MENU

BUSCA

'Infelizmente a gente não manda na chuva', afirma Lira sobre crise energética no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados disse que as medidas adotadas serão 'mais ou menos parecidas' com as de 2001

Repórter 70

Fé na ciência
O bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis, de 54 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, ontem.

Mercado da autodefesa
Tramita no Senado um projeto de lei que autoriza a venda e a aquisição de sprays de pimenta e armas de eletrochoque.

"Infelizmente a gente não manda na chuva”

ARTHUR LIRA (PP-AL), ao afirmar que se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para ouvir as ações que estão sendo adotadas para solucionar a crise energética no Brasil causada pela falta de chuvas. O presidente da Câmara dos Deputados disse que as medidas adotadas serão “mais ou menos parecidas” com as de 2001, quando o País precisou adotar medidas de racionamento de energia, com corte obrigatório do consumo e multa para quem não atingisse as metas estabelecidas.

BOLSONARO

VISITA

Já em campanha pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é esperado em duas visitas ao Pará nas próximas duas semanas. A primeira, ainda não confirmada pelo Palácio do Planalto, está prevista para esta sexta-feira, 18.

ASSEMBLEIA 

Na agenda a comemoração pelos 110 anos da igreja Assembleia de Deus. Além da programação em Belém, Bolsonaro deve ir ao sul do Pará, onde é esperado para a entrega de títulos de terra. Também deve ir ao  Marajó.

MARAJÓ

No arquipélago, a previsão é de que, além de Bolsonaro, a comitiva inclua onze ministros, entre eles a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O grupo deve ficar na região entre 29 de junho e 3 de julho. A programação seria uma forma de dar corpo ao programa “Abrace o Marajó” lançado no passado, mas até agora, com poucos resultados práticos na região. Bolsonaro é esperado em Soure, no dia 3 de julho para encerrar os trabalhos.

INDÍGENAS

VACINAÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra covid-19 entre as populações indígenas está adiantada no país. Segundo o secretário Especial de Saúde Indígena da pasta, Robson Santos da Silva, em torno de 82% de todos os indígenas brasileiros receberam a primeira dose de algum imunizante contra o coronavírus. Destes, 72% concluíram totalmente o ciclo de vacinação contra a doença.

ÓBITOS

Dados oficiais do Ministério mostram que houve 709 óbitos registrados por covid-19 em comunidades indígenas. O Brasil conta, atualmente, com mais de 750 mil indígenas.

PESQUISA

INCENTIVO

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a criação do Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19, um incentivo tributário para empresas doarem a institutos de pesquisa que financiam projetos relacionados ao enfrentamento da pandemia no país. A Medida Provisória segue para o Senado.

CÁRCERE

MÃES

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária editou portaria com as novas normas para a convivência de mães e filhos dentro do sistema penal. A portaria beneficia grávidas e parturientes e prevê o convívio mais próximo entre mães e bebês, prometendo uma custódia mais humanizada, desde a entrada no sistema prisional - quando há diagnóstico de gravidez - até a conclusão do desmame e desligamento da criança. As mães terão atendimento de saúde, além de acompanhamento psicológico e ficarão em espaços mais adequados para as crianças.

TENSÃO

JACAREACANGA

Com o clima cada vez mais tenso em Jacareacanga, onde a disputa entre indígenas e garimpeiros aponta para o risco de um derramamento de sangue a qualquer momento, a Justiça Federal determinou que o governo federal envie reforço de segurança pública para a região. A ordem judicial determina o envio da Polícia Federal, das Forças Armadas ou da Força Nacional de Segurança Pública para o município. A multa por descumprimento é de R$ 50 mil ao dia. Essa é a segunda decisão judicial com o mesmo objetivo. A primeira, de 29 de maio, não foi cumprida.

GOLPE

BASÍLICA

Chegou à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré a informação de que há pessoas se identificando como voluntários da igreja para pedir doações em nome das pastorais e do reitor, padre Luiz Carlos Nunes. Os golpistas estariam em um carro vermelho.  Ontem, o padre barnabita divulgou mensagem aos fiéis. Informou que os pedidos de doação são feitos diretamente pelos padres e pediu que os fiéis evitem abrir a porta para desconhecidos que se apresentam como voluntários da Basílica de Nazaré já que não há qualquer campanha nesse sentido em andamento.

EM POUCAS LINHAS

 ► A prefeitura de Ananindeua  lançou o Programa Ilumina - Mais Luz que prevê a troca de 38 mil pontos de iluminação pública a vapor para os modelos em LED. O primeiro bairro a receber o projeto foi Águas Brancas, onde foram substituídas 378 luminárias. Ontem, foram entregues as novas lâmpadas em 538 pontos do bairro do Curuçambá. Além das ruas, o programa vai incluir praças e quadras poliesportivas.  

► Falando em Ananindeua, a prefeitura prorrogou para 12 de julho o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com 20% de desconto. Para ter direito ao benefício, o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária onde será emitida a nova guia do imposto com o desconto. O atendimento pode ser feito também na Estação Cidadania no Shopping Metrópole, de 10h às 17h.

► O Tribunal Regional Eleitoral passou a contar com uma Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Assédio Sexual e da Discriminação. A Comissão, instalada na última segunda-feira, é presidida pela juíza eleitoral Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira.

► A deputada Marinor Brito apresentou moção ao governo comunicando o aumento da violência contra a população LGBTQIA + e contra mulheres. Na moção, Marinor pede que o Estado apresente as medidas tomadas para proteger a vida das travestis e transexuais, bem como as medidas de combate a violência contra as mulheres.

► A Prefeitura de Juruti fez a doação de cerca de mil cestas básicas, além de madeira para as famílias atingidas pela cheia do Rio Amazonas, que esse ano ultrapassou a cota histórica na região. Todos os beneficiados já haviam sido cadastrados pela Defesa Civil do município.

Repórter 70