CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Transição energética justa é chave para futuro sustentável, diz especialista do Pacto Global da ONU

Lula afirmou que o futuro climático depende das decisões sobre energia, reforçando a importância da transição energética justa.

Gabi Gutierrez
fonte

Durante a sessão temática sobre transição energética na Cúpula de Líderes da COP30, realizada nesta quinta-feira (7), em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que “as decisões sobre o setor energético definirão o sucesso ou o fracasso na batalha contra a mudança do clima”. Para Paloma Pinheiro, coordenadora de Mudança do Clima do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, a fala do presidente reforça um tema central nas negociações climáticas: a necessidade de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono de forma justa e inclusiva.

“A transição energética é a principal solução para a crise climática, causada pela exploração de fontes não renováveis e pelas emissões de gases de efeito estufa. O foco agora é migrar para energias renováveis, garantindo justiça climática, proteção das florestas e combate às desigualdades”, explica Paloma.

VEJA MAIS

image Veja discurso de Lula sobre transição energética no 2º dia da Cúpula do Clima em Belém
No segundo dia da Cúpula do Clima, presidente enfatizou a urgência de uma transição energética global justa e o papel do Brasil como líder em energias renováveis, além de alertar para os desafios impostos pelos combustíveis fósseis e as disparidades no acesso à energia.

image Helder Barbalho celebra impacto positivo da COP 30 em Belém: ‘A decisão foi absolutamente correta’
Governador do Pará destaca o orgulho da população local e a importância global de sediar a Cúpula do Clima na Amazônia, ressaltando a valorização da cultura e da biodiversidade da região.

image Durante a Cúpula dos Líderes, jornalistas internacionais comentam as primeiras impressões de Belém
Profissionais destacam hospitalidade, culinária e organização da capital paraense durante a cobertura da Cúpula dos Líderes, que antecede a COP 30.

A especialista destaca que a sessão temática tem um papel estratégico dentro da cúpula, funcionando como um espaço político de alto nível para impulsionar compromissos multilaterais antes do início oficial da COP30.

“Esse momento é uma plataforma pré-conferência de extrema relevância. A participação direta dos chefes de Estado é essencial para dar legitimidade política aos acordos que serão negociados nas próximas semanas. Quanto mais cedo essas discussões forem avançadas, maiores as chances de alcançarmos resoluções robustas e eficazes”, afirma.

Paloma também enfatiza a conexão entre a transição energética e os desafios da Amazônia, que concentra grande parte do potencial brasileiro para energias limpas, mas ainda depende de um modelo energético baseado em grandes hidrelétricas e termelétricas.

“Embora a Amazônia seja um celeiro de energia renovável, o sistema atual ainda gera impactos sociais e ambientais. Investir em soluções descentralizadas e renováveis é fundamental para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, empoderar comunidades locais e garantir energia limpa e acessível para todos”, avalia.

Segundo ela, uma transição energética justa deve estar alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 (ODS 7) — que prevê acesso universal à energia limpa e acessível — e deve priorizar o desenvolvimento social e econômico das comunidades mais vulneráveis.

“A transição energética só será bem-sucedida se for também socialmente justa. Precisamos garantir que ninguém fique para trás”, conclui Paloma Pinheiro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!