Comissão de senadores vem a Belém conferir preparativos para COP 30
Vinda à capital paraense foi decidida, nesta terça-feira (15), e atende a pedido da senadora Leila Barros (PDT-DF)
Em reunião, nesta terça-feira (15), no Senado Federal, a Subcomissão Temporária para Acompanhamento dos Preparativos para a COP 30, discutiu os avanços e desafios na organização da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, prevista para novembro, em Belém. E, entre outros encaminhamentos, aprovou a vinda de senadores à capital paraense, nos dias 18 e 19 de agosto, a fim de verificar de perto o andamento dos preparativos.
A reunião foi requerida pela presidente da subcomissão, senadora Leila Barros (PDT-DF), e foi dela também, durante a audiência, o pedido para que os integrantes do grupo venham a Belém. O pedido da senadora, ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, foi aprovado.
Participaram da audiência, a terceira realizada pelo grupo, além de senadores, o secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia; e a embaixadora e diretora de clima e negociadora-chefe do Brasil no Ministério das Relações Exteriores, Liliam Chagas.
COP 30 é evento inédito no Brasil
A COP30 é uma conferência da ONU sobre mudanças climáticas que reúne representantes de quase 200 países para dialogar e fazer acordos sobre o clima. Desde 1992, primeiro ano da reunião, os países membros firmaram um compromisso de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Essa é a primeira vez que o Brasil sedia o evento.
A Leila Barros comentou sobre os impactos ambientais globais no clima. “O mundo tem pressa, a gente não tem plano B. Não é a logística, o maior desafio nosso é justamente essas negociações, porque o mundo já está sofrendo, vidas estão sendo perdidas, insegurança alimentar”, disse ela.
"Temos realmente de frente para nós uma realidade que nos preocupa, que nos entristece. Vale muito, muita capacidade, não só de nós enquanto brasileiros e tudo mais, do mundo ter a capacidade de dialogar e enxergar frontalmente a realidade que está na nossa frente”, acrescentou Leila.
Ministério das Relações Exteriores atua para boa recepção a visitantes, diz Liliam Chagas
A embaixadora e diretora de clima e negociadora-chefe do Brasil no Ministério das Relações Exteriores, Liliam Chagas, garantiu que o Brasil fará de tudo para que não falte alojamento, espaço e comida para todos os negociadores.
“Como a COP evoluiu de uma negociação entre governos para um mega evento, as pessoas precisam chegar à cidade, elas precisam se hospedar e elas precisam chegar ao local da reunião e entrar no local da reunião. Nós sabemos que no histórico daquelas COPs, quem não conseguiu garantir isso, prejudicou o resultado final. O governo brasileiro está dando a devida importância para isso”, destacou Liliam Chagas.
Secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia, destacou que os investimentos feitos na capital do Pará, quase R$ 5 bilhões, vão deixar um legado na cidade, influenciando o turismo e o desenvolvimento econômico.
Palavras-chave