Câmara discute preparativos para a COP30 e desafios ambientais globais nesta quarta (16)

Evento em Brasília vai unir parlamentares e especialistas para discutir infraestrutura, desafios climáticos e o papel do Brasil na liderança da agenda ambiental global.

Gabi Gutierrez

A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (16), às 9h, uma comissão geral no plenário Ulysses Guimarães para discutir os preparativos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. O debate faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e deve reunir parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil para tratar de temas urgentes da agenda climática mundial.

A COP30 marca uma década do Acordo de Paris e 33 anos da ECO-92, reforçando o papel estratégico do Brasil como país-sede. A conferência é considerada um marco na mobilização global contra a crise climática e deve concentrar debates sobre financiamento climático, transição energética, compensação por perdas e danos, mitigação de emissões, adaptação às mudanças climáticas e combate ao desmatamento.

VEJA MAIS:

image COP 30: Militares treinam resposta a ameaças químicas e biológicas em Belém
Ação em Belém será nos dias 15 e 16 de julho e envolve Forças Armadas, SAMU e SESPA para atuação conjunta durante a conferência da ONU


image Papa Leão XIV envia mensagem ao Pará e abençoa livro digital sobre a COP30 nas escolas
Publicação produzida pela Diocese de Marabá foca na educação ambiental de jovens e recebe bênção apostólica por destacar temas como sustentabilidade e povos indígenas.


image Senac e Cisco ofertam 500 vagas gratuitas em cursos de TI com foco na COP 30
Parceria fortalece a qualificação profissional no Pará com cursos voltados à empregabilidade, inclusão digital e desenvolvimento sustentável

Um dos autores do requerimento que resultou na realização do debate na Câmara, o deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) destacou a relevância do evento para o Pará, o Brasil e o mundo:

“A importância da realização da COP30 em Belém é inestimável, uma ocasião única para o Estado do Pará, o Brasil e o mundo. Há pautas de interesse geral sobre o clima que não devem mais ser proteladas, dada a urgência de medidas ambientais mitigadoras de uma situação global já caótica”, diz Raimundo.

Segundo o parlamentar, a escolha de Belém como sede carrega um forte simbolismo por se tratar do coração da Amazônia. Para ele, a localização reforça o apelo por soluções que integrem justiça social e preservação ambiental.

“São muitos os temas correlatos a serem postos à mesa, desde a questão da economia verde, o debate sobre legislações até a construção de um compromisso para ser cumprido entre nações. Não é exagero dizer que há riscos não apenas para a atual geração, mas principalmente às futuras”, afirmou Raimundo Santos.

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), proponente da comissão geral, reforçou que o Brasil, ao sediar o evento, assume um papel de liderança na articulação de compromissos globais em prol do clima. “Como país-sede e líder da conferência, o Brasil assume o desafio de impulsionar compromissos e ações concretas para enfrentar a crise climática”, disse.

Ainda segundo Raimundo Santos, os desafios logísticos e estruturais da realização da COP em Belém estão sendo enfrentados com seriedade:

“As obras vêm sendo tocadas à vista de todos, e acredito que os governos federal e estadual, além da Prefeitura, não estão poupando esforços para que a Conferência seja um sucesso absoluto.”

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!