Com foco na COP 30, programa Motirõ Fadesp promove evento sobre justiça climática e crise ambiental
Encontro integra preparação da comunidade científica e acadêmica para a COP 30, que será realizada em Belém no mês de novembro
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) promove no próximo dia 5 de junho, das 9h às 12h, o segundo encontro do programa Motirõ Fadesp, no auditório do CAPACIT, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Com foco na justiça climática e os limites críticos da crise ambiental, o evento integra uma série de ações que visam preparar a comunidade de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será sediada em Belém, em novembro deste ano.
Com o tema “Justiça climática e o ponto de não retorno”, a programação contará com a presença da cientista e ecóloga Ima Vieira, pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi e assessora da presidência da FINEP. A especialista conduzirá reflexões sobre questões como "Justiça climática: O que é? Por que o desequilíbrio ambiental afeta as pessoas/camadas sociais de diferentes formas?" e "O ponto de não retorno: entendendo conceitos".
VEJA MAIS
O programa Motirõ, cujo nome vem do tupi-guarani e significa "reunião de pessoas colhendo ou construindo algo juntos, uns ajudando aos outros", propõe uma jornada de letramento socioambiental e ecológico com duração de cinco meses, de maio a outubro. A proposta é mobilizar e engajar pesquisadores, estudantes e a sociedade paraense em torno dos debates e soluções para os desafios enfrentados pela Amazônia em tempos de emergência climática.
Mais informações sobre a programação e próximos encontros estão disponíveis do site oficial da Fadesp.