MENU

BUSCA

Incêndio na COP 30: ONU confirma suspensão de atividades na plenária nesta quinta-feira (20)

Segundo a ONU, não haverá programação na noite desta quinta-feira, e a retomada só ocorrerá após uma avaliação completa de segurança

O Liberal

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, na noite quinta-feira (20), que as atividades da COP 30 relacionadas a noite de hoje (20) estão suspensas, devido ao incêndio que atingiu um dos pavilhões de países na Green Zone, área que integra a Zona Azul da conferência, em Belém. Segundo a ONU, não haverá programação na noite desta quinta-feira, e a retomada só ocorrerá após uma avaliação completa de segurança.

De acordo com a organização, o fogo começou por volta das 14h. Embora a causa ainda não esteja oficialmente confirmada, testemunhas relataram que as chamas teriam iniciado entre o Pavilhão da África e o da Itália. As primeiras informações apontam duas possíveis origens: um curto-circuito em um celular que estaria carregando em uma tomada ou uma pane elétrica em um micro-ondas. Uma perícia técnica foi acionada para esclarecer o que provocou o incidente.

O fogo se espalhou rapidamente pelos carpetes e tecidos dos estandes, além de provocar estouros na fiação elétrica instalada sob o piso. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas em aproximadamente seis minutos. Apesar do susto, não houve feridos, mas 21 pessoas receberam atendimento médico por inalação de fumaça, segundo a organização.

Por precaução, a ONU determinou a evacuação imediata da Green Zone e da Blue Zone. No início da noite, apenas participantes credenciados foram autorizados a retornar ao local para retirar pertences e bagagens.

Em comunicado oficial, a organização destacou que a Zona Azul permanecerá fechada até que o Corpo de Bombeiros realize uma análise completa de segurança. A Presidência e a Secretaria da COP 30 afirmaram que já trabalham em conjunto para definir um plano de retomada, com prioridade para as negociações interrompidas.

A ONU também informou que não haverá atividades na plenária nesta noite, e que qualquer reunião eventual ocorrerá apenas para concluir consultas internas de grupos afetados pelo incêndio.