R70: 'Os americanos vão pagar mais caro pelo café, pela carne, pelos peixes', diz Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República (PSB), na manhã desta quinta-feira (31), no tradicional café da manhã do programa global Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Segundo ele, o tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil “é um perde-perde”.
Modernidade
Do TikTok ao Instagram, Vaticano promove ‘missionários digitais’. Papa Leão XIV celebrou uma missa para eles na Basílica de São Pedro.
Meteorologia
Raio de 829 km, nos EUA, bate recorde mundial validado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
COP
PAÍSES
China, Índia e Reino Unido devem trazer as maiores delegações para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será em Belém em novembro deste ano. Juntos, os três países devem reunir 2 mil pessoas na capital paraense. Apesar da ausência quase confirmada dos Estados Unidos e da redução de algumas comitivas em razão do preço das acomodações, a avaliação é que a convenção está longe de ser esvaziada. O interesse dos países que fazem parte dos Brics, a curiosidade pela Amazônia e a participação popular devem garantir os 50 mil visitantes durante o evento climático.
JUVENTUDE
O Movimento Ciência e Vozes da Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em articulação com a Youngo realizarão no início de novembro a COY 20 - Conferência Global de Crianças e Jovens sobre Mudança Climática. Esta é a primeira vez que o Brasil sediará a COY, que espera reunir cerca de mil participantes de diversos países. A COY 20 é um evento oficial da COP, organizada pela Youngo, a constituinte oficial da juventude da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e dela sairá a carta que norteará a articulação de todas as frentes no campo da juventude, dentro da tão disputada Zona Azul.
BIOINDÚSTRIA
MAPA
A Amazônia Legal, área que se estende pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, abriga cerca de 11 mil empreendimentos associados à sociobiodiversidade. Desses, quase 6 mil são considerados potenciais bioindústrias. Os dados estão sendo sistematizados pelo projeto “Bioindústria na Amazônia”, desenvolvido em parceria pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
OBJETIVOS
Além do mapeamento e da análise de dados, o projeto quer identificar áreas estratégicas com grande potencial para o crescimento de bioindústrias. A seleção desses territórios levará em conta aspectos como a disponibilidade de matérias-primas, a organização social das comunidades, a infraestrutura técnica existente e as iniciativas locais em andamento. Com essa ferramenta, será possível compreender as dinâmicas econômicas e sociais da região, promovendo uma visão integrada do cenário empresarial amazônico.
APOIO
PESO
Apesar das tensões com o União Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de demonstrar apoio ao ministro paraense Celso Sabino (Turismo), cotado para disputar o Senado em 2026. Durante reunião com os ministros da legenda, fora da agenda oficial, Lula declarou: “Não desista da candidatura, que você vai ser meu senador lá”, disse textualmente Lula, segundo revelou o colunista Lauro Jardim, de O Globo.
CONFIANÇA
O gesto foi interpretado como sinal de confiança no desempenho de Sabino à frente do Turismo, especialmente num momento em que o partido está prestes a oficializar a federação com o PP e parte da cúpula defende o rompimento com o governo. A fala de Lula reforça o nome de Sabino no cenário político paraense, um Estado estratégico para o presidente - que terá a COP 30 em Belém - e onde Sabino tem ganhado visibilidade. O ministro deve deixar o cargo até abril para entrar na disputa.
FEIRA
ANTECIPAÇÃO
Por causa da COP 30 em novembro, a feira do setor supermercadista (Supernorte), que tradicionalmente é realizada em outubro, foi antecipada neste ano. Foi marcada para o período de 7 a 9 de agosto. O evento, no Hangar, em Belém, deve reunir 69 expositores. A expectativa é atrair 30 mil visitantes nos três dias do evento e gerar em torno de R$ 75 milhões em negócios.
PL
SINAL
A vinda da ex-primeira Michelle Bolsonaro neste fim de semana a Belém é vista como um sinal político de que o diretório nacional incentiva o lançamento de candidaturas próprias ao governo do Estado e ao Senado no Pará, fortalecendo a oposição às gestões estadual e federal. O movimento ocorrerá simultaneamente em diversas capitais brasileiras.
Em Poucas Linhas
► Com sete meses de mandato, o atual prefeito de Belém tem entre os grandes desafios de sua gestão a situação das calçadas da cidade, em áreas centrais. Quem caminha pela avenida Nazaré, a principal da capital paraense, precisa redobrar a atenção, especialmente em dias de chuvas.
► Um grupo com mais de 80 organizações da sociedade civil prepara um encontro global paralelo à COP 30, com foco no financiamento climático para a Amazônia. O evento deve ocorrer em Belém, nos mesmos dias da conferência oficial, e terá como alvo a ausência crônica de recursos compatíveis com a importância estratégica da região.
► Belém vai receber, na terça-feira, 5, oficinas voltadas à candidatura do Theatro da Paz e do Teatro Amazonas (AM) ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. As atividades serão realizadas no Centro Universitário do Pará (Cesupa), unidade AC3, na avenida Alcindo Cacela, 1416, com entrada gratuita. A iniciativa integra o processo de construção coletiva do plano de gestão da candidatura e tem como objetivo mobilizar a sociedade em torno da valorização desses bens culturais. As oficinas envolvem temas como educação patrimonial, turismo, conservação, memória e paisagem urbana.
► O Ministério Público do Pará (MPPA) deu início à Campanha de Cadastramento dos Estabelecimentos de Venda dos Frutos do Açaí em Belém. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucon). O principal objetivo é identificar os estabelecimentos para posterior oferta de capacitações em Boas Práticas de Manipulação dos frutos do açaí, além da possibilidade de integrar os participantes a futuros programas de doação de equipamentos e de orientação sobre estrutura adequada para o recebimento e armazenamento dos frutos.
► A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) iniciou nesta quarta-feira (30) um plano estratégico voltado à geração de emprego e fortalecimento da economia no município de Bragança, no nordeste paraense. As ações incluem o mapeamento de oportunidades econômicas, estímulo ao empreendedorismo, fortalecimento das cadeias produtivas, melhoria do ambiente de negócios e elaboração do Guia do Investidor de Bragança.
Palavras-chave