Na COP 28, Governo do Pará assina acordos para impulsionar a pecuária sustentável

Acordos com o Fundo Bezos serão firmados nesta sexta (1º), quando inicia a participação da delegação estadual no evento

Ádria Azevedo | Especial para O Liberal
fonte

No primeiro dia de participação da delegação do Governo do Pará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, serão assinados dois acordos para impulsionar a pecuária sustentável no Estado. A informação foi dada pelo governador Helder Barbalho, em entrevista para o programa Bom Dia Pará, do Grupo Liberal.

• Veja tudo sobre a COP 28

“Hoje inicia a jornada do Estado Pará nesta COP. E começamos já com entregas importantes, já que hoje nós estaremos firmando duas importantes parcerias com fundos ambientais que estarão disponibilizando recursos que fortaleçam as estratégias para a redução de emissões no Estado, que é compatibilizar a pecuária com a sustentabilidade”, adiantou o governador. 

VEJA MAIS

image Na COP 28, Lula diz que gastos com armas deveriam combater desigualdades e mudanças climáticas
Presidente brasileiro discursou na abertura oficial da COP 28

image 'Fundo Amazônia precisa financiar melhorias das nossas cidades', defende Jader Filho na COP 28
Ministro das Cidades afirma que é preciso cuidar das pessoas que vivem nas regiões urbanas da Amazônia

Helder Barbalho explicou que serão assinados dois acordos, com o Fundo Bezos e com a JBS, para que o Estado receba recursos para ajudar o setor da pecuária do Estado a ter integridade e assim continuar gerando emprego e renda, já que a atividade é a segunda maior estratégia econômica do Estado, que é o segundo maior produtor brasileiro na área.

“Os recursos irão diretamente para os produtores rurais do Estado, mediante comprometimento de que a atividade da pecuária possa ajudar o Pará na redução do desmatamento e das emissões de carbono. Nós adotamos que, até 2026, 100% da pecuária do Pará estará sendo chipada, para garantir a integridade da atividade e que possamos conhecer sua origem, que seja com sustentabilidade. Para isso, precisamos de recurso, e ao invés de usarmos recursos públicos, vamos captar recursos da iniciativa privada”, detalhou.

Durante a entrevista, o governador também adiantou algumas outras programações da delegação paraense. Neste sábado (2), por exemplo, será lançado o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa.

“Vamos lançar o plano de restauro de áreas florestais, em um plano ousado, de restaurar 5,7 milhões de hectares até 2035. Faremos também a prestação de contas do Plano de Bioeconomia, lançado ano passado em Sharm el-Sheikh, no Egito [na COP 27]. Também apresentaremos o programa de pagamento por serviços ambientais para agricultura familiar, permitindo que o produtor possa receber por preservar a floresta”, relatou.

image Vale reúne diferentes organizações para debater o papel do setor privado na transição energética
Na COP 28, Vale, Petrobras, Raízen e Ministério da Fazenda debatem sobre descarbonização industrial no Brasil

image Na COP 28, Governo do Pará assina acordos para impulsionar a pecuária sustentável
Acordos com o Fundo Bezos serão firmados nesta sexta (1º), quando inicia a participação da delegação estadual no evento

Oportunidade

De acordo com Barbalho, a presença do Governo do Pará na COP 28 é uma grande oportunidade para o Estado auxiliar o Brasil a recuperar o protagonismo na agenda climática, avançar em parcerias para a preservação e também para a Amazônia ser vista pelo mundo. 

“Por participarmos da COP 28 e sermos sede da COP 30, vivemos um momento em que o mundo olha para nós e se dispõe a nos incluir na agenda climática. E quando eu falo mundo, eu falo o Brasil, inclusive. Queremos que o Brasil enxergue a Amazônia e o Norte como uma solução para os desafios mundiais e nos ajude a apresentar essa imagem de compromisso e modernidade”, disse o governador. 

Ele falou também sobre a necessidade de transformar a floresta em vocação do Estado, além da agricultura, pecuária e mineração. "Precisamos fazer com que floresta seja uma nova vocação. E esta é a minha busca: fazermos disto uma grande oportunidade para um novo tempo e uma nova história no estado do Pará”, avaliou.

A respeito das expectativas para a realização da COP 30, em Belém, em novembro de 2025, o governador paraense afirmou que há um planejamento de obras para melhorar a capital, em mobilidade urbana, saneamento e abastecimento de água e ampliação da rede hoteleira. A meta é que a COP 30 deixe um legado aos paraenses.

“Estou certo que, com as nossas singularidades, faremos um belo evento. Será uma grande oportunidade para que as cidades da região metropolitana de Belém possam ser cidades melhores, mas principalmente que haja um legado para o meio ambiente, virando a chave do desmatamento, das emissões de carbono, garantindo com que o Pará seja um estado que construa um novo momento, compatibilizando pessoas e preservação da floresta”, finalizou.

Programação deste sábado de Helder Barbalho na COP 28

Agenda 01

Horário Brasil: 02h

Horário Dubai 09h

- Da COP28 à COP30: Fortalecendo o engajamento da sociedade civil em diálogos sobre mudança do clima. Evento com presidente Lula.

Local: Action Lab – Sala Al Shaeen. Blue Zone. Zona B7, Prédio 92.

Agenda 02

Horário Brasil: 03h30

Horário Dubai 10h30

- Uma estratégia para a Amazônia sem pobreza e sustentável- Apex Brasil. Participantes: Jorge Viana, presidente da Apex Brasil / Txai Suruí, liderança indígena / representante do setor privado / Moderadora Mariana Grossi, presidente do CEBDS

Local: Pavilhão Brasil

Agenda 03

Horário Brasil: 04h

Horário Dubai: 11h

- Bilateral com Raul Jungmann, presidente do IBRAM

Local: Sala do Consórcio Amazônia Legal

Agenda 04

Horário Brasil: 04h30

Horário Dubai: 11h30

-Bilateral com Erno Verri, diretor geral da Itaipu

Local: Sala do Consórcio da Amazônia Legal

Agenda 05

Horário Brasil: 05h

Horário Dubai: 12h

- Lançamento da iniciativa Green Rising - Unicef e Ministério do Desenvolvimento Comunitário dos Emirados Árabes Unidos. Participantes: Cathy Russel, diretora executiva da Unicef / Ministra Suammy Al Mazrui, campeã do Clima Juvenil da COP 28

Local: Youth Climate Champion Pavillion

Agenda 06

Horário Brasil: 06h30

Horário Dubai: 13h30

- Advancing Ambitious Multi Level Climate Action (Scale Project) - Departamento de Estado Americano. Participantes: John Kerry e outros delegados políticos de alto nível

Local: Al Hur Action Arena - Global Climate Action Hub

Agenda 07

Horário Brasil: 08h

Horário Dubai: 15h

- Bilateral com ministro Fernando Haddad, Ministério da Fazendo do Brasil

Local: Pavilhão Brasil

Agenda 08

Horário Brasil:08h45

Horário Dubai: 15h45

- Cúpula de ação climática local: Brazilian Leadership: Amplifying Climate Impact by Working Together- Blooomberg Philantropies e C40. Participantes: mesa com Raquel Lyra

Local: Blue Zone

Agenda 09

Horário Brasil: 09h45

Horário Dubai: 16h45

- Lançamento do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa - Estado do Pará

Local: Pavilhão Consórcio

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 28
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!