MENU

BUSCA

Pavilhões são desmontados no último dia da COP 30

A programação para visitantes já estavam encerradas deste a ultima quinta-feira (21)

Thaline Silva*

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) chega ao fim nesta sexta-feira (21), em Belém, com o início do desmonte dos pavilhões e estandes instalados ao longo dos últimos dias. A ação, já prevista no cronograma oficial, acompanha a saída gradual das delegações internacionais após o encerramento das negociações climáticas.

VEJA MAIS 

Rascunho de documento final da COP 30 retira roteiro para abandonar petróleo e outros fósseis
Nova proposta apresenta mudanças e reúne as grandes polêmicas da edição

Jornalistas de Brasília destacam acolhimento em Belém e elogiam estrutura da COP 30
Movimento retorna nesta sexta-feira (21), após incêndio na Zona Azul

Representantes de países como Coreia do Sul, Tailândia, China e Indonésia iniciaram ainda pela manhã a retirada de materiais e a desativação de seus espaços na Green Zone — área aberta ao público e dedicada a debates, exposições e iniciativas voltadas à agenda climática. A programação para visitantes já estavam encerradas deste a última quinta-feira (21). 

Realizada entre 11 e 21 de novembro, a COP 30 reuniu chefes de Estado, lideranças indígenas, especialistas e organizações de todo o mundo. As discussões concentraram-se em avanços nas metas de redução de emissões, financiamento climático e ações para ampliar a adaptação aos impactos ambientais já em curso.

Com o encerramento oficial das atividades em Belém, a Turquia será o próximo país a sediar a conferência, prevista para ocorrer em 2026.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia