MENU

BUSCA

'Não sepultamos uma mulher, sepultamos uma multidão', declara o padre Fábio de Melo

O religioso falou no programa Domingão do Faustão sobre a perda de Marília Mendonça

Repórter 70

Pré-Black Friday
O evento que dá descontos ocorre só no dia 26, mas lojas em Belém já fazem promoções para atrair consumidores.

Procon notifica Uber e 99
Os aplicativos foram notificados pelo Procon-RJ a prestar esclarecimentos sobre os recorrentes cancelamentos de corridas.

"Não sepultamos uma mulher, sepultamos uma multidão”.

A frase é do padre Fábio de Melo, que falou no programa Domingão com Huck sobre a morte da cantora Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo na sexta-feira (5).

CIENTISTAS

RENÚNCIA

Chefe do Laboratório de Genômica e Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora Maria Paula Cruz Schneider está entre os 21 cientistas que renunciaram, na última sexta-feira, 5, à medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico, uma das principais honrarias científicas do País. A lista de agraciados é oficializada por decerto assinado pelo presidente da República. Os homenageados deste ano foram anunciados no dia 3 de dezembro.  

EXCLUSÃO

Os cientistas anunciaram a renúncia em carta aberta. No documento, explicam que, entre outros motivos, a decisão foi tomada depois que o presidente Jair Bolsonaro excluiu da lista de homenageados cientistas que se posicionaram contra o governo em relação ao combate à covid-19. Os excluídos foram Adele Schwartz Benzaken, da Fundação Oswaldo Cruz, e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Adele Benzaken chegou a ser diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde e foi demitida por Bolsonaro, em 2019, ainda durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta.

PERSEGUIÇÃO

Os dois chegaram a constar na lista de agraciados, mas tiveram a honraria cassada. “Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à Ciência e Tecnologia por parte do Governo vigente”, escreveram os cientistas.

ELEIÇÃO

RAPIDEZ

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará precisou de apenas 30 minutos para anunciar, na tarde de ontem, o resultado da eleição suplementar realizada no município de Tomé-Açu. O eleito foi Carlos da Vila Nova (PL).

ABSTENÇÕES

Carlos da Vila Nova teve 20.426 votos, o equivalente a 58,32% do total. As abstenções ficaram dentro da média histórica, em torno de 23%. Além de Tomé-Açu, o TRE já realizou eleição suplementar em Jacundá. Nos dois municípios, os candidatos mais votados no ano passado tiveram os registros cassados pela Justiça Eleitoral.  

IMPORTUNAÇÃO

MULHERES

A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) está convocando mulheres de outros órgãos da Prefeitura de Belém para discutir um problema cada dia mais comum: a importunação sexual nos transportes coletivos. A Combel quer ouvir relatos e, partir daí, criar uma campanha permanente de combate ao problema. A reunião será marcada para esta semana no mercado de carne Francisco Bolonha, com horário e dia ainda a serem definidos.

OBSTETRAS

RISCO

Médicos do hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, alertam que a unidade corre risco de ficar sem profissionais para os plantões de obstetrícia, que correspondem a cerca de 50% da demanda total do hospital. Segundo eles, a empresa que prestava serviços da especialidade encerrou o contrato com o hospital e a nova empresa selecionada não tem profissionais suficientes para garantir o atendimento. Um chamado público para contratação de outra empresa pode ser anunciado nos próximos dias.

MONITORAMENTO

DOENÇAS

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas está investindo na ampliação da pesquisa de monitoramento epidemiológico, o tipo que auxiliou no combate à pandemia da covid-19. O titular do órgão, Marcel Botelho, afirma que nesta etapa o objetivo é usar a experiência com a covid para criar uma estrutura que ajude a compreender a dinâmica da transmissão de outras doenças, além de prevenir e controlar doenças com potencial epidêmico, uma atividade que é essencial para a saúde pública.

COVID

BELÉM

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem que está com um leito clínico ocupado por paciente de covid-19. Não há internados em leitos de UTI. A capital paraense está há quase duas semanas sem registro de óbitos pela doença.

Em Poucas Linhas

► A Câmara de Vereadores de Belém realiza ainda neste mês sessão itinerante no distrito de Icoaraci. Já foram realizadas sessões em Outeiro e Mosqueiro. Para o ano que vem, a meta é fazer sessões itinerantes em pelo menos 25 bairros da capital.

► A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região realizará, de 16 a 19 de novembro, uma Semana Institucional. O evento vai reunir, de forma virtual, magistrados que atuam nas 56 varas do Trabalho no Pará e Amapá. A semana foi criada para capacitação dos juízes trabalhistas, além de ser um espaço para debate sobre questões relacionadas à realidade da região.

► O governador Helder Barbalho fez ontem, nas redes sociais, apelo aos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. O imunizante passou a ser disponibilizado em todas as unidades de saúde do Estado e a primeira dose pode ser tomada por todas as pessoas com idade acima de 12 anos.

► A prefeitura de Belém reuniu, no sábado, os 232 conselheiros eleitos nas plenárias de bairros e ilhas e setoriais para elaboração do Orçamento Municipal de 2022. A programação faz parte do projeto “Tá Selado”, que reuniu ao longo de cinco meses 25 mil pessoas em 164 plenárias nos 78 bairros e ilhas de Belém. As propostas finalizadas pelos 232 conselheiros estão reunidas no Plano de Investimentos que será agregado ao Orçamento Municipal para 2022 que já tramita na Câmara de Vereadores.

► Depois de vencer a covid-19, o cantor Nilson Chaves volta aos palcos. Será dele o show de abertura, no dia 1º de dezembro, do Seminário Internacional Justiça Fiscal Desenvolvimento no Estado do Pará. No Estado houve registro de um óbito pela doença nos últimos sete dias.

Repórter 70