Veja as principais etapas de uma seleção para vaga de emprego e como se preparar para cada um delas
Confira o passo a passo para conquistar a tão desejada vaga

Se qualificar para uma vaga de emprego não é uma tarefa fácil. No entanto, muitos profissionais da área de recrutamento auxiliam quem está em busca de uma oportunidade. São dicas e orientações que podem definir uma possível contratação.
Em um cenário de ofertas, com muitos concorrentes, é sempre bom estar preparado para o que vai encarar. Por exemplo, quais os detalhes referentes as etapas de um recrutamento. Para isso, a consultora de gestão de pessoas Ana Alice Nunes explica como os candidatos que estão em busca de emprego podem se preparar.
Veja mais
Divulgação da Vaga
Os candidatos devem prestar atenção aos principais formatos de divulgação da vaga que almejam. Devem sempre conferir sites de emprego, redes sociais, portais internos ou agências. Para se manter em destaque, Nunes alerta que é muito importante manter o currículo atualizado. “Cadastre seu currículo em plataformas como LinkedIn, Vagas.com, Gupy, etc. Ative alertas de vagas compatíveis com seu perfil”, aconselha.
Triagem de Currículos
Uma vez que o candidato manifesta interesse em uma vaga que pleiteia ocupar, os recrutadores irão analisar o seu currículo e avaliar se o seu perfil corresponde ao que eles estão à procura. Logo, é importante que os candidatos consigam adaptar um currículo específico para cada vaga. Com atenção para o destaque de palavras-chaves que despertem o interesse do recrutador.
Contato Inicial
Caso o perfil do candidato seja selecionado para uma entrevista, é necessário que este possua canais de comunicação ativos, como telefone, e-mail ou mensagem. De acordo com a consultora, os recrutadores eventualmente já costumam avaliar os candidatos a partir do primeiro contato direto. Ou seja, realizam uma pré-seleção por telefone. “Atenda o telefone com profissionalismo. Tenha disponibilidade para conversar rapidamente”, orienta.
Entrevista
Na etapa de entrevista é possível que haja fases, inclusive, com recrutadores diferentes. Por exemplo, uma entrevista com o Recursos Humanos (RH) para avaliar o perfil comportamental do candidato, visando a troca de experiências e abordagem de expectativas salariais de quem procura ocupar a vaga.
Outra possibilidade é a entrevista técnica, com um gestor da área, a fim de identificar as competências específicas do candidatando em relação ao cargo que pretende ocupar. Ana faz um alerta: “estude sobre a empresa (valores, missão, cultura); tenha clareza sobre sua trajetória e pontos fortes; prepare-se para perguntas como: ‘Por que você saiu do último emprego?’; ‘Quais seus pontos fortes e fracos?’; encare todos com atenção e demonstre segurança”.
Testes e Avaliações
É comum ser considerado em processos seletivos de emprego a aplicação de testes e avaliações para confirmar a aptidão do candidato.
Checagem de Referência
Os recrutadores podem entrar em contato com antigos empregadores, com o intuito de avaliar o histórico do candidato.
Admissão
É necessário possuir os documentos atualizados, pois isso facilitará o processo de admissão. Além da coleta de documentos, as empresas também podem exigir exames admissionais para a assinatura do contrato.
Orientações
O candidato deve obter um excelente autoconhecimento, boa comunicação e postura profissional. E deve pesquisar bastante sobre a empresa na qual pretende ocupar uma vaga.
De acordo com Nunes, o que ocasiona a perda de uma oportunidade é o próprio despreparo profissional. “As empresas esperam na candidatura a uma vaga: Profissionalismo, boa educação e postura, demonstração de interesse e desejo de aprender e crescer na empresa, além de equilíbrio emocional”, aponta.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA