MENU

BUSCA

'Você pode viver a tua religião sem ter templo', diz padre Júlio Lancellotti ao criticar decisão

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou os cultos presenciais, permitindo que templos ficassem lotados no domingo de Páscoa em plena pandemia

Repórter 70

Prepare o balde
Vai faltar água amanhã nos bairros do Umarizal, Nazaré e Reduto, em Belém, das 22h às 5h.

Infração no trânsito
Motociclistas colocam a vida de ciclistas em risco porque usam as ciclofaixas em horários de pico.

"Você pode viver a tua religião sem ter templo”

Foi o que disse, ontem, o padre Júlio Lancellotti ao criticar a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar os cultos presenciais, permitindo que templos ficassem lotados no domingo de Páscoa em plena pandemia.

 MUNICÍPIOS
Criação

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social da Amazônia trabalha para concluir, até o próximo dia 10,  estudos para uma possível emancipação dos distritos de Vitória da Conquista dos Carajás em Novo Repartimento; Sudoeste e Taboca em São Félix do Xingu; Rio Preto dos Carajás em Marabá; Monte Dourado de Almeirim e Fernandes Belo em Viseu. No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará fez plebiscito sobre emancipação do distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, e, tão logo os estudos sejam concluídos, a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará vai apresentar novos pedidos de emancipação para a Comissão Administrativa da Assembleia Legislativa.

 ELEIÇÃO
Procuradores

O procurador Ubiratan Cazetta, que atuou por mais de 20 anos no Pará, foi eleito, ontem, para presidir a Associação Nacional dos Procuradores da República. Além de Cazetta, a chapa eleita ontem é formada por outros procuradores que atuam ou já atuaram no Pará, como Manoela Lamenha, Daniel Azeredo, Gustavo Kenner, Ígor Spíndola e Bruna Menezes. O mandato é de dois anos. A posse está marcada para o dia 6 de maio.

 PREVENÇÃO
Violência

Está marcado para os dias 13 de 14 de maio o 3º Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil. O evento terá 12 apresentações on-line de participantes de diversas partes do Brasil, além de oficinas virtuais que seguem até junho e outras atividades paralelas. Por conta das medidas de prevenção à pandemia da covid-19, o congresso será 100% on-line. A data foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
 
LEILÕES
Aeroportos

O governo federal marcou para o período de 7 a 9 deste mês a chamada “Infra Week”. Vai ser uma espécie de feira para concessão de aeroportos, portos e ferrovia. A expectativa é arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos privados com as concessões. Nesta rodada, vão a leilão 22 aeroportos divididos em três blocos: Sul, Norte I e Central. O Sul é formado por nove terminais: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Navegantes e Joinville (SC), e Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). O Norte I é formado por Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), e Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC). O Central reúne Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís e Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE).  Com esse leilão, fica mais próximo a concessão, para o setor privado, dos aeroportos paraenses que formam o Bloco Norte II (Belém, Santarém, Marabá, Carajás, Altamira, no Pará, e Macapá, no Amapá).
 
IRPF
Declarações

A Receita Federal anunciou que, até o momento, apenas um terço dos contribuintes já prestou contas ao Leão com a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Embora haja projeto de lei prevendo a prorrogação até 31 de julho, ainda está valendo o prazo final de 30 de abril. A proposta de adiamento passou pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa ser aprovada pelo Senado. A estimativa da Receita é receber, neste ano, pouco mais de 32,6 milhões de declarações. A entrega é obrigatória para quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020.

VACINA

Adiamento

Causou preocupação o adiamento da aplicação, marcada para ontem, da segunda dose da vacina contra a covid-19, anunciado pela Prefeitura de Belém. Havia temor de que a mudança de data tivesse sido causada por falta de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que as doses estão garantidas. A mudança de data teria ocorrido porque o município decidiu fazer ajustes no calendário para adiantar a imunização de profissionais de saúde que são vacinados nos próprios locais de trabalho.

Eficácia

A Sesma informou ainda que, como na próxima semana está agendada a aplicação da primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades, os postos de vacinação serão reabertos também para aplicação da segunda dose, que estava marcada para ontem. Em nota, a assessoria de imprensa informou que o adiamento não vai comprometer a eficácia da vacina “já que está dentro da variação de intervalo, prevista pelo fabricante, entre uma dose e outra”. Até a noite de ontem, não havia detalhes de como será o calendário de vacinação para pessoas com comorbidades.  

EM POUCAS LINHAS 

► Foram vacinados, ontem, 99 profissionais de saúde do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, que é gerenciado pela Organização Social Pró-Saúde.

► Até o momento 588 pessoas já foram vacinadas no hospital contra a covid-19. Desse total, 225 tomaram as duas doses e 363 apenas a primeira dose.

► O município de Ananindeua começou a campanha de arrecadação de alimentos para o projeto “Ananin Solidária”. As doações podem ser feitas nos postos de vacinação contra a covid-19. As cestas serão distribuídas para famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade.

► A AstraZeneca, em parceria com a Oxford e Fiocruz, realizará hoje evento on-line com o tema “Vacina, futuro para todos”.  

► O evento é voltado para médicos e farmacêuticos. O debate é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site vacinaumfuturoparatodos.com.br.  

► O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará, até o final deste mês, o atendimento às populações ribeirinhas de Óbidos, Oriximiná, Cachoeira do Arari e de Muaná.

► Esses municípios receberão as agências móveis flutuantes do INSS, chamadas de PREVBarcos.

► Entre os serviços prestados estão recebimento de pedidos de benefícios rurais e urbanos, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e benefício assistencial.

► O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação, começa a receber hoje as inscrições para o primeiro semestre de 2021.

► Morreu, ontem, vítima de covid-19, a ex-chefe de gabinete e ex-secretária de Comunicação do município de Belém, Silvia Randel.

► Ela foi um dos principais nomes da gestão de Duciomar Costa à frente da prefeitura da capital.

Repórter 70