MENU

BUSCA

'Intolerância religiosa e desamor', afirma Michelle Bolsonaro sobre piadas na internet

A primeira-dama reagiu sobre o vídeo em que aparece comemorando a aprovação de André Mendonça ao STF

Repórter 70

Vem aumento por aí...
O Procon do Pará coordena, hoje, o debate sobre o próximo reajuste da mensalidade escolar.

Combate ao coronavírus
A partir de hoje, a Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, terá um ponto de vacinação contra a covid-19.

"Intolerância religiosa e desamor...”

Foi assim que a primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu, ontem, ao se manifestar a respeito da repercussão e piadas na internet sobre o vídeo em que aparece comemorando a aprovação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal. Em vídeo que circula nas redes sociais, a primeira-dama comemora com entusiasmo a notícia sobre a conquista de Mendonça, fala em línguas, diz “aleluia”, “glória a Deus” e repete gestos comuns em cultos pentecostais.

PASSAPORTE

Escolas

Pais de alunos se surpreenderam com o fato de que, nas escolas paraenses, não houve a exigência do comprovante de vacinação para acesso às salas de aula. À coluna, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) explicou que o procedimento está correto. Publicado ontem, o decreto governamental que regulamenta a exigência de comprovante de vacinação para ingresso em locais públicos isenta estabelecimentos de ensino da obrigatoriedade.

Exceção

O procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, conta que a decisão de não exigir o comprovante de vacinação nas escolas, neste primeiro momento, foi tomada porque parte do público que frequenta esses estabelecimentos ainda não é elegível para a imunização, ou seja, tem menos de 12 anos de idade. Além disso, o calendário escolar está se encaminhando para o final do ano letivo e, por isso, o governo decidiu avaliar, primeiro, o impacto das outras medidas, antes de decidir se inclui ou não as escolas na exigência.

CONSÓRCIOS

Ilícitos

A Defensoria Pública do Estado ingressou com ação civil pública contra a empresa CNK Consórcios. O órgão pede a suspensão das vendas do produto no Pará. A ação coletiva é fruto da multiplicação de ocorrências contra a empresa, no que já é chamado de “golpe do consórcio”. O consumidor é atraído por anúncios em redes sociais oferecendo um bem a ser pago mediante entrada e parcelamento. Após depositar a entrada, o consumidor é surpreendido com um contrato de consórcio que não tem data certa para a contemplação. No Pará, centenas de consumidores registraram reclamação contra o que consideram propaganda enganosa. Na ação, a Defensoria Pública acusa a empresa pelo crime de enriquecimento ilícito. A pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

RONY

Título

Estrela absoluta do futebol brasileiro, o paraense de Magalhães Barata, Ronielson da Silva, o Rony, receberá, no próximo dia 15, o título de “Cidadão de Ananindeua”. A honraria será entregue durante sessão da Câmara de Vereadores. O projeto é de autoria do vereador Osmar Nascimento (MDB). Na justificativa, Osmar afirmou que o atleta é exemplo de luta e superação para jovens do município. Rony confirmou presença no evento. Ele foi peça fundamental para que, seu time, o Palmeiras, conquistasse o título da Copa Libertadores da América e já é o segundo maior artilheiro do clube paulistano

HABITAÇÃO

Recursos

Por pouco, a Prefeitura de Belém não perdeu quase R$ 15 milhões destinados a uma obra de habitação no bairro do Telégrafo. O Ministério do Desenvolvimento Regional comunicou a suspensão do contrato, assinado em 2011, por falta de andamento do projeto, paralisado por falhas de engenharia em 2014. Em reunião em Brasília, a prefeitura garantiu que vai corrigir os problemas e aplicar os recursos na construção de 168 moradias. Com isso, os recursos foram mantidos e as obras devem começar até o final deste mês. Hoje, a Secretaria Municipal de Habitação assinará a ordem de serviço para que a empresa responsável volte ao trabalho.

ESCOLIOSE

Procedimento

Referência em cirurgias de alta complexidade e tratamento de problemas de coluna, o Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém, fez, na semana passada, um procedimento que usa material especial para correção da escoliose. O paciente era um garoto de apenas onze anos de idade que, graças a nova técnica, teve alta 24 horas após a cirurgia, sem dor e já caminhando. O procedimento foi coordenado pelo médico Dante Giubilei. Essas novas técnicas estão revolucionando os tratamentos de deformidades como escoliose, dores crônicas e outros problemas de saúde.

MÉDICOS

Pagamentos

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém informou ontem, através de nota enviada à imprensa, que o pagamento dos salários dos médicos ortopedistas que prestam serviço no Hospital Pronto-Socorro Municipal “Mário Pinotti”, no bairro do Umarizal, será regularizado ainda hoje. Por causa do atraso no pagamento da remuneração, os ortopedistas do hospital ameaçavam cruzar os braços a partir de hoje e deixariam sem atendimento os pacientes que buscam o Pronto-Socorro Municipal.

EM POUCAS LINHAS

► A Central Única das Favelas (Cufa) realiza, neste mês, uma campanha especial para arrecadar alimentos a serem distribuídos para as famílias beneficiadas pelo programa “Mães da Favela”. Criado durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, para ajudar as chefes de famílias das zonas periféricas, o programa atendeu mais de 30 mil pessoas ao longo de 2020 e 2021. As doações podem ser feitas na sede da Cufa, no distrito de Icoaraci.

► A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará promoverá, hoje, o 56° Encontro Ruralista do Pará. O evento terá a participação do governador Helder Barbalho.

► Aos 80 anos de idade, o ex-senador petista Eduardo Suplicy lançará, na semana que vem, o primeiro volume de sua autobiografia. “Um Jeito de Fazer Política” é o título do livro que vai contar, entre outras histórias, a luta do político para que o Brasil tivesse um programa de renda mínima.

► O Ministério Público do Trabalho chamou empresas do setor da navegação que atuam no Pará para audiência em que reafirmou a necessidade de cumprimento de contratação de número legal de jovens aprendizes, especialmente, aqueles que cumprem medidas socioeducativas.

► Será no município de Marabá, no próximo dia 9, o seminário “Violações dos direitos humanos na Amazônia paraense''. O evento é uma homenagem aos garimpeiros mortos no dia 29 de dezembro de 1987, na ponte sobre o rio Tocantins. Será no auditório do campus “Tauari”, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

► A cerimonialista Fátima Petrola foi eleita a “Mulher Empreendedora de 2021” pelas integrantes do Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do Pará (ACP). A entrega da premiação está marcada para o início do ano que vem.

Repórter 70