MENU

BUSCA

'A inflação terá uma alta permanente e o Brasil voltará a ter um futuro tenebroso'

O ministro da economia, Paulo Guedes, ao defender a não concessão de reajuste salarial aos servidores públicos em 2022

Repórter 70

Em baixa
Companhia aérea do Grupo Itapemirim suspendeu as operações, ontem à noite, e deixou passageiros sem voos em todo o País.

Em alta
O Instituto Butantan começará a produzir, em janeiro, uma nova versão da vacina
contra a gripe que engloba a variante H3N2.

"A inflação não terá uma alta temporária, mas permanente, e o Brasil voltará a ter um futuro tenebroso. Nosso papel é não deixar que isso ocorra.”

Após ceder à pressão do presidente Jair Bolsonaro para reajustar os salários de policiais federais, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou, ontem, a possibilidade de governadores e prefeitos de conceder aumentos ao funcionalismo a partir de 2022. Segundo ele, aumentos salariais geram inflação e juros altos.

VACINAÇÃO

Agradecimento

O governador do Pará, Helder Barbalho, usou, ontem, as redes sociais para fazer um agradecimento público aos paraenses que atenderam ao chamado e foram aos postos de saúde em busca da imunização contra a covid-19. Nos últimos doze dias, segundo o governador, foram aplicadas mais de um milhão de doses de imunizantes em todo o Pará.  Para quem está à espera do reforço vacinal, a orientação é aguardar cinco meses a contar da aplicação da segunda dose do imunizante.

“Corujão”

Em Ananindeua, a prefeitura tem feito o chamado “Corujão da Vacinação” que, em dez dias, atendeu a mais de dez mil pessoas com a primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra a covid-19. Na semana que vem, os atendimentos vão prosseguir, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 22h, em espaços cedidos por supermercados e shopping center e também nas praças do município.

Crianças

Documento divulgado, ontem, por oito Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes pede que o governo federal acelere a compra de imunizantes do laboratório Pfizer para aplicação em crianças de cinco a onze anos de idade.
 
Liberação

Na quinta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou o uso da vacina para essa faixa etária, a exemplo do que já foi feito em países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul, Austrália e Holanda. No documento, as ONGs ressaltam que 25 mil crianças e adolescentes brasileiros foram mortos pela covid-19 e defendem a vacinação como essencial para garantir o retorno seguro às aulas presenciais a partir do ano que vem.  

GRIPE

Alerta

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém emitiu alerta aos profissionais de saúde sobre o avanço da síndrome gripal. Apenas entre a segunda-feira, 13, e a quarta-feira, 15, o número de casos mais que dobrou. A orientação é que a população procure os postos de saúde para tomar a vacina contra a influenza e mantenha cuidados como o uso de máscara que ajudam a proteger contra a covid-19 e contra outras síndromes gripais.

MANGUEZAIS

Conservação

As comunidades de Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas do Pará realizam, hoje e amanhã, uma programação especial para marcar o “Dia do Maretório pelo Clima”. O objetivo é chamar a atenção para a importância das comunidades que moram próximo aos manguezais e que ajudam a manter as unidades de conservação. Maretório é o termo usado para definir territórios onde o ritmo de vida é definido a partir do movimento das marés. Ao todo, serão realizadas ações em doze reservas situadas em municípios como Soure, Viseu e Maracanã.

VIOLÊNCIA

Combate

Em estudo inédito, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mapeou 312 grupos que atuam para promover reflexão e responsabilização para homens autores de violência contra as mulheres. A existência desses grupos de apoio é recomendado pela Lei Maria da Penha e o objetivo é ir além da punição. Como o nome sugere, os grupos são espaços para reflexão e atividades de ações educativas para prevenir reincidências. O estudo apontou que todos os Estados brasileiros, com exceção do Tocantins, realizam pelo menos uma ação preventiva. No Pará, um dos grupos é coordenado pela Defensoria Pública do Estado.  

COMIDA

Feira

Será aberta nesta segunda-feira, 20, a  nova etapa do circuito “Rango de Feira”. A partir de agora, as receitas elaboradas pelos feirantes durante o período de formação do projeto serão comercializadas nos boxes dos participantes que atuam nas seis feiras instaladas em Icoaraci, Benguí, Pedreira, Marco, Cremação e Ver-o-Peso. As receitas serão julgadas pelo público e por um júri especializado. Juntos, eles vão escolher os três melhores rangos de cada feira. O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de janeiro de 2022 como parte da programação comemorativa aos 406 anos de Belém.

EM POUCAS LINHAS

► A Assembleia de Deus realizará a 24ª edição da “Cantata de Natal”. Serão sete sessões do espetáculo “Natal de Belém”, divididas entre os dias 19, 23, 24 e 25, sempre às 17h30 e 19h, no Templo Central.

► A programação é aberta ao público e, para assistir, basta trocar alimentos não perecíveis por ingressos.

► Para ter acesso ao templo serão exigidos o uso de máscara e o certificado de vacinação contra a covid-19.

► A unidade móvel de vacinação do município de Belém vai percorrer, a partir desta segunda-feira, 20, os bairros de Canudos, Pedreira, Sacramenta e São Brás.

► Também na próxima semana, o serviço será levado à comunidade quilombola de Sucurijuquara, no distrito de Mosqueiro.

► O Ministério da Educação (MEC) anunciou, ontem, que, a partir de 2022, professores e diretores de escolas de todo o Brasil terão acesso a avaliações prontas para serem aplicadas a estudantes do ensino médio.

► Os testes estarão disponíveis na plataforma “Avaliações Diagnósticas e Formativas” desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com o MEC.

► A meta é avaliar o aprendizado dos alunos no período de aulas remotas.  

► A plataforma já oferece testes para o ensino fundamental.

► A Universidade Federal do Pará encerrou, na última quarta-feira, a sua campanha de arrecadação de alimentos.

► Em oito meses, foram arrecadadas 40 toneladas de alimentos distribuídos a 40 entidades parceiras.

► A Câmara Municipal de Ananindeua entrou em recesso com o saldo de 22 projetos de leis aprovados, todos por unanimidade, se firmando como uma Casa Legislativa sem opositores, onde propostas são aprovadas quase sempre sem discussões, com raras exceções.

Repórter 70