MENU

BUSCA

2ª edição do Fórum Circular abre nesta quinta-feira (21)

A programação vai até sábado com ciclo de oficinas e palestras

Redação Integrada

A segunda edição do Fórum Circular começa nesta quinta-feira (21) e vai até o próximo sábado com uma vasta programação que trata sobre patrimônio, cidadania e sustentabilidade. A abertura é a partir das 19h com cerimônia na Igreja Santo Alexandre.  As inscrições estão abertas pelo site do projeto Circular – www.projetocircular.com.br. 

Na noite de abertura haverá a exposição “A pele que habito”, dos fotógrafos do projeto Circular Otávio Henriques e Cláudio Ferreira, e da fotógrafa convidada Ursula Bahia. A mesa com participação dos representantes das instituições patrocinadoras e da rede parceiros do projeto. E a palestra “Atuação e perspectivas do Projeto Circular no período 2018-2019”, que será proferida por Tamara Saré – Coordenadora do Circular.


Na sexta-feira (22), tem mesa redonda pela manhã com o tema “Problemas e soluções para a regularização das edificações da área tombada” e a roda de conversa sobre “Projetos integrados para o patrimônio de Belém”. De tarde será realizada a palestra “Projeto Natal Desenhada” e será formado o Grupo de Trabalho que discutirá “Diretrizes para projetos e propostas de reabilitação do centro histórico e áreas de entorno”. 

O segundo dia do evento encerra com a apresentação cultural do Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes, no âmbito do Projeto Música nos Museus. No sábado (23), será realizada a oficina “A experiência Circular e a potencialização de novas Redes Socioculturais locais”, pela manhã, contando com a participação da equipe gestora do projeto, formada por Tamara Saré, coordenação, Luciana Medeiros, coordenação de comunicação e Yorranna Oliveira, da produção executiva, além da participação de Makiko Akao, idealizadora do projeto Circular.


E pela parte da tarde, a oficina “Roteiro Geo-Turístico: fundamentos teóricos e
metodológicos – como construir e implementar?”, também será mais um momento de
compartilhar as expertises para se construir um roteiro em seu bairro ou cidade. A ação conta com a Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares, Magaly Caldas Barros
– Mestranda PPGEO/UFPA, Vivian Larissa Monteiro Albuquerque – Mestranda
PPGEO/UFPA e Sabrina Forte e Silva Gonçalves – Doutoranda PPGEO/UFPA.

O encerramento do Fórum, a partir das 17h, contará com apresentação de resultados
do grupo de trabalho e apresentação artística no pátio interno do Museu do Arte Sacra.

O objetivo do evento é refletir, propor e amadurecer coletivamente as propostas de
requalificação da área central degradada, que integra o centro histórico de Belém, com tombamento nas esferas municipal e federal e com diversos monumentos e
equipamentos culturais tombado e geridos pelo governo estadual.

“O objetivo do fórum é marcar essa presença junto às instituições no sentido de que nós estamos aqui e queremos ser ouvidos. Queremos ser parte das decisões políticas que mexem diretamente com o centro histórico de Belém. Este ano estamos reunindo Prefeitura, Governo do Estado e União, numa tentativa de estabelecer diretrizes de um projeto casado, com todas estas instituições”, diz Maria Dorotea de Lima, coordenadora do Circular.

Agende-se
Abertura 2º Fórum Circular
Data: 21 de novembro
Hora: 19h
Local: Igreja Santo Alexandre
 

Cultura