Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Outros Mundos

Sabe aquele filme que faz o coração bater mais forte? Ou aquele livro que te mostra o sentido da vida? Aqui vamos compartilhar essas experiências por meio de relatos interessantes. Que tal conhecer outros mundos proporcionados pela arte?

Documentários para expandir a mente

Outros Mundos

Que os livros e a sala de aula são as principais fontes de conhecimento, ninguém duvida. Mas quem busca outras formas de aprender, especialmente nestes tempos de escolas fechadas, pode encontrar uma boa opção nos documentários. Existem ótimos docs para quem quer entender melhor ou refletir sobre fatos históricos, a natureza, fenômenos sociais, saúde, artes e muitos outros temas que agregam. Afinal, nem só de entretenimento se vive durante uma quarentena, não é? A Outros Mundos lista a seguir alguns excelentes documentários ou séries documentais para começar a expandir a mente.       

Explicando

Duração: 2 Temporadas - 35 episódios

Com duas temporadas sensacionais, a série documental Explicando aborda assuntos díspares a cada episódio: os temas vão desde o funcionamento das criptomoedas até detalhamentos acerca do orgasmo feminino, todos narrados por personalidades conhecidas, como a atriz Rachel McAdams ou o diretor Kevin Smith. Gráficos, imagens, vídeos e depoimentos de especialistas são utilizados a cada capítulo para esmiuçar as temáticas propostas, que inicialmente podem não parecer do seu interesse, mas que certamente irão lhe acrescentar conhecimento, por menor que seja.

Disponível na Netflix

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

Duração: 86 minutos

Este documentário brasileiro visita a cidade de Toritama, no interior de Pernambuco, para investigar o comportamento curioso dos moradores. Todo ano mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de quintal, mas o que assusta não é a quantidade, e sim o ciclo de trabalho dos fabricantes. Eles trabalham incessantemente durante o ano todo, menos no Carnaval. No seu único momento de escape, a cidade fica completamente deserta e indo na contramão da lógica de acumulação de bens, os trabalhadores vendem tudo que possuem sem nem um pingo de arrependimento e partem Brasil afora para curtir o breve momento de felicidade que é o carnaval. Uma interessante reflexão sobre os valores do tempo e do trabalho, que com certeza vai aguçar sua curiosidade sobre este modus operandi.

Disponível na Netflix

The True Cost

Duração: 92 minutos

Este documentário de 2015 descortina a verdade sobre a indústria da moda fast fashion - o modelo de negócio e de consumo em que as peças são produzidas, consumidas e descartadas rapidamente. Uma indústria que gera lucros bilionários ao redor do mundo a um custo altíssimo: trabalho análogo à escravidão, mortes de trabalhadores que vivem em condições subumanas em fábricas na Ásia, degradação ambiental e uso indiscriminado de agrotóxicos. Este doc certamente vai fazê-lo pensar duas vezes antes de comprar mais uma blusa só porque ela está em promoção na loja. 

Disponível na Apple TV

Cosmos: Odisseia no Espaço

Duração: 13 episódios

Apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, esta série documental condensa em apenas 13 episódios toda a trajetória humana na conquista por conhecimentos sobre as leis da natureza e o universo, começando pelo Big Bang, passando pela criação e a evolução da vida na Terra e a exploração espacial e culminando com reflexões sobre o futuro. Trata-se de um remake da clássica série Cosmos, da década de 80, do famoso cientista Carl Sagan, porém atualizada com o que há de mais novo nas descobertas científicas. A série foi aclamada por público e crítica, recebendo 12 indicações ao Emmy e vencendo o Critic's Choice Award. Obrigatória para quem tem sede de conhecimento.

Disponível na Claro TV

The Mask You Live In

Duração: 1h32min

Que vivemos em uma sociedade machista, todos já sabemos, mas o que ainda é pouco discutido são os reflexos do estereótipo de masculinidade pregado por essa mesma sociedade em nossos garotos, desde a tenra idade até a sua vida adulta. Deste modo, o documentário The Mask You Live In segue sendo extremamente necessário, ao nos fazer refletir sobre o que são e o que podemos fazer sobre as diversas consequências negativas que a ideia atual de masculinidade tem no desenvolvimento emocional das nossas crianças. A produção mostra que os homens também são vítimas do hipersexismo, que sempre busca afastá-los do que é considerado feminino e torná-los um modelo pré-definido do que é ser um homem de verdade, mesmo que esse processo acabe despedaçando jovens e garotos pelo caminho.

Disponível na Netflix

Outros Mundos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!