MENU

BUSCA

Temer defende harmonia entre os Três Poderes e critica debate de impeachment

Repórter 70

Ícone nacional
A exposição “Dener: retratos da vida e obra” homenageia o estilista paraense considerado o criador da moda brasileira.

Tecnologia da informação
O setor de TI é um dos que mais cresce nos país, diz a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação.

 

 

 

 

 

"Neste momento, não ajudaria a propor o impeachment de Bolsonaro”

MICHEL TEMER, ex-presidente da República, ao criticar a discussão de um eventual processo de destituição de Jair Bolsonaro a essa altura do mandato. O emedebista, ao defender a harmonia entre os Três Poderes, também critica o que descreve como “ativismo judicial”, mas considera legítima a investigação das redes sociais e ataques ao Supremo Tribunal Federal.

 

PARTIDOS

Troca-troca

A pouco mais de seis meses para o fim do prazo de filiações partidárias, para quem deseja concorrer nas eleições gerais do ano que vem, o movimento nos partidos no Estado  já é intenso. Filiada atualmente ao PCdoB, a ex-governadora do Pará Ana Júlia Carepa, por exemplo, está de malas prontas para mudar de legenda.

DESTINO

As conversas se intensificaram com o PSB, no que poderia ser um movimento semelhante ao feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, que também era do PCdoB. Mas tudo indica que Ana Júlia fará um caminho diferente. Fontes próximas à ex-governadora garantem que ela retornará ao PT, partido onde passou boa parte da vida política. As conversas estão bem adiantadas e envolvem o ex-presidente e possível candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.    

SENADOR

Visita

O senador Antônio Anastasia (PSD-MG) tem agenda marcada em Belém ainda neste ano. Ele virá à capital paraense no início de dezembro para discutir a possibilidade de mudanças na lei nacional de tributação dos produtos primários e semielaborados, voltados para a exportação.

Convite

O parlamentar de Minas Gerais aceitou o convite do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco) para participar do “Seminário Internacional Justiça Fiscal, Desigualdade e Desenvolvimento no Estado do Pará” e será um dos palestrantes da mesa que tem como tema “Perspectiva de desenvolvimento e o papel da tributação mineral”.

CLIMA

Resiliência

A Prefeitura de Belém aderiu à campanha “Corrida das Cidades para a Resiliência”, programa internacional compartilhado com prefeituras no mundo inteiro, com o objetivo  de  contribuir com a mitigação dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas. Na campanha, os governos municipais assumem metas e trocam experiências em relação a diversos pontos como, por exemplo, recolhimento e tratamento de resíduos sólidos, arborização, procedimentos em áreas sujeitas à risco ambiental, preservação de florestas municipais, consulta à população e participação popular na elaboração de políticas públicas.

VANTAGENS

As cidades participantes da campanha, além da troca de experiências e intercâmbios profissionais, ficam mais bem posicionadas para terem acesso a fundos internacionais que tem como pré-requisito à valorização da natureza. No Brasil, além de Belém, os municípios de São Paulo (SP) e Recife (PE) também fazem parte da “Corrida das Cidades para a Resiliência”.

CPI

Instituto

As investigações da CPI da Covid estão respingando no Instituto Evandro Chagas (IEC), uma das mais respeitadas instituições científicas do País. O IEC foi citado em trocas de mensagens da ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro Ana Cristina Valle com o advogado Marconny Albernaz de Faria. Ele teve o aparelho apreendido em outubro do ano passado durante operação conjunta da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) para apurar possíveis desvios de recursos no IEC. A suspeita é de que Marconny teria intermediado junto ao Ministério da Saúde, a pedido do ex-diretor substituto do IEC Marcio Roberto Nunes, a nomeação de Jorge Travassos como diretor do órgão e, para isso, segundo apuração do MPF, teria sido remunerado.

RESPOSTA

Após as mensagens virem à tona, em reportagem publicada pelo jornal O Globo, a direção do IEC, no Pará, divulgou nota em que afirma que a operação que resultou na prisão de servidores foi motivada por ações da própria ouvidoria do instituto. Também afirma que tem colaborado com as investigações, atendendo às demandas do MPF e PF. Na nota, a direção do IEC garante ainda que tem tomado “medidas internas de correção, a exemplo da exoneração do servidor Márcio Roberto Teixeira Nunes, do cargo de diretor substituto, desde o momento da sua prisão preventiva pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Hospedeiro”.

EM POUCAS LINHAS

  • Quem também está pronto para trocar de legenda no Pará é o deputado Hilton Aguiar. As informações são de que ele deixará o DEM e se filiará ao Avante.
  • Foi divulgado na semana passada, o relatório da consultoria Arko Advice, que desde 1998, faz a lista dos integrantes do Congresso apontados como parte da elite parlamentar do País.
  • O Pará tem dois nomes no estudo. O deputado federal Celso Sabino (PSL), relator da reforma do Imposto de Renda, e o senador Paulo Rocha (PT).
  • Outro paraense citado pela Arko é Paulo Bengtson. Ele aparece na lista dos 24 parlamentares “para ficar de olho”. Ou seja, é considerado liderança em ascensão.
  • Ao todo, o estudo lista 124 parlamentares, sendo 89 deputados federais e 35 senadores.
  • Foi aprovado, na semana passada, pela Câmara Municipal de Marituba o projeto de lei que prevê a concessão de vale-transporte aos professores da rede municipal de ensino.  O benefício seria destinado a quem trabalha a mais de 500 metros de casa.
  • O autor do projeto, que segue agora para sanção ou veto da prefeita Patrícia Mendes,  foi o vereador Antônio Armando Júnior (Solidariedade).
  • A Câmara Municipal de Belém realizará, na terça-feira, 28, sessão itinerante na ilha do Outeiro. Será na quadra da Escola Bosque. A ideia é debater  problemas específicos da comunidade da ilha.
  • Um homem estaria se fazendo passar por padre e pedindo dinheiro, por meio de transferência bancária, aos fiéis.
  • Na semana passada, a Arquidiocese de Belém alertou que se trata de um golpe. Em nota, afirma que a pessoa identificada como Anderson Costa Vieira não faz parte do clero.
  • No documento, a Arquidiocese lembra ainda que não é hábito dos sacerdotes fazerem pedido de dinheiro por meio de transferências digitais.
  • Um domingo de saúde e paz a todos os leitores. 
Repórter 70