Obras de atores ou diretores negros
Visando aprofundar ainda mais a temática da consciência negra que foi tão abordada nas últimas semanas, a Outros Mundos vem recomendar algumas obras elaboradas por artistas que colocam um pouco de suas percepções e histórias nos filmes ou séries de tv. São títulos que servem para todos nós termos um olhar mais crítico sobre as injustiças sociais que acontecem a nossa volta.
Atlanta (4 temporadas), de Donald Glover
Funcionando como uma mistura genial de comédia e drama, a série Atlanta é uma criação do ator Donald Glover, também conhecido no mundo da música como Childish Gambino. A obra, que é protagonizada por Glover e possui duas temporadas, mostra o dia-a-dia do esforçado Earn em busca de reconhecimento como produtor de um artista do rap. Apesar de possuir personagens cômicos que tomam atitudes absurdas, a série é bastante calcada na realidade e apresenta situações simples analisadas por um olhar crítico e incomum em produções do tipo. Pela sagacidade da obra, Atlanta recebeu um Emmy (Melhor Série de Comédia em 2018) e dois Globo de Ouro (Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Ator em Série de TV — Comédia ou Musical em 2017).
Disponível na Netflix
Corra!, de Jordan Peele
Não é sempre que um filme de um diretor estreante ganha tanta notoriedade. Mais difícil ainda é um filme de terror/suspense receber o Oscar de roteiro original. Mas isso tudo aconteceu com “Corra!”, de Jordan Peele. Na história, Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer a família caucasiana de sua namorada Rose. Após uma simpática recepção inicial na casa dos Armitage, ele percebe que algo de perturbador se esconde ali. Mais atual do que nunca, o filme provoca reflexões sobre a questão racial e o quanto ela ainda persiste na sociedade. Com uma assinatura única que mistura terror psicológico com toques de comédia, Jordan Peele vem se afirmando em Hollywood. Ele também dirigiu o suspense “Nós” e produziu o filme “Infiltrado na Klan” do diretor Spike Lee, outra produção que merece ser vista.
Disponível na Netflix
Olhos que condenam (minissérie), de Ava Duvernay
A minissérie dividida em 4 partes expõe um dos casos mais emblemáticos e problemáticos de toda a história norte-americana, envolvendo a condenação e a prisão de cinco jovens negros sob uma falsa acusação de estupro no Central Park. O objetivo de Ava foi dar voz àqueles que por séculos foram (e são até hoje) injustiçados e invisibilizados por um sistema racista e opressor. Ao denunciar os erros grotescos da investigação e destrinchar todas as falhas do sistema judiciário americano, a produção é um soco no estômago muito necessário nos dias de hoje.
Disponível na Netflix
Faça A Coisa Certa, de Spike Lee
Uma das obras mais marcantes da carreira de Spike Lee (e totalmente esnobada no Oscar), Faça A Coisa Certa conta a história de Mookie e sua vizinhança no bairro predominantemente negro do Brooklyn. Mookie trabalha em uma pizzaria local que possui uma parede repleta de ídolos italianos, e quando o dono do estabelecimento se recusa a trocar as fotos por ídolos negros a pedido de um dos seus clientes, um conflito inter-racial se estabelece no bairro. O filme é um clássico que mostra com uma sensibilidade impressionante as nuances de uma comunidade negra nos Estados Unidos e é obrigatório para quem deseja entender melhor a questão racial.
Disponível no Telecine Play
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA