Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Não podemos, por disputa política, afundar o barco'

Foi o que disse Paulo Guedes, que ainda sugeriu, sem citar nomes, que há atores cometendo 'excessos' e disse que o presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma 'caçada'

Repórter 70

De portas abertas
Hoje, às 18h, tem a apresentação do Coro “Carlos Gomes” no 2º dia da programação de reabertura do Theatro da Paz.

Efeito da carestia
O ovo de galinha é a opção mais barata entre as proteínas animais. Por isso, as
vendas subiram nas feiras livres.

Ministro Paulo Guedes (J. Bosco)

"Não podemos, por disputa política, afundar o barco.”

Em um momento de embates com o Congresso em torno das propostas econômicas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu, ontem, o apoio dos parlamentares e disse que não se pode “afundar o barco” por causa das diferenças ideológicas e partidárias. Guedes ainda sugeriu, sem citar nomes, que há atores cometendo “excessos” e disse que o presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma “caçada”.

EXCLUSIVA

Ciro Gomes

Depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Grupo Liberal traz hoje a entrevista exclusiva com mais um pré-candidatos à Presidência da República nas eleições do ano que vem. Desta vez, os jornalistas do grupo conversaram com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Além dos principais trechos, que o leitor pode conferir nas páginas 1, 2 e 3 do caderno Política de hoje, a íntegra da entrevista que durou pouco mais de uma hora está disponível no portal OLiberal.com, na Rádio Liberal e nas redes sociais do grupo de comunicação.

Desafio

Fiel ao seu estilo, sem papas na língua, Ciro disparou contra o ex-presidente Lula, com quem descartou qualquer aliança política para 2022, e lançou um desafio. “Vamos falar sério! Convido mais uma vez o Lula para debater. O LIBERAL pode promover o debate que eu estou no ponto... Pode ser no dia que ele (Lula) quiser”, provocou. Já o presidente Jair Bolsonaro foi classificado por Ciro como “arruaceiro”. “Ele está procurando um cadáver. Tem grupos estimulando militantes a comparecerem armados à (avenida) Paulista. É uma tragédia social”, disse sobre a movimentação de grupos bolsonaristas em torno do 7 de Setembro.

TCE DO PARÁ

Aposentados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará homenageará 178 aposentados em solenidade marcada para amanhã, às 9h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. Durante a cerimônia, os aposentados receberão uma comenda especial em reconhecimento aos serviços prestados à Corte de Contas paraense. A comenda foi idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves e a intenção é destacar o papel dos servidores para o alcance da missão constitucional do TCE, responsável por fiscalizar a aplicação de recursos públicos no Estado.

COLDPLAY

Interação

As redes sociais foram à loucura, ontem, com a interação do perfil oficial do grupo britânico Coldplay com sete governadores da Amazônia Legal, entre eles o do Pará, Helder Barbalho. “Os Estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história na ação climática. Você vai se juntar a nós em #GlobalCitizenLive com compromissos em conservação e adaptação?”, indaga a mensagem postada na manhã de ontem.

Resposta

Pouco tempo depois, Helder respondeu: “Minha família e eu estaremos sintonizados em 25 de setembro. Obrigado pelo seu compromisso com nossas florestas, biodiversidade e pessoas. O desenvolvimento local é o nosso compromisso”. A interação do Coldplay com os governadores faz parte das ações da organização internacional Global Citizen, criada para combater a pobreza no mundo. No dia 25 de setembro, a entidade fará um festival para arrecadar recursos para programas de desenvolvimento sustentável. O evento, com 24 horas de duração, será transmitido, virtualmente, para todo o mundo. Além do grupo britânico, já estão confirmadas atrações como BTS, Camila Cabello e Demi Lovato.

VACINAÇÃO

Obrigatoriedade

Em Santarém, no oeste paraense, o prefeito Nélio Aguiar (DEM) publicou decreto determinando que servidores municipais sejam obrigados a apresentar, ao setor de Recursos Humanos dos órgãos a que estiverem ligados, o cartão comprovando a vacinação contra a covid-19. A exigência será mantida enquanto durar o estado de emergência em saúde pública nacional, em razão da pandemia do novo coronavírus. A medida atinge imediatamente todos os servidores municipais que fazem parte dos grupos já elegíveis para imunização contra a doença.

Recomendação

Nos municípios de Uruará, Placas e Brasil Novo, a iniciativa de exigir o comprovante de vacinação dos servidores partiu do Ministério Público do Pará (MPPA), que expediu recomendação aos três municípios para que sejam adotadas providências imediatas para garantir a vacinação dos agentes públicos. A recomendação do MPPA é para que a vacina seja compulsória. Servidores que não cumprirem a determinação ficarão sujeitos a responder a processo administrativo disciplinar. Os municípios ainda não se posicionaram sobre a medida do MPPA.

EM POUCAS LINHAS

► A Câmara Municipal de Marituba aprovou projeto que regulamenta a distribuição, através da prefeitura, de máscaras do tipo “peça facial filtrante” com filtro 2, a PFF 2, para professores, servidores da educação e alunos que estiverem indo para escola, na retomada das aulas presenciais.

► O projeto, de autoria do vereador Antônio Armando Junior (Solidariedade), foi aprovado por unanimidade.

► A PFF2 é um tipo de máscara com filtragem maior que as cirúrgicas e, por isso, considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI) mais seguro na proteção contra a covid-19.

► Até o final desta semana, os clientes de Bagre, na ilha do Marajó, Marituba e Belém poderão negociar débitos com a Equatorial Energia Pará.

► No mesmo período estará aberto o cadastro para famílias que atendam ao perfil para ter direito à tarifa social de energia elétrica, que prevê descontos de até 65% na conta de luz.

► Juntos, os municípios de Belém, Marituba e Bagre têm cerca de 40 mil famílias que podem ter direito ao benefício, mas ainda não estão cadastradas na concessionária de energia.

► Prosseguirá até amanhã o processo de habilitação de candidatos aprovados no processo seletivo regular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

► O processo será feito exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de habilitação, no site da Ufopa. O candidato deve entrar na plataforma, verificar todos os documentos listados e anexá-los.

► A medalha de ouro olímpica do Brasil no skate ajudou a promover os incentivos ao esporte. Na cidade de Castanhal, no nordeste paraense, oficinas de grafite e vivências do skate serão oferecidas de amanhã até sexta-feira, 27.

► As atividades farão parte da programação do “Circuito Seel de Skate Street”.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!