MENU

BUSCA

'Fiquem tranquilos: eu não desisti dessa luta. Eu venci', declara Oscar Schmidt sobre câncer

O ex-jogador de basquete explicou que está curado do câncer no cérebro e esclareceu um mal-entendido sobre ter desistido do tratamento

Repórter 70

Aposentadoria dificultada
De cada 4 aposentadorias requeridas no INSS, 3 são negadas pelos “robôs” responsáveis pelas análises automáticas do instituto.
 

Cresce uso da CTPS Digital
A Carteira de Trabalho Digital, lançada em 2019, superou a marca de 1 bilhão de acessos. Só este ano foram 462 milhões de acessos.

 

 

"Fiquem tranquilos: eu não desisti dessa luta. Eu nunca faria isso. Eu venci essa batalha.”

Oscar Schmidt, que veio a público neste sábado para explicar que está curado do câncer no cérebro. O maior jogador da história do basquete brasileiro esclareceu um mal-entendido e disse que não desistiu de realizar sessões de quimioterapia.

ATAQUE

CIBERNÉTICO

A Unimed Belém confirmou que foi vítima de um ataque de hackers a seu sistema de computadores, o que afetou serviços como a emissão de boletos e autorização de exames e procedimentos médicos. Em razão disso, a cooperativa médica tomou algumas medidas, como prorrogar o prazo de pagamento para quem tinha mensalidade vencida até 11 de outubro. Também informou que a autorização dos procedimentos deverá ser feita de forma presencial, na sede administrativa do convênio, na travessa Curuzu. Centenas de usuários têm relatado problemas para conseguir usar o plano de saúde.     

PREFEITO

ACIDENTE 

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), usou as redes sociais para tranquilizar os amigos após sofrer um acidente na tarde de ontem, no quilômetro 51 da BR-316, próximo ao município de Castanhal. As imagens do carro capotado viralizaram e fizeram surgir boatos de que o gestor estava em estado grave. Apesar da gravidade do acidente, contudo, o prefeito e o motorista dele, João Evangelista, tiveram apenas ferimentos leves. O próprio Daniel contou que o veículo “aquaplanou e acabou capotando”.

LANCHA

Quem também sofreu um acidente grave neste fim de semana foi o prefeito de Melgaço, Tica Viegas (PSDB). No último sábado, a lancha na qual ele e mais seis pessoas viajavam explodiu. O grupo ia de Melgaço em direção ao município de Anajás. Imagens publicadas nas redes sociais mostram a embarcação naufragada e o próprio Tica Viegas usou as redes sociais para informar que estava bem. No início do ano o prefeito sofreu acidente semelhante, quando o motor de uma embarcação explodiu com ele a bordo, na mesma região.

PLANTAS

MEDICINA

Uma das seis cidades brasileiras aprovadas pelo programa Farmácia Nativa, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, Belém vai receber recursos para implantar o serviço de fornecimento de fitoterápicos à população. Além de Belém, foram selecionados os municípios de Brejo da Madre de Deus (PE), Macaé (RJ), São Gotardo (MG), Três Rios (RJ) e Uberaba (MG).

ESPÉCIES

Em Belém, o projeto será desenvolvido pelas secretarias de Saúde (Sesma), de Meio Ambiente (Semma), de Administração (Semad), pela Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), além da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Fundação Escola Bosque (Funbosque). O município já tem um horto de plantas medicinais, instalado na Granja Modelo, onde está sendo feito o cultivo. Os próximos passos serão a colheita e transformação da planta medicinal em medicamentos fitoterápicos.

CIDADE

SUSTENTÁVEL

O prefeito Edmilson Rodrigues participa, na próxima quarta-feira, do webinário “Belém 2030: localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis no ambiente urbano”, que será transmitido no canal do YouTube do Circuito Urbano, às 16h. O evento faz parte da programação do Circuito Urbano 2022, idealizado pela ONU Habitat Brasil.

AÇÕES

Realizado pela International Rivers, urbeOmnis e GT Infraestrutura, o encontro vai discutir como os Objetivos dez (Redução de Desigualdades) e onze (Cidades Sustentáveis) da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas vêm sendo trabalhados no município de Belém. Os participantes irão apresentar as ações realizadas pelo poder público por meio de instrumentos de planejamento e gestão urbanos, bem como estudos e projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e pela academia.

DEFENSORES

POSSE

A Defensoria Pública do Pará anunciou a ampliação da presença de defensores nos municípios do interior do Pará, após a posse de 35 novos integrantes do órgão responsável por prestar assistência jurídica à população de baixa renda. No início deste ano, a Defensoria estava presente em 67 municípios, agora chegou a 95 cidades paraenses.

Em Poucas Linhas

► O Tribunal Regional Eleitoral tem reforçado que mesmo eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano devem comparecer às urnas no próximo dia 30. Para se manter em dia com a Justiça Eleitoral, contudo, é preciso justificar a ausência, o que pode ser feito até 1º de dezembro. Quem não justificar pode ter problemas, por exemplo, para assumir cargo público e tirar passaporte.

► Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aponta o Pará como o Estado do Norte que mais produz energia por meio de usinas de micro e minigeração. Em seguida aparecem Tocantins e Rondônia, Amazonas e Acre. Roraima e Amapá surgem, respectivamente, nas últimas posições.

► O setor de serviços cresceu 0,7% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o IBGE, os serviços estão 10,1% acima do patamar pré-pandemia de covid-19. O setor acumula uma alta de 8,4% neste ano.

► O Governo do Pará realiza, hoje, cerimônia para anunciar a construção de 30 creches dentro do programa “Creches por todo o Pará”. A previsão é de que, juntas, as novas unidades atendam a mais de 6 mil crianças. As creches serão construídas nos municípios de Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São João da Ponta, Colares, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá e Vigia. Também serão beneficiados os municípios de São Caetano de Odivelas, Igarapé-Miri, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Bonito, Cachoeira do Piriá, Santa Luzia do Pará, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Placas, Uruará, Brasil Novo, Medicilândia, Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu e Pacajá.

Repórter 70