MENU

BUSCA

ONU reassume área atingida por incêndio e COP 30 retoma programação normal nesta sexta-feira (21)

Em comunicado divulgado às 20h50, a organização da COP 30 informou que o espaço passou por inspeção detalhada

O Liberal

A Organização das Nações Unidas (ONU) reassumiu, na noite desta quinta-feira (20), o espaço da COP 30 que havia sido evacuado após o incêndio de grandes proporções registrado no início da tarde. Após uma avaliação de segurança realizada em conjunto com autoridades brasileiras, a área foi considerada segura pelo Corpo de Bombeiros, permitindo o restabelecimento das operações. Com isso, a programação da conferência segue normalmente nesta sexta-feira (21), embora a parte diretamente atingida pelas chamas permaneça isolada.

Em comunicado divulgado às 20h50, a organização da COP 30 informou que o espaço passou por inspeção detalhada. “Após uma avaliação de segurança, informamos que o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros”, diz o texto.

A nota também confirma que as autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC, órgão da ONU responsável pela conferência. “A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje”, afirma o comunicado.

Apesar disso, a área diretamente afetada pelo incêndio continuará isolada até o fim da COP 30: “A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência”, diz a organização.