MENU

BUSCA

'Você é um nojo', dispara Felipe Neto a Tiago Leifert

O youtuber criticou a fala do apresentador que declarou, em entrevista, que não votará em Lula nem em Bolsonaro em caso de um segundo turno nas eleições

Repórter 70

Até o meio-dia
Moradores do bairro do Guamá ficarão sem água nas torneiras. A suspensão é causada por obras da Cosanpa.

Em queda
O preço do litro do açaí do tipo médio voltou a cair. Passou de R$ 22 para R$ 20 em alguns pontos de vendas de Belém.

 

 

"Você é um nojo.”

Foi o que postou, em rede social, o youtuber Felipe Neto se referindo ao apresentador Tiago Leifert. Motivo? Leifert declarou, em uma entrevista, que não votará nem em Lula e nem em Bolsonaro em caso de um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. “Pra mim não dá. Vou anular”, disse o apresentador. “Você vota nulo porque tá alinhado com um discurso de elite”, criticou Neto.

ORÇAMENTO

Debate

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 será debatido hoje durante audiência pública na Câmara Municipal de Belém. A apresentação da proposta será feita pelo secretário municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty. A LDO define as prioridades para aplicação dos recursos públicos. A audiência é aberta para a população em geral.

Eixos

Enviada pelo Executivo municipal para a Câmara, a proposta detalha projetos em seis eixos estratégicos, conforme aprovado no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, outro documento importante para direcionar a aplicação dos recursos públicos. Os eixos são “Saúde, educação e segurança”, “Infraestrutura, mobilidade, habitação e meio ambiente”, “Economia, turismo, inovação e inclusão produtiva”, “Assistência social, direitos humanos e diversidade”, “Cultura, comunicação, juventude, esporte e lazer” e “Gestão, transparência, serviço público e participação popular”.

Estado

Na Assembleia Legislativa do Pará, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou, ontem, o projeto da LDO estadual. O projeto, que constitucionalmente tem origem no Executivo, recebeu 23 emendas e, dessas, doze foram acolhidas pelo relator da matéria, o deputado estadual Igor Normando (Podemos). O próximo passo é levar o relatório para análise do plenário.

MOVIMENTO

Teto

Delegados da Polícia Civil se unirão, hoje, aos auditores fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda em assembleia geral. Esses servidores reivindicam mudanças na Constituição do Estado do Pará para que eles também tenham direito ao teto do serviço público, a exemplo do que ocorre com outras carreiras de Estado como a dos procuradores.

CINEMA

Escravidão

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) promoverá, hoje, uma sessão especial de exibição do longa-metragem “Pureza”, estrelado pela atriz paraense Dira Paes. O filme conta a saga de uma mãe em busca de seu filho, aliciado para o trabalho análogo à escravidão, no Pará. A sessão faz parte da programação da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental que o TRT8 realiza até sábado, 11. O filme será exibido no auditório do tribunal, que fica em frente à Praça Brasil, às 14h.

ÁGATA NORTE

Apreensões

A Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral é uma das entidades nacionais que acompanham as investigações sobre as apreensões de minérios ilegais no Pará. Para os especialistas é fundamental saber como esses minérios chegam e saem do porto de Vila do Conde, no município de Barcarena. Na apreensão de ontem, foram 202 mil toneladas de manganês, cobre e cassiterita. Esse é um resultado da operação “Ágata Norte”, coordenada pelo Ministério da Defesa em conjunto com as Forças Armadas, Polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar do Pará e Amapá e apoio de órgãos como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

MACACOS

Análise  

Além da Universidade Federal Rural da Amazônia, o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado ao Ministério da Saúde, também trabalha na investigação da causa das mortes de oito macacos do Jardim Botânico “Bosque Rodrigues Alves”. O IEC informa que recebeu, na última segunda-feira, amostras biológicas de quatro dos oito animais mortos nos últimos dias. Os resultados preliminares devem ser divulgados até a próxima sexta-feira. Uma portaria do Ministério da Saúde prevê que doenças que acometem animais devem ser obrigatoriamente notificadas às autoridades de saúde.

POBREZA

Combate

Uma das principais ministras do governo Fernando Henrique Cardoso e diretora do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Wanda Engel estará em Belém nesta semana para dois eventos públicos. Amanhã, fará o lançamento de seu livro “Pobreza e Desigualdade: Dá para Superar”. Na sexta-feira, 10, a autora participará de roda de conversa com professoras da Universidade Federal do Pará e do Centro de Estudos Superiores do Pará. Com 60 anos de atuação na área social, Engel foi pioneira no mapeamento dos dados de famílias atendidas por políticas de transferência de renda.

Em Poucas Linhas

► “Junho Vermelho” é a campanha que vai, ao longo deste mês, chamar a atenção para a necessidade de aumento das doações de sangue. A campanha é especialmente importante para pacientes em tratamento contra o câncer. O hematologista Marcos Laércio, do Centro de Tratamento Oncológico do Pará, explica que esses pacientes correspondem a 30% da demanda por sangue. Com a pandemia da covid-19, as doações de sangue registraram uma redução de 11% no Pará.

► Será encerrada no próximo dia 17 a campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2”, que arrecada alimentos não perecíveis para os catadores de materiais recicláveis que atuam na Região Metropolitana de Belém. Os pontos de arrecadação funcionam nas unidades do Judiciário paraense.

► O Museu Paraense Emílio Goeldi anunciou, ontem, que, a partir do próximo fim de semana, não haverá mais necessidade de agendamento obrigatório para visita ao Parque Zoobotânico situado no bairro de São Brás, em Belém. A obrigatoriedade está mantida apenas para grupos de escolas e centros comunitários e pode ser feita por e-mail.

► A advogada paraense Larissa Medeiros Rocha lançará, no próximo dia 15, em Belém, o livro intitulado “Direito dos Trabalhadores LGBT”. A obra tem sido apontada por especialistas como uma referência jurídica sobre o tema.

► As vendas para o “Dia dos Namorados” sinalizam para um faturamento maior do setor na capital paraense em comparação ao ano de 2019, pré-pandemia de covid-19. Nas lojas do centro comercial de Belém e nos shopping centers, cresce o movimento de consumidores em busca de presentes. Muitos querem comprar peças de vestuário e também calçados.

Repórter 70