CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

COP 30: Entenda o que é o evento internacional que Belém vai sediar em 2025

É a primeira vez que o Brasil recebe a principal conferência internacional sobre clima 

O Liberal

Belém foi escolhida para sediar a reunião da cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 30, encontro internacional que está pré-agendado para o ano de 2025. A decisão foi anunciada pelo Governo Federal na sexta-feira, 26.

A decisão é inédita, pois esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. O governador do Estado, Helder Barbalho, chegou a comemorar a escolha da sede: "privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudança climática de todo o planeta".

Entenda mais sobre a COP 30

O que é a COP?

COP significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”, da sigla em inglês), em que as partes representam os países-membros associados, que se reúnem durante o evento, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.

VEJA MAIS

image COP 30: Prefeitura de Belém elenca obras estruturantes para receber visitantes do mundo todo
Entre as ações, estão iniciativas da administração municipal do governo estadual em articulação com o governo federal

image COP 30: Ministério das Cidades ajudará Belém a se preparar para o evento, afirma Jader Filho
Segundo ele, governo federal está disposto a colaborar para melhorar serviços e estrutura da cidade

image COP 30: Embratur e Itamaraty anunciam ações para receber estrangeiros em Belém
Milhares de visitantes são esperados na capital paraense, em 2025.

A primeira COP ocorreu em Berlim, na Alemanha, quando o tratado de 1992, assinado por 197 países, entrou em vigor, com o compromisso coletivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Desde então, a ONU convoca todos os países para a cúpula climática para uma reunião periódica.

O que é a COP 30?

A COP 30 é a 30ª edição da Conferência e é a primeira realizada no Brasil. O evento ocorre anualmente e já passou pelos seguintes países, por ordem de edição: Alemanha (1994), Suíça (1996), Japão (1997), Argentina (1998), Alemanha (1999), Holanda (2000), Marrocos (2001), Índia (2002), Itália (2003), Buenos Aires (2004), Canadá (2005), Quênia (2006), Indonésia (2007), Polônia (2008), Canadá (2009), México (2010), África do Sul (2011), Catar (2012), Polônia (2013), Peru (2014), França (2015), Marrocos (2016), Alemanha (2017), Polônia (2018), Espanha (2019), Escócia (2020), Egito (2021), Emirados Árabes Unidos (2022).

image Coldplay em Belém: fãs paraenses falam da expectativa após confirmação da COP 30; entenda
Fãs voltaram a pedir show da banda britânica em Belém já que a cidade sediará o evento ambiental

image Realização da COP 30 na Amazônia foi pleiteada por Helder na última edição do evento, no Egito
Belém foi escolhida para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

A COP 29, prevista para acontecer no ano que vem (2024), ainda não tem local definido. Austrália e Bulgária apresentaram candidaturas para sediar o evento.

image Políticos comentam escolha de Belém para a COP 30: 'será um grande momento para a Amazônia'
Assunto repercutiu entre políticos da Amazônia e de outras regiões no país

image Belém é escolhida como sede da COP 30; anúncio foi feito pelo presidente Lula; vídeo
A proposta foi feita pelo presidente Lula, à ONU, no ano passado. Decisão foi divulgada nesta sexta-feira (26).

O Brasil na COP

O país formalizou seus compromissos com a mudança climática no sistema ONU em seu regime jurídico interno por meio do Decreto Nº 2.652, de 1º de julho de 1998, o qual promulgou a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC), assinada em Nova York, em 9 de maio de 1992. Em território nacional, o Brasil realizou, também em 1992, a ECO-92 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – especificamente na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho. Dessa forma, o Brasil sempre teve participação expressiva nas reuniões a respeito de clima e sustentabilidade. Algumas participações na COP foram:

Na COP 15 (2009), o Brasil apresentou um compromisso nacional voluntário de reduzir entre 36,1% e 38% as suas emissões de gases que provocam efeito estufa projetadas até 2020, principalmente pela redução do desmatamento e um maior uso de energias renováveis. Ainda que não fosse obrigado a reduzir as suas emissões de gases devido ao seu status de país não Anexo I dentro da Convenção, essa estratégia foi incorporada ao marco jurídico nacional dentro da Lei 12.187, que institui a PNMC - Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Já na COP 18 (2012), realizada em Doha, Catar, o governo brasileiro agiu no sentido do cumprimento de seus compromissos voluntários de redução para, em contrapartida, cobrar dos países desenvolvidos o cumprimento dos acordos passados. À época, a estratégia brasileira sobre mudança climática estava focada em dois documentos: o Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Brasil, 2008) e a Lei Nacional (Brasil, 2009), que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A continuidade política permitia um discurso mais consistente no cenário internacional quanto a Ordem Ambiental.

Em 2020, na COP 26, o Brasil se comprometeu a atingir a neutralidade de carbono até o ano de 2050.

Durante a COP 27, o Brasil lançou a Agenda Brasil + Sustentável, documento que apresenta as medidas adotadas nos últimos quatro anos que estariam alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Também foi assinada uma aliança estratégica entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, os três países com as maiores florestas tropicais do Mundo. A aliança, conhecida como “Opep das Florestas”, busca coordenar a posição dos países nas negociações climáticas e financeiras sobre o tema.

(Com informações do Programa de Educação Tutorial em Relações Internacionais da Universidade de Brasília).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!