'12 Horas de Teatro' volta ao palco do Theatro da Paz após dois anos
Festival terá 12 apresentações diferentes de teatro de maneira ininterrupta

A 15ª Edição do Festival “12 Horas de Teatro” leva apresentações ao Theatro da Paz neste domingo (14). Para muitos dos grupos de teatro, atores e técnicos, pisar no palco da maior casa de espetáculo paraense é uma honra. A Federação Estadual de Teatro (Faces), responsável pelo evento, traz 12 espetáculos no total, sendo seis adultos e seis infantis. As apresentações são abertas ao público gratuitamente, das 10h às 22h. A entrada é por ordem de chegada.
VEJA MAIS
Para o coordenador Fernando Rassy, o retorno aos palcos após dois anos de pandemia é muito emocionante. “Retornar aos palcos é super legal. Pra gente, que é acostumado e viver disso, ficar dois anos afastados assim é muito tempo. Nós fomos os primeiros a parar. Fecharam logo todos os teatros. Quando fecharam os teatros na quarta-feira, nós tínhamos a 15ª edição do Doze Horas no sábado, já estava toda divulgação na rua”, relembra.
O 12 Horas de Teatro inicia às 10h com o espetáculo Aniversário do Palhaço, dirigido pelo próprio Fernando Rassy. Em seguida, às 11h, é a vez de “Sonhe com os Anjinhos”, de Nil Nascimento. Depois seguem “Peri, o Indiozinho Amazônico” (12h), “O Gato de Botas” (13h), “Viva o Circo” (14h), “O pequeno príncipe” (15h), “A culpa é sua” (16h), “Momentos” (17h), “O despejo” (18h), “O boto” (19h); “Era uma vez em um bar” (20h); e por último “O Sopro da Vida” (21h) com direção de Lucinha Baia. A programação completa está disponível nas redes sociais da Federação.
O 12 Horas de Teatro já foi realizado em outras regiões paraenses como o Marajó. Durante a pandemia, a organização decidiu realizar o evento em outro formato chamado Seis Horas Online que contou com a apresentação de seis grupos de teatro online. “E agora voltando estamos com toda a garra e expectativa. O público que recebeu nosso panfleto, ou viu na televisão a chamada, está pedindo mais informações”, adiantou Rassy. A federação espera que o público compareça e lote o Theatro da Paz.
O diretor da peça “O despejo”, uma comédia de costumes há cinco anos em cartaz, Chagas Franco está contente em participar pela quarta vez do 12 Horas de Teatro. O grupo do distrito de Icoaraci fica satisfeito em poder mostrar sua arte no palco do Da Paz.
“A importância do evento é de resistência e dá visibilidade, valora a produção teatral local em todos os níveis. A única coisa exigida para participar é a qualidade do trabalho, mas o grupo, obrigatoriamente, se tem um tempo de vida maior ou menor, é respeitado como qualquer outro. É um evento que nos leva a nossa grande casa que é o Theatro da Paz, que dá certo respeito ao trabalho, você se sente produzindo algo importante em uma cidade que não valoriza tanto essa linguagem. E por ser gratuito estimula a essência do teatro que é a coletividade. Nós produzimos sem ônus, estamos lá pela linguagem, pela expressão artística e pela divulgação dos nossos trabalhos”, explica.
A orientação da Federação Estadual de Teatro para o público é chegar cedo para garantir os lugares. Caso todas as cadeiras sejam ocupadas, a organização fará um rodízio para permitir que os interessados possam entrar para assistir outras peças teatrais.
Serviço
12 Horas de Teatro
Data: domingo, dia 14
Local: Theatro da Paz
Entrada Franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA