MENU

BUSCA

Sonia Guajajara diz que faltou 'ousadia' e 'compromisso' no rascunho do texto final da COP 30

Ministra dos Povos Indígenas criticou a ausência da proposta de criação de um "mapa do caminho" para a transição energética

O Liberal

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, fez um balanço sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ela criticou o fato da nova versão não fazer menção à necessidade de se criar um "mapa do caminho" para a transição energética.

Guajajara defende a necessidade de se chegar a um acordo sobre o fim do uso dos combustíveis fósseis, com o objetivo de reduzir o aquecimento global. “Os líderes que aqui estiveram precisavam de mais ousadia, de mais compromisso, do tamanho que é a crise climática já enfrentada hoje”, declarou.

Por outro lado, para a ministra, essa é a maior e melhor participação indígena da história das COPs. Ela elogiou também a menção da proteção dos povos e territórios indígenas no rascunho do texto final, o que classifica como uma medida eficazes para enfrentar a crise climática.

“A Aldeia COP reuniu milhares de lideranças, o Círculo dos Povos articulou as principais organizações indígenas internacionais e o programa Kuntari Katu consolidou uma atuação técnica indígena que, junto com as demais iniciativas, influenciou diretamente o processo multilateral”, escreveu a ministra.

Palavras-chave