Música 'Sou Preto' é a vencedora do Festival da Canção Ouremense
Diego Xavier fez a composição, interpretou e na letra ele recebeu a parceria de Pepe Fortunato
A música "Sou Preto", de Diego Xavier, foi a campeã do XXXVI Festival da Canção Ouremense, que divulgou o resultado na madrugada deste domingo (24). O segundo lugar foi para a canção "Replantar", que tem composição de Pedrinho Callado e interpretada por Renata Del Pinho".
O terceiro para "Bora Buscar" tem composição de Valério Gomes e Natalino Brasil e a "A Mariposa e o Trovador" ganhou o quarto lugar e tem composição de Ismael Reis e arranjo e intérprete Téo Reis.
Além da composição, Diego Xavier também foi responsável pelo arranjo da canção e na letra ele recebeu parceria de Pepe Fortunato. O artista vencedor disse que apesar de esperar pelo prêmio, diz que ficou surpreso, já que disputou ao lado de grandes artistas.
"Esse prêmio eu divido com todos os meus colegas e também com todos os artistas que se inscreveram e acreditam no festival, pois ele é um dos poucos que incentiva o jovem compositor e, principalmente, o jovem compositor preto", comemora o artista.
Das 12 canções que foram para a final, “Arani” e “O Poeta” foram desclassificadas, no sábado (23), em decorrência de ser verificado que não estavam respeitando a regra de ineditismo, conforme o edital. O primeiro lugar ganhou o valor de R $10 mil reais, o segundo R $5 mil, o terceiro R$3.500 e o quarto R $2.500.
Renata Del Pinho, que interpretou a canção "Replantar “, que tem composição de Pedrinho Callado, disse que ficou satisfeita com o segundo lugar e deseja vida longa ao festival.
“Estamos muito felizes com o resultado. Eu já participo do festival de Ourém desde 2014 e é muito bom poder viver esse momento ao lado de outros artistas”, disse a cantora.
A canção que ficou em terceiro lugar, "Bora Buscar", tem composição de Valério Gomes e Natalino Brasil, e ao receberem o resultado todos foram até ao palco para comemorar a vitória.
“Esse terceiro lugar mostra um pouco da identidade do festival e nós ficamos muito felizes por manter essa tradição”, comemora Valério.
O artista ouremense, Téo Reis, que interpretou "A Mariposa e o Trovador", disse que ficou feliz com o quarto lugar, pois a vitória representa o início de uma nova fase na carreira artística. “Eu sempre participei do festival tocando, pois sou músico, mas dessa vez resolvi arriscar com a voz para interpretar a composição do meu pai. E fico muito feliz”, declarou Téo.
A categoria Prêmio Popular "Paulo Castro”, disputada apenas entre músicos de Ourém, ganhou a "Pedacinho do Pará''. A canção "A Lira de Ourém" ganhou o melhor arranjo. Renata Del Pinho ganhou a categoria de melhor intérprete e "Replantar" ganhou a categoria de melhor letra. Todos os vencedores dessas categorias ganharam o valor de R$ 1.500 cada.
Sandra de Sá encerrou a 36ª edição do festival e disse que fica feliz de tocar num espaço de resistência, uma vez que poucos festivais no formato de Ourém ainda existem no país.
"Foi muito bom estar aqui nesse momento, a gente espera retornar não só em Ourém como em outras cidades do Pará", disse a artista.