 anos, atualmente é professor de história, pedagogo e pós-graduando em Ciência da Religião. No entanto, dos 14 aos 21 anos, foi seminarista e viveu o período de estudos para o sacerdócio, que iniciou em Ananindeua, no Pará e terminou na França. Ele conta que, nos dois países, presenciou o outro lado da batina, e que retrata no livro "A Vida Secreta Dos Padres Gays", que será lançado em 2024, pela Editora Casa Flutuante.

VEJA MAIS

O autor esclarece que o celibato não é seu tema de pesquisa, apesar de que alguns entrevistados serem favoráveis ao casamento. Além dos homens gays entrevistados, há dois heterossexuais, relembrou. "Decidi escrever o livro para falar o que todo mundo sabe, mas ninguém quer expor: a moral sexual da igreja está ultrapassada. Pregam algo que nem eles mesmos vivem. [..] A primeira vez que fui numa boate gay para você ter ideia foi levado por um padre. [...] Enquanto a igreja não tratar a sexualidade como um todo, como algo natural e belo, os escândalos são inevitáveis. A natureza sempre vence. Por isso é mais do que o momento de uma maior abertura para essa e outras questões da moral sexual", concluiu.

O autor recomenda aos interessados em adquirirem o livro em 2024, a seguir o Instagram, @avidasecretadospadres e agradece o interesse na temática, a quem já o segue, visto que, o Instagram já tem quase 3 mil seguidores. "Esse é um livro completo, uma escrita para os espíritos livres, para quem quer sair da caixinha. Passei anos lendo e estudando sobre. Não é amador, mas muito bem escrito. Espero que a igreja o receba como diálogo, como ponte e não como somente acusação. A denúncia faz parte, lógico, mas é um modo de tantos padres, bispos, religiosos, seminaristas e ex-seminaristas gays terem voz. Como eles não podem ser expor, me propus a fazer isso por todos", esclareceu.

"Também será um importante instrumento para a formação de novos padres. É apenas o início de uma debate longo, mas que precisava de um pontapé inicial. A Vida Secreta dos Padres Gays mostrará que padres gays podem ser ótimos padres, mas que precisam ser mais respeitados pela instituição. Sem gays não haveria igreja católica. É isso", finalizou.

Assista ao vídeo:


Cultura