MENU

BUSCA

'Quero construir uma chapa para ganhar as eleições', diz Lula ao reforçar hipótese de vice

Os comentários estão cada vez mais fortes para uma chapa entre Lula como presidente e Alckmin como vice

Repórter 70

No Mangueirinho
O governo do Estado garante esquema de segurança para a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que começa hoje.

Efeito reclusão
Estudo em âmbito nacional aponta que 90% das crianças brasileiras entre 2 e 5 anos assistem TV na pandemia.

"Quero construir uma chapa para ganhar as eleições.”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao reforçar a hipótese de ter Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) na vice de sua chapa presidencial em 2022. O ex-presidente da República afirmou que ambos estão buscando construir um acordo. “Tive uma extraordinária relação com o Alckmin no meu governo”, resume.

DAVOS

CONVITE

O presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, enviou ao governador do Pará, Helder Barbalho, convite para que ele participe do evento que reunirá os principais líderes mundiais para tratar dos rumos da economia global no pós-pandemia. O encontro está marcado para o período de 17 a 22 de janeiro de 2022, na cidade de Davos, na Suíça. No ano passado, por causa da pandemia, parte do encontro ocorreu apenas remotamente.  No convite, Brende destaca a importância da presença de um líder político da Amazônia no Fórum que reúne a nata do capitalismo mundial. Neste ano, o evento deve ter como assuntos centrais as questões ligadas ao aquecimento global, à pandemia e à economia sustentável.    

PSDB

REVOADA

Conforme antecipado pela coluna na edição de ontem, o ex-governador Simão Jatene confirmou a desfiliação ao PSDB, após 33 anos. Um dos fundadores da legenda no Estado, Jatene foi eleito três vezes governador do Pará pelo partido. Ontem, em vídeo de pouco mais de nove minutos, o ex-governador disse não concordar com os rumos atuais do partido, mas deixou claro que não sai do jogo político. “Se tenho que admitir que o partido, pelo qual lutamos e com o qual sonhamos, não existe mais, devo dizer que, a cada dia, se fortalece a nossa crença no nosso Pará e na nossa gente. Que venha o futuro”.

MÁGOAS

Jatene confirmou que a aliança do PSDB com o governo de Helder Barbalho (MDB) foi um dos principais motivos para sua saída do ninho tucano. Pela primeira vez falou publicamente sobre as mágoas com colegas de partido que ajudaram a reprovar as contas de seu mandato, referentes ao ano de 2018, dificultando uma possível candidatura em 2022. Jatene classificou os votos de colegas de legenda contra “contas de um governo de que muitos deles haviam participado” como “vergonhosa incoerência, covardia e oportunismo”.

CONVERSAS

Presidente do PSD no Pará, o ex-vice-governador do Estado Helenilson Pontes confirmou à coluna que tem conversado sobre a possibilidade de filiação de Simão Jatene na legenda. “O ex-governador Simão Jatene tem uma história política importante no Estado e com o PSD e existe, sim, a possibilidade de ele vir ao partido”, disse Pontes, sem adiantar detalhes.

PREJUÍZO

“GATOS”

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal aprovou ontem Projeto de Lei de autoria do senador paraense Zequinha Marinho (PSC) que limita a cobrança aos consumidores das perdas tidas pelas distribuidoras de energia com as chamadas perdas não técnicas, os populares “gatos”. Atualmente, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que os custos com essas perdas sejam repassados aos consumidores. Só no Pará, de acordo com a distribuidora de energia, os “gatos” e erros de medição representam 30,1% do consumo.

TRÂMITE

Zequinha Marinho defendeu que o problema dos “gatos’’ e das falhas na medição fazem parte dos riscos da atividade de distribuição e comercialização e que por isso não podem ser embutidos na conta de energia elétrica. Agora, a matéria segue para a Comissão de Infraestrutura, onde a decisão terá caráter terminativo. Ou seja, se não houver recurso para análise no Plenário do Senado, o texto será enviado diretamente para a Câmara dos Deputados.

PALMITO

VISTORIA

Após denúncias do descumprimento de boas práticas por parte de “fabriquetas” de palmito de açaí situadas às margens de rios do entorno da cidade de Igarapé-Miri, o Ministério Público do Pará realizou fiscalização e constatou uma série de inadequações no manejo do produto, o que coloca em risco a saúde dos consumidores. Na operação, coordenada pela promotora de Justiça Ângela Maria Queiroz, foram flagradas também irregularidades como a terceirização da produção do palmito para comunidades ribeirinhas que estão fora dos limites das fábricas e da cadeia de produção do alimento, ou seja, o palmito daquela localidade está sendo produzido e transportado de forma clandestina.

EM POUCAS LINHAS

► Em linha direta com a coluna, um amigo do governador Helder Barbalho afirma que outros jogos em que ele esteve na torcida terminaram com resultado favorável. E citou ao menos duas ocasiões: uma foi na final da Copa do Mundo de 1994, em que o Brasil se sagrou tetracampeão mundial de futebol. E a outra, mais recente e também com o Flamengo, em 2019, quando o time carioca conquistou o bicampeonato da Libertadores, ao vencer de virada o River Plate.

► A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, e a vereadora Sinara Vilaça receberam, no último sábado, 27, em cerimônia realizada no Cabana Clube, o Prêmio Destaques do Ano 2021. A outorga é concedida a empresários, políticos e profissionais liberais que se destacam em prol do desenvolvimento econômico e social de Barcarena.

► Em visita ao presidente-executivo do Grupo Liberal, Ronaldo Maiorana, na tarde de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo, o Chicão (MDB), informou que a sessão especial para comemorar os 75 de O LIBERAL foi marcada para a quinta, 9 de dezembro. A sessão foi proposta pelo deputado Gustavo Sefer (PSD).

► Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Belém, a programação oficial do chamado “Dezembro Vermelho” começa com um café da manhã, às 7h, para usuários e servidores do Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casadia).

► O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, não se deixou levar pelas pressões. Diante dos dados que apontam risco real de uma nova onda da covid-19 na capital, demonstrou firmeza e anunciou o cancelamento de eventos públicos de Carnaval e Réveillon, seguindo o que vem sendo feito em muitas metrópoles mundo afora.

► O jornalista Silvio Navarro, da revista Oeste, estreia hoje coluna semanal no caderno Política de O LIBERAL

Repórter 70