MENU

BUSCA

'Imagino que o Bolsonaro não dormiu ontem à noite'

O ex-presidente Lula (PT) disse, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “não dormiu” após a divulgação de pesquisa Datafolha que mostra o petista na liderança da corrida à Presidência da República. A declaração foi dada durante encontro de Lula com representantes de movimentos sociais, em São Paulo

Repórter 70

Sem taxa extra
Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho. Com isso, a conta de luz fica sem cobrança extra no próximo mês.

Acerto de contas
Cerca de 29 milhões de declarações do IR foram entregues, diz a Receita. Prazo para o envio terminará no dia 31.

"Imagino que o Bolsonaro não dormiu ontem à noite.”

 

"O ex-presidente Lula (PT) disse, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “não dormiu” após a divulgação de pesquisa Datafolha que mostra o petista na liderança da corrida à Presidência da República. A declaração foi dada durante encontro de Lula com representantes de movimentos sociais, em São Paulo."

MORCEGO

RAIVA

Exame feito pelo Instituto Evandro Chagas detectou a presença do vírus da raiva no morcego herbívoro recolhido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), no bairro do Marco, em Belém. A informação, divulgada ontem pela coluna, foi confirmada na tarde de ontem pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Coordenação Estadual de Zoonoses notificou o município de Belém sobre o caso, pois, segundo o órgão estadual, cabe à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) adotar as medidas na área de vigilância epidemiológica no bairro onde o animal foi encontrado.

REGISTROS

Com esse resultado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Belém dará início às ações de bloqueio para cobrir toda a área do bairro do Marco onde o morcego foi localizado. A Sespa informou ainda que há quatro anos não há registros da doença no Estado. Os últimos casos ocorreram em 2018, em pessoas de três a 12 anos de idade, no município de Melgaço, no arquipélago do Marajó. Os pacientes foram transferidos para atendimento no Hospital Regional de Breves e para o Hospital “João de Barros Barreto”, em Belém. Os casos resultaram em oito óbitos naquele ano. Na capital paraense, o último registro foi feito em 1987.

SAÚDE

MENTAL

Em reunião ontem com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers no Pará e dos cinco maiores centros de compras de Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues pediu ajuda para desenvolver ações de promoção à saúde mental. O aumento recente de casos de suicídios preocupa as autoridades de saúde na capital paraense. Nesta semana, um dos shopping centers começou a instalar telas de proteção entre os pavimentos para melhorar a segurança e impedir novos casos.  

INFÂNCIA

Outra pauta da reunião foi o projeto da campanha de combate ao trabalho infantil que os shopping centers vão lançar com apoio da Prefeitura de Belém, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A ideia da campanha surgiu após o aumento significativo de crianças em situação de vulnerabilidade no entorno dos shopping centers e dentro dos estabelecimentos. A cena que era rara está cada vez mais comum. Reflexo do agravamento da crise econômica.  

CARBONO

CRÉDITOS

O sequestro de carbono da natureza, uma das pautas da economia mundial, deu o tom dos debates na feira “Show Agro Coopernorte”, a maior do setor de agronegócio no Pará, que se encerra hoje em Paragominas, no nordeste do Estado. O assunto mais discutido foi a necessidade de os grandes poluidores mundiais adquirirem créditos de carbono para gerar renda a quem tem florestas protegidas, e assim dar cumprimento ao acordo internacional de gerar zero carbono até 2050.

REAÇÃO

A explicação detalhada de palestrantes sobre os créditos animou proprietários de fazendas com extensas áreas verdes, que poderão ganhar mais dinheiro mantendo a floresta em pé que com a derrubada para plantio de soja ou criação de gado.

RETORNO

Com o tema “O futuro do agro é agora”, a “Show Agro Coopernorte” retomou as suas atividades depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. A Coopernorte, cooperativa de referência no setor agropecuário que organiza o evento, reuniu quase 90 expositores de áreas como tecnologia, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas, entre outras. A expectativa é de que o evento reúna mais de 20 mil pessoas ao longo de quatro dias.

TCE

FUX

Um dos nomes mais aguardados do Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, que celebra os 75 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, além de proferir a palestra magna, também participará do lançamento da nova edição da revista da procuradoria do TCE, na qual ele assina um dos artigos. O evento será no dia 10 de junho e terá transmissão pelo YouTube.

EM POUCAS LINHAS

O comandante do 4º Distrito Naval de Belém, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, já distribuiu os convites para as comemorações, no Pará, do 157º aniversário da “Batalha Naval de Riachuelo”, a data magna da Marinha do Brasil.

A solenidade está marcada para 10 de junho, nas instalações do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Já a batalha ocorreu em 11 de junho de 1865, às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina.

Os bacharelados de Agronomia do campus Juruti e de Engenharia Civil do campus Itaituba, ambos da Universidade Federal do Oeste do Pará, obtiveram conceito 4, numa escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação para reconhecimento dos cursos de graduação.

Os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira visitaram os dois campi nos últimos dias 18 a 20, para fazer a avaliação in loco, onde são analisados diversos critérios nos quais os cursos se saíram bem.

A Casa Espírita do Nazareno, fundada pelo saudoso Nazareno Tourinho, escritor, teatrólogo e integrante da Academia Paraense de Letras, voltou a funcionar após ficar fechada por causa da pandemia de covid-19.

No dia 25 de junho haverá uma festa junina para angariar recursos para a manutenção da casa.

Eleitores com dúvidas sobre a situação eleitoral podem recorrer ao Disque Eleitor pelo número (91) 3346-8100.

O número recebe ligações a cobrar de todo o Pará e o atendimento fica disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

O Ministério Público Federal ingressou com ação judicial para que a Prefeitura de Aurora do Pará seja obrigada a cumprir uma lei federal que estabelece que os municípios beneficiados pela liberação de recursos da União notifiquem partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município sobre a respectiva liberação.

Repórter 70