MENU

BUSCA

'Celestino V foi uma testemunha corajosa do Evangelho', afirma Papa Francisco

Celestino V foi o primeiro pontífice a renunciar e, por isso, a homenagem gerou muita especulação

Repórter 70

Solidariedade em alta
Uma pesquisa apontou que o Brasil contava com 57 milhões de voluntários ativos no ano passado.

Luta contra a pólio
A campanha começou no início de agosto, mas o índice de vacinação é de apenas 24,8% entre as crianças de 1 a menos de 5 anos.
 

 

"Celestino V foi uma testemunha corajosa do Evangelho, porque nenhuma lógica de poder o encaixou ou dominou.”

Assim o papa Francisco se referiu, na cidade italiana de L’Aquila, ao primeiro pontífice a renunciar. A homenagem gerou muita especulação entre os analistas dos assuntos do Vaticano, já que recentemente o papa argentino não descartou a possibilidade de renunciar por motivos de saúde.

PRESIDENCIÁVEIS

DEBATE

Após expectativa, com idas e vindas de Jair Bolsonaro e de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreu mesmo, na noite de ontem, o primeiro embate direto entre os dois principais candidatos, que vêm polarizando a disputa presidencial. O debate foi transmitido dos estúdios da Bandeirantes, simultaneamente para outros veículos de imprensa.

POLARIZAÇÃO

O confronto direto entre Lula e Bolsonaro veio logo na primeira pergunta entre os candidatos. Definido em sorteio para fazer a pergunta, Bolsonaro escolheu Lula e abordou o tema corrupção na Petrobras. O candidato do PT se defendeu e partiu também para o ataque, destacando o que avalia como conquistas sociais históricas da gestão. Logo nos primeiros minutos ficou um resumo do que deve ser a disputa de narrativa dos próximos dias até as eleições, no primeiro domingo de outubro.

CONFUSÃO

Nos bastidores do debate, na sala reservada para apoiadores e convidados dos candidatos, o ambiente ficou tenso em diversos momentos. O primeiro desentendimento foi protagonizado por André Janones, que desistiu da candidatura para apoiar o PT, ao bater boca com o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro. Pouco depois, nova discussão, desta vez envolvendo Nikolas Ferreira, do Partido Liberal, e o jornalista Adrilles Jorge. Na área externa do debate, os seguranças também tiveram trabalho para conter os apoiadores de lados opostos. O ambiente ficou ainda mais conturbado com um protesto convocado pelo candidato Pablo Marçal, que não foi convidado.

ELEIÇÕES

FISCAIS

Ministério Público Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil assinam hoje o acordo de cooperação que permitirá a instalação, no Pará, do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral.

ATENDIMENTO

Os trabalhos começam na próxima quinta-feira (1º). O atendimento será feito por meio de um número de telefone ainda a ser disponibilizado. A ligação é gratuita e as denúncias poderão ser feitas das 8h às 18h. Além de receber denúncias, os atendentes estão preparados para orientar os eleitores sobre quais são as práticas ilegais durante a campanha e como proceder para ajudar na fiscalização do pleito.

REBANHO

EVOLUÇÃO

Nesta semana em que o agronegócio foi assunto pontuado em algumas entrevistas dos presidenciáveis, fica o alerta do pesquisador Moacyr Bernardino, da Embrapa Amazônia Oriental, sobre a importância de o setor produtivo investir no uso de tecnologias, em particular, para o manejo de pastagens. Nos últimos anos, a pecuária paraense vem se tornando mais produtiva, mas o caminho a percorrer ainda é longo. O Pará tem hoje o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, porém, é um rebanho criado predominantemente em pastagens, que não acompanharam o aumento da população bovina no mesmo ritmo. Segundo os dados do anuário DBO, entre 1975 e 2020 o rebanho saltou de 1,4 milhão de cabeças para 22,3 milhões.

PASTAGENS

Já as áreas de pastagens, no mesmo período, cresceram apenas 400%, ou seja, 1000% a menos que o número de cabeças de gado. Hoje as pastagens somam 16,7 milhões de hectares, ocupando 13,4% do território paraense. Desse volume, as pastagens produtivas somam 55,7% do total, enquanto outros 36,7% são de pastos em degradação, e 7% de pastos já degradados. Nesse campo, o pesquisador lembra que a Embrapa desenvolve há mais de 40 anos um trabalho de facilitadora na difusão de tecnologias de manejo e recuperação de pastagens no Pará e na Amazônia, viabilizando aumento da produtividade, da segurança alimentar da população e da própria preservação do meio ambiente.

AÇAÍ

FÓRUM

Os mais de dois mil batedores artesanais de açaí de Ananindeua serão qualificados com cursos e palestras durante o 3º Fórum de Economia do Açaí, no qual os batedores serão orientados para formalizar seus negócios. Além disso, eles participarão de palestras sobre as boas práticas e manipulação de alimentos e conhecerão detalhes do selo “Açaí bom que só”, emitido após a conclusão dos cursos e da fiscalização da vigilância sanitária do município.

Em Poucas Linhas

► O Pronto-Socorro Mário Pinotti, que fica na 14 de Março, em Belém, passou toda a semana passada sem plantonistas na área de traumatologia. A prefeitura de Belém ainda não se manifestou sobre as razões da interrupção do atendimento. Também não informou quando os profissionais voltarão a trabalhar no local.

► Esta segunda-feira será destinada às “Vozes da Inclusão” na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Neste ano, o evento conta com serviços de audiodescrição, tradução em Libras e visitas guiadas para pessoas com baixa visão. O serviço é oferecido pelo projeto Lamparina Acesa, do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

► O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa do petista Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que estará em Belém na quinta-feira, 1º de setembro, para o comício que será realizado no estacionamento do Mangueirão, em Belém.

► Serão abertas na quinta-feira (1º) as inscrições para o concurso de redação sobre o Círio. O certame é destinado aos alunos do ensino médio. Haverá premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugares.  

► O governo federal publicou, na semana passada, Medida Provisória liberando, em caráter de crédito extraordinário, R$ 2,5 bilhões a serem repassados a empresas de ônibus. Segundo o texto, as verbas custearão a gratuidade do transporte público para pessoas acima de 65 anos nos estados e municípios. A ação já era prevista pela Emenda Constitucional nº 123, aprovada pelo Congresso Nacional em 14 de julho deste ano.

► Iniciada no último dia 26, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV está sendo transmitida no Pará também pelos veículos da Assembleia Legislativa do Estado.

Repórter 70