CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

COP 30 impulsionará turismo sustentável na Amazônia, diz Sabino

Ministro destaca ações para fortalecer o ecoturismo, integrar comunidades e ampliar a geração de renda na região durante a conferência em Belém

O Liberal
fonte

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta segunda-feira (17) que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém, será estratégica para ampliar o turismo sustentável na Amazônia e no Brasil. Ele destacou iniciativas voltadas à integração com comunidades tradicionais, à criação de novas experiências turísticas e ao fortalecimento de atividades capazes de gerar renda sem prejuízo ao meio ambiente. “Incluímos um dia do turismo específico para falar sobre turismo, sustentabilidade, turismo responsável e turismo solidário na Conferência do Clima", disse Sabino, em participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido direto da capital paraense.

Veja mais

image 'Belém deve receber até 60 mil visitantes durante a COP 30', afirma ministro Celso Sabino
Ministro do Turismo comemora resultados da preparação para o evento climático e destaca avanços na infraestrutura e na geração de empregos em Belém

image Helder e Sabino se destacam entre favoritos na disputa ao Senado pelo Pará
Paraná Pesquisas ouviu 1.505 eleitores, entre os dias 25 e 29 de outubro. Helder lidera e Celso Sabino foi o que mais cresceu: 10 pontos, entre junho e outubro deste ano.

"O Brasil está tendo a oportunidade e o privilégio de, pela primeira vez na história, presidir a Organização das Nações Unidas para o Turismo. Isso tem nos dado a possibilidade de protagonizar discussões sobre esse tema tão importante”, acrescentou o ministro, que é do Pará. 

Nos dias 19 e 20 de novembro, a programação da COP 30 prevê o lançamento de iniciativas como o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série Pelos Rios da Amazônia e o Plano de Adaptação Climática do Turismo. Celso Sabino também apresentou novidades do setor na região, incluindo cruzeiros, trilhas, guias e roteiros com impacto direto na economia local e na geração de empregos.

Segundo ele, o protagonismo brasileiro coloca o país “na vanguarda” em ações relacionadas à sustentabilidade. O ministro explicou que o Brasil criou, dentro da ONU Turismo, um grupo dedicado ao turismo sustentável e regenerativo, com foco na preservação de florestas tropicais e no fortalecimento de oportunidades econômicas para populações da região. Serão dois dias de debates sobre ecoturismo e turismo sustentável, resiliente, solidário e responsável.

“Teremos a presença de ministros de turismo de toda parte do mundo, do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, do presidente, que é brasileiro e sou eu. A gente tem muita coisa boa para apresentar. Claro, ouvir também sugestões e críticas”, disse. 

Celso Sabino também detalhou ações para ampliar o potencial turístico da Amazônia. Segundo ele, o Governo Federal tem investido na promoção nacional e internacional da região, incluindo uma campanha para incentivar jovens do Sul e Sudeste a visitar a Amazônia. Além disso, ele afirma que a aviação civil doméstica e internacional foi ampliada em 18% e que o governo segue investindo na qualificação dos trabalhadores do setor.

“Criamos as Escolas Nacionais do Turismo, investindo na formação dos trabalhadores para esse novo mercado”, afirmou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!