MENU

BUSCA

'Tem que ter uma informação precisa e veraz', afirma o vice-presidente ao criticar governo federal

Hamilton Mourão disse que uma melhor comunicação com a população é necessária 'para que as pessoas entendam o que está acontecendo'

REPÓRTER 70

Atletas do Pará se destacam
Onze atletas paraenses de jiu-jítsu retornaram ao Estado, depois de disputar o AJP Tour Internacional, com 15 medalhas.

Quilombolas protegidos
Centenas de quilombolas da Região Metropolitana de Belém foram vacinados contra a covid-19, ontem.

"Tem que ter uma informação precisa e veraz, para que as pessoas entendam o que está acontecendo”.

A declaração é do vice-presidente Hamilton Mourão, que criticou novamente a forma como o governo federal se comunicou com a população durante a pandemia do novo coronavírus.

PSL

TROCA

Prevista para ser formalizada até esta sexta-feira, 25, a saída do delegado federal Everaldo Eguchi do PSL vai abrir as portas da legenda para o deputado federal Celso Sabino, hoje no PSDB. À coluna, Sabino confirmou que deseja sair do ninho tucano para abrigar-se na legenda que já teve nos seus quadros o presidente da República, Jair Bolsonaro. A dança das cadeiras ainda depende da decisão de lideranças nacionais.  

OBSTÁCULOS

Além do aval das lideranças nacionais, Celso Sabino precisará vencer um obstáculo para a filiação. Ele quer deixar o PSDB sem risco de perder a cadeira de deputado federal. Para isso, ingressou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo declaração de justa causa para a desfiliação partidária. Na ação, Celso Sabino argumenta que dentro do PSDB tem sido alvo de “grave discriminação política pessoal”.  

DISCRIMINAÇÃO

Entre os indícios dessa discriminação estaria a desigual distribuição de recursos do fundo partidário para a campanha de 2020, quando cada deputado do partido pode indicar a aplicação de R$ 1,3 milhão para as despesas com as eleições nos seus Estados. Sabino afirma que ele foi autorizado a indicar gastos de somente R$ 300 mil. Além disso, ao longo de todo o ano passado, o deputado foi alvo de ameaças de expulsão, uma delas quando foi indicado para assumir a liderança do governo na Câmara Federal.

SAUDAÇÃO

Apesar de ainda esperar a decisão da ação no TSE, Celso Sabino já é saudado como o novo comandante do PSL no Pará. Um dos depoimentos, publicados ontem nas redes sociais, foi de Manoel Veloso, o Dr. Veloso, ex-presidente da legenda. Ele confirmou que o PSL está se aproximando do MDB do governador Helder Barbalho, motivo alegado por Eguchi para deixar o PSL.    

AVENIDA

LIBERDADE

Em conversa informal durante prestação de contas ao Conselho da Cidadania, ontem, o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) falou sobre a possibilidade de mudança no projeto original da avenida Liberdade.  Segundo Edmilson, após diálogos com a comunidade científica da Universidade Federal Rural da Amazônia, foi levada ao governo do Pará a ideia de um viaduto ser incorporado à avenida, passando por cima da área de várzea da universidade, o que poderia reduzir impactos ambientais apontados por críticos da obra. A avenida Liberdade terá 14 quilômetros e ligará a Alça Viária à avenida Perimetral e será uma via alternativa para entrada e saída de Belém.  

SÉRIE

EMASCULADOS

Na esteira do sucesso da série sobre o caso Evandro, o Globoplay, serviço de streaming da Globo, anunciou que sua próxima produção do gênero “true crime” terá como tema o caso dos meninos emasculados de Altamira, uma série de crimes que chocou o País inteiro no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. A Globoplay confirmou que já deu início ao trabalho de apuração e produção.

MISTÉRIO

Os crimes foram registrados entre 1989 e 1992 na cidade de Altamira. Meninos entre oito e 14 anos eram sequestrados e mutilados. Seis crianças foram mortas, três sobreviveram aos ataques e pelo menos cinco seguem desaparecidas até hoje. Apesar da grande repercussão, o caso nunca foi completamente esclarecido. Líder de uma seita, Valentina de Andrade chegou a ir a júri popular na capital paraense. Depois, um serial killer maranhense confessou os crimes, mas recuou. O documentário promete trazer novos elementos sobre o caso.      

CÍRIO

EXPECTATIVA

No domingo, 8 de agosto, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, os padres barnabitas e a Diretoria da Festa de Nazaré anunciarão a programação oficial do Círio deste ano. O anúncio foi marcado para logo depois da missa das 18 horas, na Basílica Santuário. É grande a expectativa para saber se haverá romarias presenciais em 2021. No ano passado, parte da programação foi mantida, mas as procissões oficiais tiveram que ser canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, com a campanha de imunização contra o coronavírus avançando nos municípios paraenses, a expectativa é de que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorra com muitos fiéis nas ruas.        

Em Poucas Linhas

► Em relatório anual, o Instituto Evandro Chagas anunciou que, apesar da pandemia, manteve o andamento de 281 pesquisas e fez mais de 61 mil análises laboratoriais que contribuíram com o trabalho de vigilância em saúde de todo o Brasil. Pesquisadores do órgão publicaram 145 novos artigos científicos.

► O projeto Anamã, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Pará, é um dos quatro finalistas da Race To Rethink Plastic, uma competição criada para impulsionar projetos com soluções sustentáveis. O Anamã foi criado em 2020 e desenvolve tecnologias de baixo custo para reduzir a quantidade de plásticos nos oceanos e assim preservar a vida marinha. Uma das soluções desenvolvidas pelo projeto é a ecobarreira, produzida a partir de fios de garrafa PET e instalada em canais de Belém e região. A ecobarreira evita que esses poluentes cheguem aos oceanos.

► Pacientes oncológicos devem ser vacinados não apenas contra a covid-19, mas também contra diversas outras doenças. Devem ficar atentos, contudo, para o tipo de imunizante. Vacinas desenvolvidas com bactérias ou vírus atenuados seriam contraindicadas para pacientes com imunidade reduzida. Essas orientações fazem parte do Guia de Vacinação para Pacientes Oncológicos, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). O oncologista paraense Sandro Cavallero coordenou a publicação.

► Ainda falta pouco mais de um ano para as eleições do ano que vem, mas conversas partidárias já se intensificaram, afinal, quem desejar concorrer precisará ter, no mínimo, um ano de filiação partidária. Até outubro deste ano a movimentação vai ser grande.  

Repórter 70