MENU

BUSCA

'Mulheres na gestão ambiental podem gerar resultados até 7x mais eficazes”, afirma Márcia Lopes

Veja os destaques da coluna Repórter 70, de O Liberal, desta quinta-feira (20)

O Liberal

Transtorno de atenção

Variantes genéticas raras podem aumentar risco de TDAH em até 15 vezes. Descoberta foi publicada na revista científica Nature.

Fraudes no INSS

Pensionistas e herdeiros podem pedir devolução de descontos irregulares de segurados falecidos.

“Quando as mulheres participam da gestão ambiental, os resultados podem ser até sete vezes mais eficazes.”

Márcia Lopes, ministra da Mulher, ontem, em debate sobre clima e gênero COP 30. Ela ressaltou ainda que mesmo em um recorte que as desfavorece, são as mulheres as guardiãs das soluções de enfrentamento aos desafios climáticos.

RESERVAS

PARCERIAS

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Instituto Mamirauá firmaram termo de cooperação para fortalecer ações voltadas ao manejo participativo de recursos naturais na Amazônia. O acordo prevê o aperfeiçoamento de projetos que promovem o desenvolvimento econômico sustentável, a conservação da biodiversidade e a manutenção dos estoques de carbono, especialmente em áreas alagáveis e manguezais da região. O Instituto Mamirauá irá financiar ações que melhorem a qualidade de vida das populações que vivem e trabalham nas reservas extrativistas do litoral paraense.

FEIRA

O Pará possui 16 municípios distribuídos em 14 Reservas Extrativistas (Resex) ao longo do litoral. O termo de cooperação inclui apoio ao transporte sustentável do caranguejo e à capacitação das comunidades no manejo, da extração à comercialização. Entre as ações já realizadas, destaca-se a feira do caranguejo promovida em agosto no município de Soure, no arquipélago do Marajó, voltada ao fortalecimento das práticas de manejo participativo e à geração de renda nas Resex.

INDÍGENAS

AVANÇOS

A Aldeia COP 30, organizada pelo governo federal com apoio do governo do Pará, se consolidou como um dos principais espaços de diálogo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Durante visita ao local, o governador Helder Barbalho recebeu de Ronaldo Amanayé, da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), uma carta com prioridades estruturantes definidas pelo movimento. Helder afirmou que as demandas serão tratadas como pauta estratégica do Estado. O governador também relacionou as pautas indígenas aos temas centrais da COP 30, como bioeconomia e mercado de carbono, defendendo que comunidades tradicionais sejam diretamente beneficiadas pela preservação da floresta.

NOVA SEDE

Um dos anúncios feitos pelo governador foi a confirmação de que a nova sede da Secretaria de Povos Indígenas do Pará será entregue após a COP 30. O prédio, atualmente utilizado como espaço internacional da conferência, será destinado integralmente à secretaria.

RECONHECIMENTO

SELO

O Banco do Estado do Pará (Banpará) recebeu nesta semana, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os selos de “Prevenção a Ilícitos” e “Responsabilidade Socioambiental”.

BOA CONDUTA

Os atestados são parte de um programa voluntário da Febraban, que reconhece instituições financeiras que adotam padrões elevados de conduta responsável. O selo de “Prevenção a Ilícitos” avalia ações voltadas à prevenção de lavagem de dinheiro, fraudes, golpes e financiamento do terrorismo, enquanto o selo de “Responsabilidade Socioambiental” comprova a adoção de políticas de mitigação de riscos ambientais e climáticos.

CONCESSÕES

FLORESTAS

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Carvalho, participou do lançamento do estudo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) sobre concessões florestais na Amazônia, e reforçou a necessidade de ampliação do mecanismo - que possibilita a utilização legal de florestas públicas. Os dados mostram que  houve incrementos de 62% no nível de emprego e de 27% nos salários do setor, e uma arrecadação de R$ 240 milhões de recursos públicos, a partir das concessões florestais na Amazônia Legal em quase duas décadas de política pública. Para o presidente da Fiepa, o resultado reforça o papel das concessões para o desenvolvimento sustentável.

GENES

BANCO

Foi lançado em Belém o que está sendo considerado o maior banco de genes do País. Batizado de GenRefBR, a plataforma de Referências Genômicas de Espécies Brasileiras tem a missão de facilitar o acesso a informações genômicas, apoiando pesquisas em evolução, conservação, identificação de espécies e monitoramento ambiental. A novidade, apresentada oficialmente na sede do Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV DS), em Belém, integra o projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), parceria entre o ITV DS e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com foco inicial em vertebrados, a ferramenta permite personalizar as buscas por meio de filtros, possibilitando cruzar dados por bioma, nível de ameaça, abordagem genômica, entre outros parâmetros, de forma clara e interativa.

Em Poucas Linhas

- Neste feriado de Dia da Consciência Negra os museus e memoriais do Sistema Integrado de Museus do Pará funcionarão das 9h às 17h.

- O Planetário do Pará participa, até amanhã (21), do Pavilhão Pará-Municípios, programação criada para a COP 30 no Centro de Convenções Centenário, em Belém.

- A instituição leva ao espaço o Planetário Móvel, uma cúpula itinerante que oferece sessões imersivas de Astronomia e atrai visitantes para conhecer o vídeo “AsterBot no Sistema Solar”. A entrada é gratuita e as sessões ocorrem a cada 15 minutos.

- A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, ontem, a edição especial da revista eletrônica “Entre Saberes”, desenvolvida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor).

- A publicação reúne experiências pedagógicas de educadores das redes estadual e municipal e, nesta edição, destaca práticas relacionadas à educação ambiental em alusão à COP 30, realizada em Belém.

- O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou o balanço parcial de emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em 2025, registrando 121.678 documentos impressos entre janeiro e outubro, incluindo renovações, primeira habilitação e segunda via.

- Durante a programação do Pavilhão Pará na COP 30, em Belém, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Joniel Abreu, participou de dois debates voltados à agricultura familiar e aos povos tradicionais.

- Na pauta, a regularização ambiental de pequenos e médios produtores rurais e a justiça climática para comunidades tradicionais, especialmente quilombolas. Os painéis foram coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).