MENU

BUSCA

'Vamos solucionar o caso', afirma Jair Bolsonaro sobre desaparecimento de jornalista e indigenista

O presidente reagiu às críticas sobre a falta de empenho do Governo Federal

Repórter 70

“Medicina Solidária”
Hoje, das 8h às 12h, haverá atendimento médico gratuito na sede da Igreja Angelim, no bairro do Marco, em Belém.

Combate ao crime
O município de Benevides receberá, hoje, uma central de videomonitoramento e câmeras de segurança. 

 

 

"Vamos solucionar o caso.”

Presidente Jair Bolsonaro ao reagir, ontem, às críticas de falta de empenho e às cobranças para que o governo federal desvende o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Segundo Bolsonaro, mais de duas centenas de militares foram mobilizadas para solucionar o caso “o quanto antes”.

ANIMAIS

Campanha

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belém fará hoje, às 9h, um ato em defesa dos animais do Jardim Botânico “Bosque Rodrigues Alves”. Na ocasião, será lançada a campanha “Não alimente os animais, você vai matá-los”. A ideia é alertar sobre os riscos da alimentação inadequada para os bichos. No início deste mês, foram registradas as mortes de oito macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus) que faziam parte da fauna do espaço. A Universidade Federal Rural da Amazônia e o Instituto Evandro Chagas analisam amostras biológicas dos espécimes para esclarecer a causa das mortes. A suspeita é de que os macacos tenham sido envenenados.

CIGARRO

Queda

A Região Norte lidera o ranking nacional de redução de consumo de cigarros no Brasil. Em 15 anos, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a média nacional de queda foi de 6,2%. No Norte, o índice ficou em 8,8%. Logo em seguida vem o Nordeste, onde o número de fumantes caiu 7,6% no período. A pesquisa é animadora, mas traz um dado preocupante: tem aumentado o número de fumantes na faixa de 25 a 35 anos, que já representam 10,6% do total.

TETO

Reivindicação

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), recebeu, nesta semana, uma comissão formada por representantes dos auditores fiscais de Fazenda, delegados da Polícia Civil e coronéis da Polícia Militar. Na pauta, a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição do Estado para corrigir o que essas categorias consideram distorções no pagamento do teto da remuneração de servidores do Executivo. A ideia é que a proposta seja apresentada e votada antes do recesso parlamentar, que começará no próximo dia 30.  

Tramitação

O movimento foi encabeçado pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual (Sindifisco). O titular da Sefa, René Souza, tem dado sinais de ser favorável à medida, o que pode ajudar a agilizar a tramitação. No encontro com “Chicão” estavam o presidente do Sindifisco, Antonio Catete, o auditor Charles Alcantara, o sub-secretário da Administração Tributária, Eli Sósinho, o coronel Hilton Benigno e a delegada Maria José Moraes.

MOTORISTAS

Benefício

Começou a tramitar, no Senado, o projeto de lei que propõe a isenção das taxas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação a motoristas que trabalham no transporte de passageiros e mercadorias. O benefício incluiria entregadores de aplicativos, motoboys, mototaxistas, taxistas e motoristas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas. A proposta é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil tem 1,1 milhão de motoristas de aplicativos e 278 mil trabalhadores no setor de transporte de mercadorias.

AMAZÔNIA+10

Edital

Foi lançado durante a abertura do Fórum Nacional Consecti/Confap, em Manaus (AM), o edital “Amazônia+10” para a concessão de bolsas nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O fórum reúne representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e representantes de comunidades acadêmicas e científicas. O edital prevê a seleção de projetos nas áreas de conservação da biodiversidade, crise climática, proteção de populações e comunidades tradicionais. Só a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo já fez um aporte de R$ 100 milhões para as ações na área.

REMÉDIO

Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará publicou, ontem, no Diário Oficial do Estado, uma nota técnica definindo critérios para compra e distribuição do medicamento Baricitinibe, o primeiro a ser aprovado para o tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde. O remédio passará a ser disponibilizado em todos os hospitais públicos do Estado. O Baricitinibe poderá ser usado, exclusivamente, em pacientes adultos internados e que estejam fazendo uso de suporte de oxigênio por máscara ou cateter nasal.

Em Poucas Linhas

► Mais um sinal de que, aos poucos, a vida vai voltando ao normal após dois anos de pandemia. A Secretaria de Estado de Saúde deixou de publicar, nas redes sociais, os números de casos e de mortos por covid-19. As estatísticas continuam sendo disponibilizadas apenas no portal de monitoramento da doença.

► A Assembleia Legislativa do Pará realizará, hoje, a sessão solene em homenagem à Sociedade Bíblica do Brasil, que está completando 74 anos de fundação. O requerimento para a solenidade foi do deputado estadual Raimundo Santos (PSD).

► Terminará neste domingo, 12, o prazo de inscrições ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de  300 agentes penitenciários temporários. Os selecionados vão atuar nas unidades prisionais do Estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico pss.seap.pa.gov.br.

► O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, órgão ligado ao Tribunal de Justiça do Pará, realizará, hoje, às 8h, uma cerimônia de casamento comunitário para 52 pares de noivos. O evento marca o encerramento das semanas estadual e nacional da conciliação. A cerimônia reunirá casais de baixa renda que estejam vacinados contra a covid-19 com pelo menos duas doses da vacina.

► O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abriu, ontem, o prazo de inscrição para o processo seletivo para preencher vagas remanescentes para o cargo de recenseador.

► O Tribunal de Contas do Estado do Pará realizará, hoje, a partir das 9h, o “Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro” para marcar os 75 anos da Corte.

Repórter 70