Sebrae anuncia criação da ‘E-Zone’ na COP 30 para fortalecer pequenos negócios
Nova zona de empreendedorismo será espaço exclusivo para MPEs na Conferência do Clima
Nova zona de empreendedorismo será espaço exclusivo para MPEs na Conferência do Clima
Durante o primeiro dia do I Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae em 2025, realizado em Belém nesta quinta-feira (13), o Sebrae anunciou a criação da Entrepreneurship Zone (E-Zone), um espaço dedicado aos pequenos negócios dentro da programação da COP 30, que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025. A E-Zone será instalada na Praça Dorothy Stang, ao lado da Green Zone, e ocupará 28 mil metros quadrados, reunindo micro e pequenas empresas, startups e iniciativas sustentáveis.
“De maneira inédita, uma das grandes entregas que o Sebrae fará nessa COP é a E-Zone. Além da Green Zone e da Blue Zone, que já são trabalhadas pela ONU nas COPs, nós, do Sebrae, estamos criando a zona do empreendedorismo”, afirmou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Ele destacou que a iniciativa visa mostrar “a cara dos pequenos negócios do Brasil para os 60 mil visitantes que aqui virão”.
A inclusão dos pequenos negócios na agenda climática da COP 30 é um dos eixos estratégicos do Sebrae, que há três anos trabalha para alinhar as MPEs às pautas de sustentabilidade ambiental, social, econômica e financeira. Segundo Magno, mais de 90% das empresas da Amazônia e quase 95% do Brasil são micro e pequenas empresas. “O papel do Sebrae é fundamental”, ressaltou.
O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reforçou que a COP 30 não é apenas de Belém ou do Pará, mas do Brasil e do mundo. “A presença do Sebrae Nacional aqui neste momento é para expressar esta responsabilidade de todo alcance da nossa instituição com a realização da COP 30”, declarou. Lima ressaltou que os pequenos negócios são essenciais para o desenvolvimento sustentável e que “não há possibilidade de continuarmos com qualquer modelo econômico que seja agressivo ao meio ambiente”.
A E-Zone terá um credenciamento próprio, diferente da Green Zone e da Blue Zone, e os interessados poderão se inscrever para participar assim que os detalhes forem divulgados. “Vai ser uma área aberta, em que, no momento oportuno, mostraremos como você, que quer participar e entender como é uma COP na zona do empreendedorismo, vai poder se inscrever e participar”, explicou Magno.
O I Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae em 2025 está reunindo representantes da instituição de todo o Brasil para debater estratégias voltadas à inclusão dos micro e pequenos negócios na COP 30. Décio Lima, diretor-presidente do Sebrae Nacional, destacou que o evento reforça o compromisso da instituição com um modelo econômico sustentável. “O Sebrae vai estar no interesse de todo esse processo. Além disso, o Sebrae é uma instituição que interage permanentemente com os órgãos governamentais, seja com o governo do Estado, com as prefeituras e com o governo federal”, afirmou.
No primeiro dia do evento, realizado hoje (13), foram apresentadas propostas de incentivo à participação das pequenas empresas na COP 30, incluindo capacitações, acesso a crédito verde e estratégias para fortalecer a bioeconomia e a economia circular.
A programação segue nesta sexta-feira (14), com novas discussões sobre políticas públicas para a inclusão das MPEs na agenda climática e alinhamentos estratégicos entre o Sebrae e o setor público.