CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém chega a 95% de taxa de ocupação hoteleira nos primeiros dias de COP 30

Rede hoteleira, pontos turísticos e economia local sentem efeito direto da conferência do clima na capital paraense

O Liberal, com informações do Ministério do Turismo
fonte

A realização da COP 30 está transformando Belém em um dos centros globais de atenção. Com a expectativa de receber mais de 50 mil visitantes durante a conferência climática, a capital paraense já registra impacto recorde na cadeia do turismo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), a taxa média de ocupação hoteleira na cidade chegou a 95%.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os números refletem o sucesso do planejamento para a conferência. “Alcançar 95% de ocupação hoteleira, com uma oferta de leitos ampliada e diversificada, é a prova de um esforço conjunto. A COP 30 é um projeto de transformação que deixa um legado de infraestrutura, qualifica serviços e gera renda”, afirmou.

Belém reforça estrutura com navios-hotel e Vila COP

Para receber o grande número de visitantes, entre eles mais de 160 delegações internacionais, Belém ampliou sua capacidade de hospedagem para mais de 53 mil leitos. Além dos hotéis, a estrutura inclui imóveis de temporada e dois cruzeiros — MSC Seaview e Costa Diadema — que funcionam como hotéis flutuantes. A cidade também conta com a Vila COP, que oferece 405 suítes construídas especialmente para o evento.

 

image No 1º dia da COP 30 em Belém, vídeo mostra 'gringos' se divertindo com chuva intensa
Vídeo mostra participantes da conferência com os pés submersos após alagamento no Parque da Cidade, durante temporal nesta segunda-feira (10)

image Drinks com jambu viram sensação entre turistas na capital paraense durante a COP 30
Tropicana e Jambugin atraem visitantes em restaurante que aposta nos sabores da Amazônia

O Ministério do Turismo também teve papel estratégico no suporte à estrutura de hospedagem. A Pasta atuou junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para coibir preços abusivos e participou da negociação com a Organização das Nações Unidas (ONU), garantindo 2.500 quartos com diárias a partir de US$ 100 para as delegações oficiais.

Além disso, foram destinados R$ 322 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para empreendimentos privados envolvidos na COP 30, com foco em hospedagem, obras e capital de giro.

Pontos turísticos e economia local também sentem efeitos

O impacto da conferência também é sentido em atrações turísticas e no comércio. Um exemplo é o Museu das Amazônias, recém-inaugurado, que já recebeu 50 mil visitantes no primeiro mês. Comerciantes e moradores relatam aumento no movimento nas ruas e benefícios diretos para a economia local.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!