MENU

BUSCA

'Chega de corrupção, de mensalão, de petrolão, de rachadinha', afirma Moro

O ex-ministro formalizou, durante ato em Brasília, sua filiação ao Podemos

Repórter 70

No sudeste paraense
A “Caravana da Cidadania” chegará, amanhã, a Marabá, para prestar serviços como a emissão de documentos.

Em alta
O preço do quilo do tomate bateu em R$ 9 em alguns pontos de venda de Belém. Para desespero do consumidor.

"Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha. Chega de querer levar vantagem em tudo e enganar a população.”

Foi o que disse, ontem, o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro após formalizar, durante ato em Brasília, a sua filiação ao partido Podemos. O ingresso de Moro na legenda se dá a pouco menos de um ano das eleições de 2022. O ex-juiz ainda não anunciou qual mandato pretende disputar no ano que vem, mas o evento do Podemos o anunciou como “futuro presidente da República”.

LEILÃO

Aeroportos

Já está concluída a consulta pública para apresentação, pela sociedade civil, de sugestões para o modelo de concessão de 16 aeroportos brasileiros que o governo federal quer repassar para a iniciativa privada. Entre eles estão os terminais de Belém, Santarém, Marabá, Carajás e Altamira. Ao todo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu 650 sugestões que, a partir de agora, serão analisadas pela área técnica do órgão. Depois, as contribuições serão repassadas para a procuradoria da Anac, a quem caberá fazer o esboço do edital. Antes de ser lançado, o documento ainda terá que ser avaliado pelo Tribunal de Contas da União.

Pressão

O governo pressiona a área técnica para que o leilão seja realizado no primeiro trimestre do ano que vem, mas não há como anunciar uma data precisa porque são muitas e complexas as fases de análise do edital. Os aeroportos paraenses serão leiloados em um bloco que reúne terminais no Mato Grosso do Sul e São Paulo.

SUPLÍCIO

Viagens

Passageiros que precisam remarcar voos na companhia aérea Gol enfrentam uma via-crúcis. Os canais virtuais, como o site da empresa, não trazem informações sobre como proceder. Por telefone, as chamadas se estendem por horas sem que o atendimento seja concluído e, pessoalmente, na loja instalada no Aeroporto Internacional de Belém, as filas são longas porque apenas um funcionário trabalha no setor.

TOMBAMENTO

Avião

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional anunciou, ontem, o tombamento de dois exemplares do avião modelo Catalina, usado pela defesa brasileira durante a 2ª Guerra Mundial. O tombamento foi sacramentado em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Destaque

 O conselho ressaltou a importância histórica, tecnológica e cultural do modelo. Existem hoje apenas dois aviões desse modelo no País. Um deles é o da Base Aérea de Belém. E o outro está exposto no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ).

ANANINDEUA

Auxílio

A Prefeitura de Ananindeua criou um comitê de monitoramento para identificar e acompanhar famílias de baixa renda atingidas por alagamentos causados pelos temporais. O comitê é formado pelas Secretarias Municipais de Saneamento e Infraestrutura e de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, além da Defesa Civil Municipal. A prefeitura anunciou também que enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar um auxílio emergencial destinado às famílias que tiveram prejuízos materiais por causa dos alagamentos. O projeto prevê benefício de até meio salário mínimo.

LIVROS

Solidariedade

Amigos do escritor Vicente Cecim, morto em junho deste ano, começaram uma vaquinha para comprar a biblioteca que reúne centenas de exemplares e estaria avaliada em R$ 15 mil. A ideia é repassar o conjunto dos livros para uma instituição, onde o acervo possa receber tratamento adequado, ficando disponível para consulta pública. Os recursos serão repassados aos filhos do escritor.

CUPUAÇU

Embrapa

De volta às manchetes como matéria-prima do sorvete do Pará, eleito o melhor do Brasil e que já concorre ao título de melhor do mundo, o cupuaçu é, há mais de 20 anos, uma das apostas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para ser vetor de desenvolvimento e ativo de bioeconomia regional, atraindo investimentos em pesquisas e lançamento de novas tecnologias.

Lançamento

Uma delas será lançada no início do próximo ano. São novos tipos de mudas que garantem maior produtividade e sanidade, com resistência à vassoura-de-bruxa, doença que está presente em menor ou maior escala em praticamente 100% de todos os cultivos do Estado.

EM POUCAS LINHAS

► A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta semana, o projeto de lei que garante o exame gratuito de mamografia para as mulheres com 40 anos de idade ou mais. Aprovado por unanimidade, o projeto é de autoria do deputado estadual Adriano Coelho (PDT). A proposta faz uma adequação à lei federal que já garante a mamografia para mulheres dentro dessa faixa etária através do Sistema Único de Saúde.

► Será hoje, no plenário da Alepa, a sessão solene em comemoração aos 70 anos de fundação da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará. A sugestão foi apresentada pela deputada estadual Nilse Pinheiro (Republicanos).

► Será realizada, nos próximos dias 18, 19 e 20, no município de Altamira, a sétima edição do Festival da Canção da Transamazônica. A cantora Vanessa da Mata fará o show de encerramento. O acesso ao público será liberado mediante a apresentação de comprovante de imunização completa contra a covid-19.

► Governador do Pará em exercício, o deputado estadual Francisco Melo das Chagas, o  “Chicão” (MDB), trocou o comando da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Lana Roberta Reis dos Santos deixou a presidência da empresa e foi substituída, em caráter provisório, por Rosival Possidônio do Nascimento, que, até então, exercia o cargo de diretor-técnico do órgão.

► Sobre uma possível mudança de partido, o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) informou que ainda aguarda um posicionamento oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, para tomar uma decisão. O deputado ressaltou que seguirá “leal ao presidente, independente da escolha partidária”.

Repórter 70