MENU

BUSCA

'Finalmente esse defunto foi enterrado', afirmou Barroso, presidente do TSE, sobre voto impresso

A declaração foi dada após a cerimônia que marcou o início do processo eleitoral de 2022

Repórter 70

Andar com fé...
Mesmo sem procissões presenciais, dezenas de romeiros do interior paraense são vistos nas estradas a caminho de Belém.

Abertura oficial
A capital paraense já respira o clima da Festa de Nazaré. A programação oficial será aberta hoje à noite.

"Finalmente esse defunto foi enterrado.”

Foi o que afirmou, ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. Segundo ele, a discussão sobre o voto impresso está encerrada. A declaração foi dada após a cerimônia que marcou o início do processo eleitoral de 2022.

HOMOFOBIA

Solidariedade

Após entrevista concedida ao “Fantástico”, da Rede Globo/ TV Liberal, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) recebeu milhares de mensagens de apoio em suas redes sociais. Contarato foi alvo de ataque homofóbico promovido pelo empresário Otávio Fakhoury, que prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Ao pedir a palavra para se defender, o senador foi convidado pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), a assumir a presidência da sessão. O discurso de Contarato contra a homofobia teve amplo apoio de entidades de defesa da comunidade LGBTQIA+.

COVID-19

Edmilson

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), usou as suas redes sociais para informar que segue com sintomas leves da covid-19. Na sexta-feira, ele anunciou que foi infectado pelo novo coronavírus. Ele informou que, por indicação médica, tem seguido uma rotina de repouso, tomado remédios para conter a febre e procurado consumir bastante líquido. A previsão é de que o prefeito volte às atividades presenciais em nove dias. Aos 64 anos de idade, o prefeito já tomou as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

TRASLADO

Devotos

Indagado sobre o risco de aglomerações nas vias por onde passará a imagem peregrina da “Padroeira dos Paraenses” durante o traslado de Belém para os municípios de Marituba e Ananindeua, o diretor de Procissões da Festa de Nazaré, Antonio Salame, afirmou que espera que os fiéis tenham bom senso. Salame afirma que é difícil ter controle sobre quem, de maneira espontânea, vai querer prestar homenagens isoladas a Nossa Senhora de Nazaré, mas que, diante disso, os diretores têm feito, a uma só voz, pedidos para que os devotos usem máscara e não se posicionem de forma aglomerada ao longo do trajeto do traslado.

ABORTO LEGAL

Recomendação

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou que o Estado do Pará acatou a recomendação para evitar práticas que possam inibir vítimas de estupro a procurarem o Sistema Único de Saúde, onde têm direito ao aborto legal. A recomendação foi emitida em setembro do ano passado, após o governo federal ter publicado portaria que, segundo a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, violava direitos das vítimas.

Constrangimento

Entre as recomendações do MPF ao governo paraense está a de não fornecer informações pessoais das vítimas a autoridades policiais, exceto quando houver consentimento expresso ou quando a vítima for “absolutamente incapaz”. Também não será feita a exibição de ultrassonografia do feto ou embrião, exceto se pedido, espontaneamente, pela paciente. A obrigatoriedade de exibir a ultrassonografia constava na portaria do governo federal e foi vista como uma forma de constranger as mulheres em momento de vulnerabilidade física e também mental.  

TAPAJÓS

Homenagem

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), anunciou, ontem, durante o velório do músico Sebastião Tapajós, que o centro de convenções do município do oeste paraense terá o nome do violonista e compositor. O prefeito informou que, para isso, o Executivo estadual enviará à Assembleia Legislativa do Pará um projeto de lei propondo a denominação do espaço. Sebastião Tapajós foi um dos mais importantes músicos paraenses. O artista se apresentou nos principais palcos brasileiros, fez sucesso em países como a Alemanha e deixou uma obra extensa com mais de 500 músicas gravadas. O músico morreu na noite do último domingo, vítima de infarto.  

RENÚNCIA FISCAL

Empreendimentos

Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Juliano Giassi Goularti confirmou presença e vai conduzir dois painéis durante o seminário internacional “Justiça Fiscal, Desigualdade e Desenvolvimento no Estado do Pará”. Promovido pelo Sindicato dos Auditores e Fiscais da Fazenda, o evento será realizado, em Belém, no período de 1º a 3 de dezembro. Os painéis coordenados pelo pesquisador vão tratar sobre a dívida ativa tributária e também sobre a política de renúncia de receitas do Estado para incentivo a grandes empreendimentos privados.

EM POUCAS LINHAS

► Já está na Assembleia Legislativa do Pará o projeto da Lei Orçamentária para o ano que vem. O projeto, que deve ser discutido e aprovado no plenário da Casa antes do recesso parlamentar de dezembro, prevê receita de R$ 31,337 bilhões, valor 15,9% maior do que o estimado para este ano.

► A Prefeitura de Ananindeua anunciou que vai vacinar, hoje, o grupo de remanescentes na faixa etária de 24 a 27 anos de idade completos. O atendimento aos que perderam a primeira data de vacinação contra a covid-19 será das 8h30 às 13h30. Já em Belém, será aplicada a segunda dose em pessoas que nasceram em 1975 e tomaram a vacina da Pfizer.

► A decisão da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 dos devotos que desejam ter acesso ao templo durante a programação do Círio 2021 gerou controvérsias. A exigência foi divulgada no último domingo. Além do comprovante de imunização, a diretoria da Basílica Santuário vai exigir o uso de máscaras de proteção individual e distanciamento entre os devotos.    

► Será lançado, nesta quinta-feira, 7, o livro “Círio de Nazaré: Meu Olhar de Fé”, do jornalista, escritor e articulista de O LIBERAL, Walbert Monteiro. O lançamento será às 16h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.  

► Não foram só os serviços do Facebook, Instagram e WhatsApp que ficaram fora do ar por quase sete horas ontem. Houve instabilidade também em plataformas de streaming como  Netflix e Globoplay. Instituições financeiras que só prestam serviços on-line como o Nubank e Pagbank também foram afetadas pela pane global. Até agora, não há explicações sobre o que ocorreu de fato no Brasil e em outros países.

Repórter 70