MENU

BUSCA

'O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental', diz Tite

O técnico justificou a escolha do lateral que está sem jogar há quase dois meses após seu time ser eliminado precocemente do Campeonato Mexicano

Repórter 70

Fora da Copa
Torcedores no Pará ficaram frustrados com a ausência do paraense Rony (Palmeiras) na lista de Tite. Ainda havia esperança.

Consciência ambiental
Pesquisa aponta que 62% dos brasileiros que separam lixo reciclável destinam corretamente produtos eletroeletrônicos.

 

 

"O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental”

TITE, ao justificar a escolha do lateral de 39 anos, que está sem jogar há quase dois meses porque o seu time, o Pumas, foi eliminado de forma precoce no Campeonato Mexicano. Antes disso, Dani Alves já havia ficado semanas sem jogar porque estava sem clube. “Poderiam ter outros convocados. São escolhas.”, disse o técnico da seleção.

VACINA

POLIOMIELITE
 
Em pronunciamento no último domingo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que pais e mães não deixem de levar as crianças para tomar a vacina contra a poliomielite. O pronunciamento foi devido à baixa adesão à campanha de vacinação em todo País. Diante dos apelos das autoridades de saúde, os números têm crescido, mas ainda estão bem abaixo do esperado. Em Belém, por exemplo, já foram aplicadas 34 mil doses em crianças de um a quatro anos de idade, o que corresponde a 51,09% da cobertura vacinal. A campanha nacional teve início no mês de agosto e a meta na capital paraense é aplicar 66.559 doses da vacina, para atingir 95% da cobertura vacinal em Belém.
 
COVID-19
 
Embora esteja pessoalmente empenhado no aumento da imunização contra a poliomielite, o ministro da Saúde vem sendo criticado pela demora em tomar medidas para a vacinação de crianças acima de seis meses contra a covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  aprovou a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças nessa faixa etária, mas até o momento o governo federal não deu andamento à compra de doses necessárias para atender esse público.

VARÍOLA

ALERTA 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou, até a tarde de ontem, 75 casos da varíola dos macacos no Pará. O número retrata os últimos três meses, desde que o primeiro caso foi confirmado no Estado. A avaliação da Sespa não classifica ainda a doença como endêmica, isto é, de alta prevalência, porém, reforça o alerta de prevenção, descrito em manual já expedido para profissionais de saúde e a população em geral. No momento, Belém lidera o número de casos: foram 52, até ontem. Os outros pacientes são moradores de municípios da Região Metropolitana, nordeste, sudeste e Marajó.

QUEIXAS

VER-O-PESO
 
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez ontem visita ao complexo Ver-o-Peso. Foi acompanhado de vários secretários municipais, além de representantes da Guarda Municipal e de outros órgãos, para ouvir queixas dos feirantes e verificar as necessidades do espaço, considerado a maior feira a céu aberto da América Latina. Ao final, Edmilson sugeriu que seja realizada uma assembleia geral para reunir os mais de 1,2 mil feirantes cadastrados no complexo, para discutir os problemas do cartão postal mais famoso da cidade.
 
REFORMA
 
A Prefeitura de Belém planeja uma reforma emergencial no complexo, para eliminar problemas do cotidiano dos feirantes, como a revisão da instalação elétrica, recuperação da lona e recuperação da rede de drenagem, além de uma ampla reforma. A PMB pretende lançar um edital nacional, em breve, para a nova reforma do Ver-o-Peso, a exemplo do que foi feito na primeira grande reforma, executada pela gestão do prefeito Edmilson.

ACORDO

NAZARÉ
 
No primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, a Justiça do Trabalho da 8ª Região, que abrange Pará e Amapá, deu continuidade às negociações entre a rede de supermercados Nazaré e seus ex-empregados. As conversas avançaram e há possibilidade de o grupo oferecer aos trabalhadores um imóvel, que poderá sanar o total das verbas trabalhistas das cerca das 1,2 mil pessoas que ainda não receberam suas indenizações. A próxima audiência foi marcada para a sexta-feira, 11.

ITÁLIA

CULTURA
 
Será realizado de 22 a 24 de novembro, na Estação das Docas, em Belém, o Festival Itália Mia, que vai destacar as influências da cultura italiana no Pará. O festival vai reunir elementos da gastronomia, arquitetura, dança, música e cinema. A programação é gratuita e destinada a todos os públicos e faixas etárias.  A realização é do Grupo Liberal e conta com a chancela da Embaixada da Itália no Brasil.
 
REPRESENTAÇÃO
 
O vice-consulado no Estado funciona na sede do Grupo Liberal, que tem suas raízes italianas originárias em seu fundador, o jornalista e empreendedor Romulo Maiorana, e como atual vice-cônsul da Itália, no Pará, Rosângela Maiorana, que também é vice-presidente do grupo de comunicação.

Em Poucas Linhas

► A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) celebra, no próximo dia 18 de novembro, 45 anos de existência. Para marcar a data, será realizada uma solenidade presencial com a direção e colaboradores da entidade; reitores e pró-reitores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e dirigentes das instituições apoiadas pela Fundação. O evento será realizado a partir das 9h, no auditório Arlindo Pinto, no prédio anexo ao Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Na ocasião, será apresentada a campanha publicitária institucional “Fadesp 45 anos”, composta por peças que ressaltam a importância de seu papel no fomento à produção científica na Amazônia.

► Segue até dia 14 a seleção da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para o Processo Seletivo Especial 2023 II, com 140 vagas nos cursos de Administração, em Oriximiná, e Direito, em Almeirim e Novo Progresso. As inscrições são exclusivamente pela internet, no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, no valor de R$ 20.

► A atividade de perfuração marítima na bacia da foz do rio Amazonas, noticiada pela coluna no último mês de agosto, terá a primeira reunião informativa em Belém, na próxima quinta-feira, 10, às 16h, no Hotel Gran Mercure, em Belém. A reunião é uma exigência legal que começa a ser cumprida pela Petrobras, que deverá explanar para segmentos da sociedade civil o que está sendo feito no chamado bloco “Amapá Águas Profundas”, onde as perfurações, iniciadas em outubro, deverão avaliar a extensão da reserva de petróleo a 160 metros da costa. Fontes da Petrobras garantem que a previsão para os próximos quatro anos, até 2026, é de perfurações de 14 poços de petróleo e gás natural nesta zona do Pré-Sal da Amazônia.

Repórter 70