CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nesta quarta (13), governadores assinam carta com posicionamento do Brasil para a COP30 em Belém

Encontro reúne 22 estados no Parque da Cidade para alinhar contribuições subnacionais à conferência climática da ONU, a menos de 100 dias do evento

Gabi Gutierrez
fonte

Belém sedia, nesta quarta-feira (13), a XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, que consolida o posicionamento dos estados brasileiros para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro ocorre no prédio de Economia Criativa do Parque da Cidade — futura sede principal da conferência — e reúne governadores e vice-governadores de 22 estados, além de autoridades nacionais.

O governador do Pará e anfitrião da COP30, Helder Barbalho, abriu o evento destacando a importância de o Brasil apresentar uma posição unificada na conferência, marcada para 10 a 21 de novembro em Belém. “Este é um momento decisivo para garantir que o Brasil fale com uma só voz, conciliando preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico, com a Amazônia no centro da agenda”, afirmou.

Barbalho anunciou ainda que a reunião será marcada pela assinatura de uma carta conjunta entre os governadores, a qual, segundo ele, “vai consolidar o posicionamento subnacional do Brasil para a Conferência do Clima, reunindo as contribuições de todos os estados”.

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima, apresentou aos governadores os eixos centrais e a metodologia de trabalho do evento.

VEJA MAIS 

image Governadores do Consórcio Amazônia Legal debatem parcerias estratégicas para a região
Encontro em Belém, que antecede XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, fortalece posição regional para a COP30 e reforça integração entre os estados da Amazônia

image Belém sedia reunião de governadores para alinhar posição do Brasil na COP30
Encontro no Parque da Cidade, futura sede da conferência climática da ONU, marca etapa decisiva a menos de 100 dias do evento

Para o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a reunião é uma oportunidade de conhecer a estrutura e alinhar ações. “A estrutura me parece muito apropriada para a COP. A expectativa é que seja um evento grandioso, em que Belém, o Pará, a Amazônia e o Brasil recebam bem o mundo. Queremos que esta seja a COP da implementação, com mais ações concretas e menos discurso”, disse.

imageRenato Casagrande, governador do Espírito Santo (Thiago Gomes/O Liberal)

 

Ao final do encontro, os governadores assinaram a carta que reúne as propostas e contribuições dos estados para a agenda climática global. O documento consolida o posicionamento subnacional brasileiro e será levado à conferência como parte da participação oficial do país.

Entre os presentes estavam os governadores Gladson Cameli (AC), Clécio Luís (AP), Wilson Lima (AM), Renato Casagrande (ES), Mauro Mendes (MT), Barbosinha — em exercício — (MS), Helder Barbalho (PA), Raquel Lyra (PE), Cláudio Castro (RJ), Fátima Bezerra (RN), Fábio Mitidieri (SE) e Wanderlei Barbosa (TO). Também participaram os vices Ronaldo Lessa (AL), Jade Romero (CE), Daniel Vilela (GO), Lucas Ribeiro (PB), Gabriel Souza (RS), Sérgio Gonçalves (RO) e Felicio Ramuth (SP).

A reunião marca uma etapa decisiva para os preparativos da COP30, quando faltam menos de 100 dias para o início do evento, que colocará Belém no centro das discussões globais sobre o clima.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!