Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Outros Mundos

Sabe aquele filme que faz o coração bater mais forte? Ou aquele livro que te mostra o sentido da vida? Aqui vamos compartilhar essas experiências por meio de relatos interessantes. Que tal conhecer outros mundos proporcionados pela arte?

Obras de atores ou diretores negros

Outros Mundos

Visando aprofundar ainda mais a temática da consciência negra que foi tão abordada nas últimas semanas, a Outros Mundos vem recomendar algumas obras elaboradas por artistas que colocam um pouco de suas percepções e histórias nos filmes ou séries de tv. São títulos que servem para todos nós termos um olhar mais crítico sobre as injustiças sociais que acontecem a nossa volta.

Atlanta (4 temporadas), de Donald Glover

Funcionando como uma mistura genial de comédia e drama, a série Atlanta é uma criação do ator Donald Glover, também conhecido no mundo da música como Childish Gambino. A obra, que é protagonizada por Glover e possui duas temporadas, mostra o dia-a-dia do esforçado Earn em busca de reconhecimento como produtor de um artista do rap. Apesar de possuir personagens cômicos que tomam atitudes absurdas, a série é bastante calcada na realidade e apresenta situações simples analisadas por um olhar crítico e incomum em produções do tipo. Pela sagacidade da obra, Atlanta recebeu um Emmy (Melhor Série de Comédia em 2018) e dois Globo de Ouro (Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Ator em Série de TV — Comédia ou Musical em 2017).

Disponível na Netflix

Corra!, de Jordan Peele

Não é sempre que um filme de um diretor estreante ganha tanta notoriedade. Mais difícil ainda é um filme de terror/suspense receber o Oscar de roteiro original. Mas isso tudo aconteceu com “Corra!”, de Jordan Peele. Na história, Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer a família caucasiana de sua namorada Rose. Após uma simpática recepção inicial na casa dos Armitage, ele percebe que algo de perturbador se esconde ali. Mais atual do que nunca, o filme provoca reflexões sobre a questão racial e o quanto ela ainda persiste na sociedade. Com uma assinatura única que mistura terror psicológico com toques de comédia, Jordan Peele vem se afirmando em Hollywood. Ele também dirigiu o suspense “Nós” e produziu o filme “Infiltrado na Klan” do diretor Spike Lee, outra produção que merece ser vista. 

Disponível na Netflix

Olhos que condenam (minissérie), de Ava Duvernay

A minissérie dividida em 4 partes expõe um dos casos mais emblemáticos e problemáticos de toda a história norte-americana, envolvendo a condenação e a prisão de cinco jovens negros sob uma falsa acusação de estupro no Central Park. O objetivo de Ava foi dar voz àqueles que por séculos foram (e são até hoje) injustiçados e invisibilizados por um sistema racista e opressor. Ao denunciar os erros grotescos da investigação e destrinchar todas as falhas do sistema judiciário americano, a produção é um soco no estômago muito necessário nos dias de hoje. 

Disponível na Netflix

Faça A Coisa Certa, de Spike Lee

Uma das obras mais marcantes da carreira de Spike Lee (e totalmente esnobada no Oscar), Faça A Coisa Certa conta a história de Mookie e sua vizinhança no bairro predominantemente negro do Brooklyn. Mookie trabalha em uma pizzaria local que possui uma parede repleta de ídolos italianos, e quando o dono do estabelecimento se recusa a trocar as fotos por ídolos negros a pedido de um dos seus clientes, um conflito inter-racial se estabelece no bairro. O filme é um clássico que mostra com uma sensibilidade impressionante as nuances de uma comunidade negra nos Estados Unidos e é obrigatório para quem deseja entender melhor a questão racial.

Disponível no Telecine Play

Palavras-chave

Outros Mundos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!